Um único espaço compartilhado de trabalho pode reunir diversos tipos de coworking, ou seja, maneiras diferentes de usar o ambiente colaborativo para o trabalho.

A expansão da internet e das novas tecnologias, formou uma nova geração de profissionais empreendedores que buscam novas formas de trabalhar.

Em busca de oportunidades para a carreira, o empreendedorismo fisgou muitas pessoas que começaram seu próprio negócio, trabalham como autônomas ou são freelancers.

Mas a burocracia para abrir e manter uma empresa no Brasil e altos custos do setor de imóveis, favoreceu a expansão dos coworking e de sua estrutura colaborativa.

Está em busca de novos ares ou quer investir em um negócio nesse setor? Conheça os tipos de coworking que existem no mercado e as vantagens de acordo com cada perfil. 

Conhecendo os tipos de coworking

coworking-estrutura

De acordo com o último Censo Coworking Brasil, existem 1.194 coworkings espalhados pelo país, em capitais e cidades do interior.

No recorte feito pela equipe de pesquisa, que reuniu cidades com mais de 150 mil habitantes, 169 municípios diferentes, em 26 estados possuem espaços de coworking.

São Paulo é a cidade com o maior número, seguida por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. 

Esse nicho do mercado é uma oportunidade para empresários que desejam criar ambientes modernos e produtivos, com uma decoração de coworking diferenciada. 

Dessa forma, os tipos de coworking que um negócio pode agregar são:

1 – Salas privadas

O escritório privativo funciona como uma sala individual para a equipe de uma empresa. Micro e pequenas empresas de consultoria, publicidade, informática e outras do setor prestação de serviços podem se beneficiar desse tipo de coworking.

Entre as vantagens estão: 

  • ter acesso a uma infraestrutura completa;
  • móveis e cadeiras;
  • internet rápida;
  • serviços básicos como limpeza, banheiro, cozinha, etc.

Equipes entre cinco e dez pessoas conseguem aproveitar esse tipo de coworking, tendo um espaço organizado para trabalhar e aproveitando as oportunidades de trocas profissionais do ambiente.

Alguns coworkings oferecem também salas privadas para equipes menores de duas a quatro pessoas. 

Por exemplo: amigos que trabalham home office podem dividir uma sala para driblar as distrações de trabalhar em casa

2 – Espaço compartilhado

Esse é o tipo de coworking mais tradicional, também chamado de workplace (posição de trabalho).

São espaços organizados com grandes mesas compartilhadas, onde cada pessoa tem sua posição individual fixa ou variável, conforme estabelecido.

A escolha dos móveis para coworkings desse tipo são fundamentais para criar conforto, mobilidade e integração. 

É excelente para freelancers de todas as áreas que procuram sair da rotina de casa e ver e ter contato com mais pessoas.

Entre os serviços disponíveis limpeza, banheiro, água, café e uma cozinha compartilhada para refeições, lanches e happy hours.

3 – Espaço individual

Já os profissionais que gostam de ter um espaço só seu para trabalhar podem contar com um dos tipos de coworking que é o espaço individual. 

Em muitos negócios, as estações são separadas por divisórias de vidro, com uma faixa fosca para limitar dispersões e dar privacidade ao mesmo tempo.

Designer, redatores, programadores são alguns profissionais que podem se beneficiar de um espaço de trabalho como esse.

E mesmo estando sozinho durante o expediente é possível investir no networking nos eventos locais como palestras e happy hour. 

4 – Salas compartilhadas

Muitos tipos de profissionais precisam de um espaço fechado e mais silencioso para trabalhar.

Pensando neles, outro dos tipos de coworking oferecidos hoje são as salas compartilhadas. Cada pessoa tem sua posição individual em uma mesa e divide a sala com duas a três pessoas.

Esse formato favorece a produtividade, privacidade, conhecer novas pessoas e conversar com gente diferente.

Outros serviços dos tipos de coworking

reuniao-servicos-coworking

Escritório virtual

Lembra que citamos a burocracia do nosso país como um agravante para os empreendedores? É nesse ponto que o escritório virtual, entra como um dos tipos de coworking mais úteis. 

Startups, times de vendas, freelancers, pequenas empresas, nômades digitais são alguns dos profissionais e tipos de negócios que se beneficiam dessa modalidade.

Com o escritório virtual é possível ter um endereço fiscal e comercial e receber correspondências e endereços, garantindo um meio de contato seguro.

Salas de reuniões

Muitos profissionais que trabalham em casa como representantes de vendas, por exemplo, precisam fazer reuniões.

E para sair da informalidade dos cafés, as salas de reuniões dos coworkings suprem essa necessidade.

Geralmente, esses espaços são utilizados e pagos por hora. E os coworkings projetam diferentes formatos de salas de reunião para atender a várias demandas e volume de pessoas. 

Eventos

Os tipos de coworking também abrem seus espaços para realização de eventos, palestras, treinamentos, etc.

Além das posições de trabalho acima, a estrutura da área de convivência é projetada para ser um espaço funcional no cotidiano e em ocasiões especiais, onde a disposição dos móveis podem ser alterada. 

Coworkings e a nova estrutura de trabalho

É difícil encontrar um espaço que ofereça apenas um dos tipos de coworking que citamos na nossa lista.

Os donos desses negócios, na maioria dos casos, integram todos para tornar o espaço mais atrativo (e lucrativo!) para todos os tipos de profissionais. 

Quem vai investir nesse ramo, deve criar um projeto de arquitetura e design de interiores bem planejado, pois isso fará a diferença para o seu público-alvo.

Quanto mais atrativo o espaço for, melhor. Criar um projeto com arquitetura sustentável, com bastante luz natural é um dos conceitos em alta nos últimos anos.

Escolher móveis, divisórias e cadeiras confortáveis também conta bastante.

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para um projeto de coworking? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!