Os projetos de design dos ambientes corporativos, quando pensados estrategicamente, levam em conta muitos critérios além da estética. São trabalhos desenvolvidos com foco na qualidade do espaço para o usuário, ou seja, é preciso criar ambientes confortáveis, ergonômicos, funcionais e que estimulem a produtividade. 

Os escritórios modulares vão exatamente ao encontro dessa tendência e proporcionam às empresas mais versatilidade para montar um layout coerente com as atividades realizadas e com o estilo da marca. Isso influencia diretamente na qualidade de vida no trabalho e consequentemente na produtividade das equipes. Afinal, trabalhar em um ambiente agradável é bem melhor, não é mesmo?

Então, que tal dar uma chance aos chamados escritórios modulares? Vamos mostrar tudo o que você precisa saber para levar essa ideia para a sua empresa. Continue a leitura e confira!

Entenda que são escritórios modulares

Quando falamos em escritórios modulares, a primeira ideia que vem à mente é a flexibilidade. É como se o escritório fosse desenvolvido em blocos e esses blocos podem ser organizados de diversas formas. Não é algo fixo, engessado. Vem daí a ampla possibilidade de personalização e a capacidade de adaptação aos mais variados espaços. 

Em suma, são móveis, painéis, divisórias e demais elementos pensados para serem combinados entre si de diversas formas. Diferente do padrão tradicional que se adéqua especificamente a cada local. São recomendados para empresas que se instalaram em imóveis abertos, pois assim criam os espaços na medida da necessidade e das preferências da equipe e da gestão. 

E a instalação?

A instalação é considerada mais simples, pois na maioria das vezes não precisa de reformas complexas. O primeiro passo é ter o projeto do layout do escritório, desenvolvido com base nos aspectos que falamos anteriormente e levando-se em conta as características físicas do local.

Isto é, garantindo iluminação e ventilação adequada, tratamento acústico correto, além das instalações elétricas, como tomadas e acendedores. Para facilitar, verifique tudo isso antes de iniciar a montagem. 

Conheça as melhores opções de layout

As possibilidades de layout são as mais variadas e você pode sim soltar a imaginação, usar sua criatividade e ainda assim ter um ambiente funcional, elegante e que gere credibilidade para os funcionários, clientes e parceiros que visitam sua empresa. 

Destacamos algumas opções para lhe ajudar a montar o seu projeto personalizado. Confira: 

1. Ambiente todo integrado

Também conhecido como open space, é o escritório sem divisórias. Todas as mesas ficam no mesmo ambiente e são organizadas de acordo com os setores. 

É interessante para ambientes mais inovadores e descolados, pois permite a interatividade da equipe e dá-se a sensação real de gestão horizontal. Nesse caso, é preciso ficar atento às instalações elétricas e à ventilação ideal. 

Em relação à gestão de pessoas, é muito importante que todos respeitem as necessidades de trabalho uns dos outros e tenham boas noções de convivência coletiva. Vale a pena uma boa conversa e também incluir no projeto uma área fechada, como uma sala de reunião, para assuntos que precisem de mais sigilo e atividades que requeiram mais concentração. 

2. Mesas compartilhadas

Esse modelo traz mesas com divisórias em suas próprias estruturas, de modo que permite a individualidade do colaborador, mas, ao mesmo tempo, permite a troca de informações com os colegas. 

Elas são pequenas baias, mas com design moderno e ficam ótimas nos escritórios open space, pois criam divisões sutis entre as equipes, aproximam os membros do mesmo time e ainda garantem uma boa área de circulação no ambiente. 

3. Salas privativas

É possível mesclar esse modelo ao layout todo integrado, pois a ideia é criar alguns espaços particulares, salas dentro do espaço global e não separar as equipes e as pessoas. 

Esse formato é ideal para negócios que carecem de concentração e sigilo, mas que ao mesmo tempo pretendem integrar suas equipes. Nesse caso, uma opção é usar divisórias transparentes, com vidro total, ou até blocos transparentes. 

4. Dois ambientes em um mesmo espaço compartilhado

Esse layout abriga, em um mesmo espaço, ambientes com propostas distintas, porém integradas. Por exemplo, uma sala de recepção com um espaço de convivência, ou mesmo em um jornal, a redação acontecendo nos bastidores e o apresentador ali mesmo em um espaço compartilhado. 

É muito interessante para empresas que queiram otimizar o uso do espaço, mas não pretendem usar divisórias no local. Permite uma interação entre os times e os membros da própria equipe, mas não deixa de oferecer conforto, privacidade e elegância.

Vai bem para empresas mais informais e para ambientes compartilhados, como coworking, e em empresas que recebem fornecedores e parceiros que realizam atividades ali mesmo. 

Fique de olho nos benefícios dos escritórios modulares

Como você está acompanhando, a versatilidade é um dos principais atributos dos escritórios modulares. E, além disso, eles trazem diversos benefícios para o ambiente, para a rotina e para o negócio em si. Confira os principais: 

  • rapidez na produção: as peças são produzidas para se encaixarem de diversas formas, por isso sua fabricação é mais simples — simples, porém com alto padrão de qualidade e durabilidade;

  • custo-benefício: como seguem um padrão flexível e são simples, o custo é mais baixo quando comparado com mobiliário fixo e produzido por demanda individual;

  • mais interação entre as equipes: é possível criar espaços que, ao mesmo tempo em que permitem mais concentração e privacidade, abrem chances de mais contato e diálogo produtivo entre os colaboradores;

  • otimização do uso do espaço: essa vantagem fica ainda mais expressiva quando se trata de um escritório pequeno — é possível aproveitar de forma inteligente cada canto, sem pesar o ambiente, com muito estilo;

  • sustentabilidade: como as peças podem ser constantemente reorganizadas — e se você adquirir um mobiliário de qualidade a durabilidade é alta — reduz-se significativamente a necessidade de novas compras e a geração de resíduos e entulhos proveniente das obras. 

Viu só como os escritórios modulares podem atender bem às necessidades de sua empresa e ainda se ajustar ao estilo da marca e das atividades? E se você se cansar daquele layout, é só reorganizar as ideias e mudar as peças de lugar!

Gostou das nossas dicas e sugestões? Compartilhe agora mesmo com seus amigos em suas redes sociais para que eles também possam ter acesso a essas ideias!