Um novo ano se inicia e, com ele, a promessa de dias melhores, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Começar um novo ciclo é sempre sinônimo de mudança e renovação, não é mesmo? Seja em casa ou no trabalho, o importante é se sentir bem!

E pensando em melhorar a produtividade em sua empresa, a decoração corporativa é de extrema relevância, já que por meio dela é possível organizar os espaços para que os colaboradores sintam maior bem-estar e conforto no local em que trabalham.

Com esse propósito, fizemos este artigo em que você vai conferir 10 tendências de decoração para ambientes corporativos que prometem vir com tudo em 2018. Confira!

1. Ambientes mais abertos

Para evitar cada vez mais a verticalização da gestão, uma forte tendência que já vem sendo praticada e continua neste novo ano é a adoção de ambientes mais amplos, abertos, espaçosos e unificados.

A figura do chefe em uma sala separada caiu em desuso há bastante tempo e agora os colaboradores ficam todos reunidos em um mesmo local, com possibilidade e facilidade de interação entre eles.

Separe apenas uma sala para reuniões e comunicados importantes com a equipe inteira, caso seja necessário. Ela deve ser ampla e arejada, pois também poderá servir para receber clientes e autoridades.

Mobiliário

As antigas divisórias que segregavam as pessoas foram substituídas por mesas grandes e compartilhadas, capazes de acomodar toda a equipe de trabalho. Em forma de círculo ou dispostos lado a lado, todo mundo divide o mesmo espaço.

Os modulados são uma excelente opção para cumprir o propósito, pois podem ser feitos sob medida e de acordo com o gosto e necessidade de cada grupo de colaboradores.

2. Espaços menos convencionais

 

Quando imaginamos a decoração corporativa, já temos um determinado padrão em nossa mente. Feche os olhos: provavelmente, você está pensando em cubículos de madeira compensada, salas individuais pequenas e armários sem graça. Isso porque, até recentemente, não havia muita preocupação com o design de interiores no mundo empresarial.

No entanto, recentemente, várias pesquisas mostraram o grande impacto que esse aspecto têm na qualidade de vida dos funcionários e, até mesmo, na decisão dos clientes.  

Por essa razão, hoje em dia, o ambiente deve ser capaz de transmitir também os valores e a missão da empresa. Os escritórios do Facebook, por exemplo, têm uma decoração totalmente não convencional, o que ajuda a demonstrar o foco na inovação. 

Da mesma forma, a Google também tem investido bastante nas tendências para a decoração. Como os programadores se estressam facilmente e geralmente são mais individualistas, os gestores buscaram criar um ambiente bem descontraído com foco na cooperação e na sociabilidade.

Com isso, você não vê praticamente nenhum cubículo tradicional nos escritórios da Google. Lá, por exemplo, você só verá várias mesas compartilhadas sem nenhuma divisória, vários sofás e puffs, como explicamos no item anterior.

3. Cores neutras

Outro ponto forte para 2019 na decoração de ambientes corporativos é a preferência por cores claras, neutras e em tons pastel. Elas causam uma sensação de conforto para quem tem de ficar muitas horas dentro do mesmo espaço, concentrado no trabalho e nos afazeres do dia a dia.

Uma boa dica é usar a cor do logotipo da empresa para reforçar a marca, mas variando para os tons mais claros na paleta de cores. Assim é possível fixar a marca no imaginário dos trabalhadores e clientes, além de oferecer conforto visual aos que frequentam o espaço.

A aposta

No ano passado, o rosa reinou entre os tons claros mais utilizados, mas agora a aposta é uma variação: o cinza rosado. Além dela, os tons suaves de verde e azul serão tendência em 2018. Esqueça os tons fortes e pesados e privilegie a beleza das cores mais pálidas.

4. Iluminação natural

Por vivermos em um país tropical, em que o ano todo faz sol em grande parte do Brasil, é possível usar e abusar da iluminação natural na decoração de ambientes corporativos, especialmente se a construção tiver amplas aberturas, como janelas grandes.

A luz natural combinada com cores claras traz leveza e serenidade ao local de trabalho, permitindo que os colaboradores passem horas sem o sentimento de peso e cansaço ao final do dia.

