De uns tempos para cá, muito se tem estudado sobre a importância e o impacto da qualidade de vida no trabalho para os cofres das empresas. A cada dia fica mais claro que um ambiente saudável para os colaboradores e demais públicos da organização deve fazer parte da estratégia global do negócio. Sabia que as plantas para escritório podem ajudar nesse processo?

Naturalmente bonitas e donas de propriedades que promovem o bem-estar e até a saúde, as plantas são ótimas opções para o visual e o clima do ambiente corporativo. Mas, como inseri-las adequadamente? Como escolher as melhores espécies?

Fique tranquilo, essas e outras informações foram levantadas e organizadas para que as plantas para escritório sejam muito bem-vindas em seu projeto visual. Além disso, listamos as vantagens de dar uma chance ao verde nos locais de trabalho. Confira! 

Saiba como inserir as plantas para escritório em sua empresa

Levar mais verde para sua empresa traz diversos benefícios, como destacaremos a seguir, e pode ser mais simples do que parece. Entretanto, alguns cuidados são necessários para escolher as melhores espécies e dar a manutenção adequada. 

Por isso, antes de iniciar as compras das folhas e flores, é preciso levar alguns pontos em consideração.

A harmonia com o projeto visual 

Nossa rica vegetação brasileira oferece as mais diversas opções de plantas, cada uma mais bonita que a outra. Para que as plantas contribuam para a decoração da empresa é importante escolher espécies que combinem com o visual do lugar, com o conceito e com o estilo do projeto. 

Por exemplo, se a proposta do projeto é uma linguagem minimalista, deve-se escolher plantas pequenas, mini vasos, como pequenos cactos ou suculentas. Perceba que folhas grandes como samambaias e coqueiros destoariam da ideia. 

Além disso, é fundamental considerar o tamanho do escritório, para que as plantas sejam confortavelmente incluídas na decoração e não que virem obstáculos para a circulação de pessoas ou poluam o visual da empresa. 

As espécies mais adequadas para ambientes internos

Na maioria dos escritórios as plantas ficarão em ambientes fechados, portanto, é imprescindível escolher espécies que se adaptam bem a esse cenário. Isso é básico para manter a saúde e a beleza das plantas. Caso contrário, melhor nem colocá-las na empresa. 

Os cuidados necessários

Relacionados ao tópico anterior, são aspectos essenciais para ter plantas saudáveis e que possam beneficiar o ambiente. Antes de inserir a planta no ambiente tenha bem claro quais cuidados ela precisará — incidência solar, frequência de rega, poda e adubação, tamanho do vaso, entre outros. 

Conheça 6 motivos para aderir às plantas para escritório

Agora que você viu o trabalho que dá e o que é necessário para contar com as plantas para escritório em sua empresa, anime-se ainda mais com os benefícios. Veja só!

1. Melhora na qualidade do ar

As plantas têm a propriedade de filtrar e purificar o ar (nosso sistema respiratório agradece!). De acordo com diversas culturas e sabedorias, como o Feng Shui, as plantas limpam as energias do local, além de eliminar as toxinas. 

Além do mais, elas umedecem o ambiente e o tornam mais fresco e confortável, tudo isso de forma natural e com um custo baixíssimo. 

2. Redução do estresse

A presença de plantas é associada a sensações de tranquilidade e de harmonia com o espaço. De acordo com a matéria publicada pela revista Exame, uma pesquisa realizada pela Universidade Surrey (Reino Unido) revela que as plantas estão diretamente ligadas à redução da frequência cardíaca e da pressão arterial em momentos de estresse. 

3. Criação de um ambiente mais alegre e motivador

A beleza das plantas, o aroma agradável e os atributos que levam à qualidade do ar proporcionam conforto e sensação de bem-estar. Isso se desdobra numa sensação de satisfação em relação ao local de trabalho, que reflete diretamente na produtividade e no engajamento dos colaboradores. 

Ainda de acordo com a pesquisa citada acima, as plantas têm influência direta na melhora do humor das pessoas. 

4. Aumento da produtividade

Ora, um ambiente saudável, com clima agradável, pessoas envolvidas e ergonomia tem tudo para que os colaboradores se sintam mais dispostos física e emocionalmente, além de comprometidos com o sucesso do trabalho — ingredientes essenciais para o aumento da produtividade

5.  Estímulo à sustentabilidade 

Ao aderir às plantas, a empresa demonstra não apenas um cuidado com o ambiente de trabalho, mas também com a natureza. Tem-se aí uma oportunidade para despertar a consciência ecológica nos colaboradores e visitantes. Ademais, possibilita associar a marca a temáticas como sustentabilidade e preservação ambiental. 

6. Enriquecimento da decoração do escritório

Sem esforço ou grandes investimentos, flores, folhas e frutas já embelezam o ambiente e levam um tom de suavidade e sofisticação para o projeto de decoração. Elas podem substituir objetos, permitem brincar com cores e texturas, e influenciam até mesmo no jogo de iluminação, que pode até ser mais natural. No fim das contas, tem-se um local de trabalho que agrada a todos os nossos sentidos. 

Veja as 3 melhores opções de plantas para ambiente corporativo

Depois de observar os critérios abordados para a escolha das plantas, é hora de escolher as adequadas. Dentre uma vasta gama de espécies, selecionamos as 3 mais indicadas: 

  • Filodendro: as folhas em forma de coração a tornam muito simpática, e trata-se de uma planta que se adapta bem a ambientes internos e requer cuidados simples;
  • Jasmim: além da beleza, o aroma de suas flores estimula a calma e ajuda a reduzir a ansiedade;
  • Lavanda: tem uma aparência delicada e seu ponto forte é o aroma aconchegante e tranquilizador. 

Depois dessas dicas, certamente você já está se rendendo ao charme e à beleza das plantas para escritório. Como você pode perceber, o chamado paisagismo corporativo está crescendo a cada dia e colaborando para o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais agradáveis, bonitos e ecológicos. 

Com os devidos cuidados e a correta escolha das espécies, as plantas para escritório têm muito a oferecer para as empresas. Para quem já decidiu levar mais verde para a empresa, é bom ficar de olho: a saúde e a beleza das plantas também estão relacionadas à ventilação e à iluminação adequadas, como dissemos no início.

Para lhe ajudar nesses aspectos, uma boa alternativa é a utilização de cortinas e persianas — conheça diversos tipos e saiba como usá-las no seu escritório!