Todo trabalho exige concentração. Alguns mais outros menos, mas é fato que um ambiente de trabalho barulhento diminui a produtividade da equipe. Por isso, muitas empresas escolhem usar tipos de isolamento acústico para escritório com o objetivo de eliminar ruídos.

Pense em uma agência de publicidade, um escritório de advocacia, uma clínica médica e um escritório de contabilidade.

Cada um desses escritórios precisa de um projeto acústico adequado para que o isolamento de ruídos seja efetivo.

O isolamento acústico significa que nenhum barulho de conversa, passagem das pessoas, barulho de máquinas ou mesmo da digitação no teclado vai incomodar as pessoas no entorno.

E por que é importante investir em tipos de isolamento acústico para escritório? Alguns motivos que reforçam essa importância são:

  • dar privacidade às conversas – reuniões, brainstorming, reuniões de diretoria, etc;
  • estimular a produtividade proporcionando um ambiente calmo;
  • aumentar a concentração sem interferência de ruídos que podem distrair;
  • diminuir o estresse, pois um ambiente agitado interfere na saúde do funcionário. 

Esses são apenas alguns dos motivos que reforçam a importância do isolamento acústico em projetos corporativos.

Na hora de planejar quais materiais serão utilizados é possível colocar isolamento acústico na parede, no teto, no piso e até nas cortinas.

Mas quais são os tipos de isolamento acústico para escritório disponíveis no mercado hoje? Continue lendo e conheça cada um e sua utilidade.

Tipos de isolamento acústico que melhoram o ambiente

Quer melhorar a acústica de um escritório, mas não decidiu ainda qual o material usar entre os tipos de isolamento acústico existentes? 

Vamos mostrar as soluções mais atuais para melhorar a acústica de um escritório. Confira!

1. Lãs de isolamento

Neste tópico vamos falar das diferentes versões de um mesmo material entre os tipos de isolamento acústico: a lã.

Existem três versões: a lã de PET, a lã de vidro e a lã de rocha basáltica.

Lã de PET

Como o próprio nome diz esse tipo de isolamento acústico é feito a partir da reciclagem de garrafas PET. 

Geralmente, a lã de PET é utilizada para preencher os vãos para isolamento acústico de parede e teto, ficando entre o espaço das placas.

espuma-acustica-isolamento

Pode ser usada com revestimento em pisos, forros, drywall e de instalações hidráulicas. São vendidas em formato de painéis e mantas. 

A lã de PET pode ser comprada em diversas cores e espessuras por m² para se encaixar nas especificações do projeto. 

Lã de vidro

A lã de vidro também é um dos tipos de isolamento acústico para escritório que pode ser usado no revestimento, mais especificamente de paredes e tetos.

O material é firme, em formato de placa, e feito com uma tecnologia que une a lã de vidro a resinas sintéticas. 

Para potencializar ainda mais a capacidade de isolamento acústico, a lã recebe um acabamento em tecido de vidro ou véu de vidro em toda peça ou em apenas um dos lados. 

É uma solução de material excelente para anfiteatros, salas de videoconferência, salas de reunião, etc. 

Lã de rocha basáltica

A lã de rocha basáltica é outro dos tipos de isolamento acústico que podem ajudar os escritórios a serem mais silenciosos. 

As mantas ou placas de rocha são fabricadas a partir de fibras minerais provenientes de rochas vulcânicas, daí serem chamadas de lã de rocha basáltica.

A estrutura não capilar das fibras faz com que o material não armazene água ou sofra alteração com a condensação de elementos.

Essas características potencializam o isolamento acústico e também o térmico, proporcionado ainda um ótimo custo-benefício. 

2. Espuma acústica

A espuma acústica também é outro tipo de isolamento acústico excelente para utilizar em escritórios.

O material é útil em espaços como salas de treinamento, sala de reuniões e videoconferências, onde a conversa pode e deve se limitar ao espaço onde acontece. 

Existem espumas acústicas em diversas espessuras, geometrias e cores no formato de nuvem, painéis ou placas. Pode ser fabricadas utilizando-se o poliuretano ou a lã de PET.

A fixação é feita com solvente e água sobre superfícies como gesso, madeira, alvenaria ou metal. 

3. Piso vinílico

O toque-toque dos sapatos é um barulho pequeno, mas bastante incômodo para um ambiente corporativo. Afinal, são muitas pessoas passando a todo momento, o que interfere na concentração.

O piso vinílico é um dos tipos de isolamento acústico para piso que absorvem melhor o ruído do que os laminados. 

É um material ótimo para ser utilizados em reformas de espaços, pois pode ser instalado sobre a cerâmica ou outros tipos de contrapisos. 

Além de proporcionar conforto acústico nas áreas de passagem, as fabricantes utilizam produtos para impedir proliferação de bactérias e fungos. 

4. Painéis absorventes

Os painéis absorventes ou acústicos são tipos de isolamento acústico para escritório muito eficientes no bloqueio de ruídos.

As folhas são feitas a partir de lã de vidro e possuem proteção antichamas para evitar propagação de fogo em situações de acidente. 

Os painéis são fixados facilmente e diminuem o eco em ambientes como anfiteatros e salas de treinamento, permitindo mais segurança e conforto.

5. Divisórias de ambiente

As divisórias de ambiente também possuem tipos de isolamento acústico. Tanto as divisórias piso-teto quanto as parciais de vidro ou materiais duplos já são fabricadas com isolamento acústico. 

Os materiais utilizados são camadas de lã ou espuma absorvente de densidade que além de serem úteis como barreira física na divisão dos espaços, permitem mais conforto acústico.

isolamento-acustico-divisoria-vidro

O uso de divisórias de ambientes no escritório deve ser bem planejado para criar estações de trabalho organizadas e espaços para reuniões, treinamentos e ligações telefônicas com privacidade.

Escolha os melhores tipos de isolamento acústico para seu escritório!

Agora que você conhece melhor os tipos de isolamento acústico disponíveis pode encontrar boas soluções para o seu escritório e para os projetos dos seus clientes. 

Precisa de agilidade e de fornecedores de qualidade para todas as soluções corporativas que apresentar? 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário corporativo e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!