Não tem nada pior do que terminar um dia de trabalho intenso e se sentir com a cabeça pesada, sem vontade de voltar à empresa no dia seguinte. A preocupação por deixar o ambiente corporativo cada vez mais agradável é justamente por este motivo. É preciso que o funcionário se sinta tão bem no local a ponto de não notar as horas passarem.

5. Decoração industrial

A decoração industrial é outra grande tendência da decoração corporativa para 2019, pois permite combinar a elegância de antiguidades com o que há de mais inovador no design. Isso será importantíssimo para criar um escritório que cause excelente impressão nos clientes, ao mesmo tempo em que se investe bastante em um ambiente funcional. A seguir, listamos seus principais elementos:

Comece com uma paleta de cores neutras

Nos espaços industriais, não há cores muito fortes. Afinal, nesse estilo, o importante é a combinação de tons neutros. Isso gera uma aparência limpa e serena, a qual transmite maior confiabilidade a seus clientes, pois a paleta de cores também é vista como um instrumento de persuasão. 

Para isso, em vez de utilizar os tons de preto e branco para criar contrastes, uma ampla variedade de marrons e bronzeados será incorporada aos neutros — como o bege e o cinza — para criar um aspecto rústico.

Crie um layout aberto

Talvez esse seja o ponto mais benéfico da decoração industrial nos ambientes corporativos. Em vez de um local compartimentado em salinhas e cubículos, há um grande investimento em um layout aberto, como se seu escritório representasse um grande galpão das fábricas. Assim, os móveis planejados se tornam essenciais.

Desse modo, é possível criar um local de trabalho mais cooperativo e integrado, o qual substitua aquela divisão rígida entre as funções de cada equipe. 

Misture móveis de madeira e metal

Como o design industrial é a busca de harmonizar o antigo com o novo, uma das melhores formas de transmitir essa mensagem é com a mescla de móveis planejados de madeira rústica com elementos metálicos. 

Adicionar em acessórios industriais

Aqui, a sustentabilidade ambiental pode ser uma aliada essencial, pois alguns acessórios — como as luminárias — poderão ser criados a partir de materiais reciclados de ferros-velhos ou indústrias antigas. 

6. Móveis ergonômicos

Conforto é a palavra de ordem. Agora os móveis podem ser ajustados de acordo com o gosto de cada colaborador, para que ele se sinta o mais confortável possível no ambiente de trabalho. As mesas podem ser ajustadas na altura e as cadeiras possuem design diferenciado.

Os armários, para ocuparem menos espaço, possuem portas de correr, e não mais aquelas de abrir e fechar para fora. O interior das estantes também pode ser modificado de acordo com a necessidade, pois as prateleiras passam a ser móveis. Não é demais?

Saúde do colaborador

O design especial e a ergonomia dos móveis corporativos também contribuem para o bem-estar e a saúde do colaborador. As queixas referentes a dores lombares, de coluna e posturais diminuem consideravelmente e a produtividade só tende a aumentar.

7. Recursos sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais forte atualmente, e quanto mais for possível minimizar esse impacto, melhor para as gerações futuras.

sustentabilidade é um forte conceito nas tendências de decoração para ambientes corporativos. Um exemplo prático desse conceito é a utilização de lâmpadas de LED, pois além de possuírem maior vida útil, produzem energia de forma mais eficaz.

Segundo dados de pesquisa do portal IG, a luz incandescente pode durar até mil horas e a fluorescente cerca de 10 mil, enquanto o LED consegue funcionar por até 50 mil horas, reduzindo drasticamente os gastos com trocas de lâmpadas.

Para evitar o desperdício e estimular o uso consciente da água, adotar torneiras e descargas ecológicas também é uma maneira de contribuir com a sustentabilidade do planeta.

8. Espaços de convivência

Corporate teamworking colleagues working in modern office

Quanto mais confortável e prazeroso for o local de trabalho, consequentemente, mais produtivo ele também será.

Há uma forte tendência atualmente de construção de áreas de recreação e espaços de convivência nas empresas, em que os colaboradores podem ter um momento de descanso e também de lazer, com salas de jogos, lanchonete e cafeteria, quadras esportivas, ambientes de leitura e até cinema. 

Algumas empresas, mais modernas e descoladas, possuem até quartos para quem quiser tirar um cochilo no meio do expediente, com frigobar, banheiro com ducha e camas superconfortáveis. Quem é que não quer trabalhar em um lugar assim?

9. Foco no conforto

No item anterior, falamos a respeito da importância da funcionalidade ergonômica de um ambiente corporativo. No entanto, uma visão mais moderna do tema também privilegia o conforto. Afinal, o estresse no ambiente de trabalho é um dos principais fatores que reduzem a produtividade dos funcionários, além de causar afastamento por doenças psiquiátricas.

Segundo pesquisa da HR Magazine, 25% dos colaboradores de vários escritórios americanos citaram o desconforto como um dos principais empecilhos para maior eficiência no trabalho. 

Da mesma forma, 24% deles admitiu que o principal fator de desconforto é o tempo prolongado no qual ficam sentados em cadeiras, mesmo que elas estejam de acordo com as melhores práticas ergonômica.

Outra pesquisa importante — o Wellbeing Guide da Steelcase — traz dados mais alarmantes. 85% dos trabalhadores dizem que o desconforto é uma sensação constante durante o exercício de suas funções, sendo que 37% deles afirmaram que isso é um dos principais fatores que os impede de fazer seu melhor.

Portanto, um ambiente de descanso para que eles possam recarregar a energia alguns minutos a cada hora pode ser a chave para trazer mais produtividade. É por isso que as maiores empresas de tecnologia — como Google, Facebook e Microsoft — introduziram cadeiras bem confortáveis. Além disso, há cozinhas com café expresso e sobremesas, piscinas de bolinha, salas de TV e, como falamos anteriormente, muito espaço para o lazer. A ideia é que o colaborador se sinta em casa.

10. Personalização de ambientes

Por fim, vamos falar de alguns elementos mais específicos na decoração corporativa:

Padrões geométricos

Os padrões geométricos estão entre as grandes tendências de decoração para ambientes corporativos. Isso porque eles trazem um ar de sofisticação e de simplicidade ao mesmo tempo. 

São compostos pela repetição de figuras geométricas simples — como triângulos e quadriláteros —, que podem alternar as cores e o contorno. Por isso, eles combinam com praticamente todos os tipos de decoração, da industrial até futurista. 

Da mesma forma, eles podem ser introduzidos em vários locais, como banheiros, salas de espera do cliente, recepção etc. Por esses motivos, os padrões geométricos estão presentes em praticamente 100% das empresas e escritórios.

Papel de parede sofisticado

O papel de parede têm ressurgido com muita força, tanto no mundo corporativo quanto no residencial. Isso se deve principalmente à versatilidade do produto e à possibilidade de personalização. Atualmente, há várias lojas especializadas que fabricam suas próprias estampas ou, então, imprimem desenhos feitos pelos clientes. 

Com isso, você consegue criar uma identidade visual única a seu escritório, que não poderá ser reproduzida em nenhum outro lugar.

Quadros decorativos

Por fim, não podemos deixar de falar dos quadros decorativos. Há uma visão ultrapassada de que o ambiente corporativo deve ser impessoal. No entanto, na prática, você verá que seus clientes se sentem mais à vontade quando sua empresa oferece um espaço mais acolhedor e vivo. 

Nesse sentido, os quadros ajudam a transmitir melhor a mensagem da sua empresa de uma forma visual e instintiva. É possível, por exemplo, fazer quadros com mensagens motivacionais, como “uma meta sem um plano é somente um desejo” ou “não tenha pressa, mas também não perca tempo” etc. Outra possibilidade são imagens sem nenhuma legenda, mas que passam uma mensagem por si só, como alguém meditando. 

Neste post, você conferiu algumas das principais tendências de decoração corporativa para 2019, como privilegiar a luz natural, fazer uso de tons mais claros nos ambientes, compartilhar ambientes mais amplos, ficar de olho na sustentabilidade e construir espaços de convivência para os colaboradores.

Para tudo isso, o ideal é contratar uma empresa especializada em mobiliário corporativo para colocar tudo em prática e deixar o ambiente de trabalho da sua empresa ainda mais aconchegante e confortável. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!