Cada época possui uma característica particular na arquitetura. A tecnologia e materiais cada vez mais avançados vão continuar impactando a maneira como se projeta, por isso, todo ano algo novo surge no mercado. Confira neste artigo quais são as tendências de arquitetura para o ano.. 

A realidade aumentada e virtual, os dispositivos de inteligência artificial e drone, bem como a impressão 3D e outras tecnologias vêm alterando tudo no mundo, com as práticas de construção não é diferente.

Leia também: Como a tecnologia se relaciona com o mobiliário

Ao mesmo tempo em que tudo é mais otimizado, tem-se pensado também de uma forma mais sustentável. Os materiais de construção estão mais ecológicos, por exemplo. 

Uma das tendências de arquitetura é a eficiência energética e ecológica –  as construções estão “mais verdes” por dentro e por fora, outras novidades na arquitetura são:

  • Espaços abertos
  • Designs pequenos
  • Tecnologia escondida
  • Telhas solares
  • Design rústico
  • Escritórios integrados 

Confira detalhadamente sobre essas principais tendências de arquitetura para o ano.

6 tendências de arquitetura incluir nos projetos

1) Espaços abertos

Os projetos de espaço abertos e mais amplos são tendência na arquitetura. À medida que o design de espaço aberto se torna ainda mais predominante, arquitetos e designers estão buscando definir melhor os vários segmentos de espaço para melhorar a organização visual. 

Utilizar variação altura de níveis de piso, juntamente com mudanças nas cores e texturas da superfície são estratégias de design para realçar o espaço aberto.

Leia também: Conheça as vantagens de utilizar o piso elevado em seus projetos

2) Designs pequenos

Os novos apartamentos que estão surgindo principalmente em grandes centros estão cada vez menores, ele são, na verdade, uma tendência em arquitetura necessária. Muito por conta do alto custo dos terrenos, grande demanda de espaço ou até mesmo pelos altos impactos ambientais das casas maiores.

De acordo com uma notícia divulgada pelo Infomoney um boom de micro-apartamentos impressiona em plena crise no Brasil. Mais de 55 mil unidades de apartamentos de até 40m² foram lançadas em São Paulo, entre 2013 e 2019.  

Com isso, os arquitetos estão cada vez mais enfrentando um desafio de design arquitetônico e estão apostando no projeto pequeno, mas funcional.

3) Tecnologia escondida

Casas inteligentes não são novidade no mundo da tecnologia e do design, mas os arquitetos estão aprendendo a lidar melhor com isso em seus projetos. A tecnologia existe como parte do design da casa, em vez de ser sua principal característica. 

Incluir tomadas, alto-falantes ou mesmo fios de TV inteligentes significa que você obtém toda a tecnologia que você precisa sem tropeçar nos fios. Também é importante que a tecnologia seja vista como uma parte contínua da vida, e não como um complemento. 

É tendência de arquitetura ver mais soluções para manter a tecnologia oculta, mas totalmente funcional.

Leia também: Arquitetura brasileira: veja 7 projetos mais premiados

4) Telhas solares

Os painéis solares já são velhos conhecidos dos arquitetos e dos clientes também. A tendência da arquitetura de 2019 são as telhas solares que além de gerar eletricidade elas também atuam como parte da cobertura do telhado do imóvel.

Elas convertem a luz solar em energia suficiente para alimentar a casa. São oferecidos alguns estilos diferentes que se integram perfeitamente à construção tradicional de telhados.

Confira no vídeo abaixo, mais detalhes sobre essa tendência da arquitetura:

5) Design rústico

Sabe aquela máxima: “menos é mais”? Ela cai muito bem nesta tendência de arquitetura que tem sido bastante utilizada por muitos designers de interiores. 

A decoração com aspecto inacabado aparece em residências, cafés e restaurantes no mundo todo. A decoração com cimento queimado, por exemplo tem sido amplamente utilizada. Ela é mais barata e mais sustentável e cai super bem em diversos cômodos. 

Mas cuidado, deixar a obra simplesmente por terminar não é o mesmo que decorar a obra inacabada. É preciso ter cuidado para que não fique com aspecto de desleixo ou mesmo sujo. 

Leia também: Entenda a relação entre arquitetura e comunicação visual 

6) Escritórios integrados

Hoje em dia uma tendência de arquitetura para escritórios são aqueles sem uma demarcação de lugar ou espaço definido para cada colaborador. Eles estão cada vez mais integrados. 

Os espaços de trabalho possuem mais ergonomia e são mais bem conectados, projetados para interação e conectividade.

Trabalhar de forma colaborativa é uma tendência nas empresas, por isso a arquitetura corporativa precisa estar alinhada a essa necessidade, gerando designs de escritório que facilitam que pequenas e grandes equipes se reúnam para gerar soluções multidisciplinares.

Tudo certo para aplicar as novidades em arquitetura nos seus projetos?

Falando sobre esse aspecto, você lembrou daquele seu projeto de arquitetura corporativa. Você o conquistou e empolgação não falta para você mostrar seu trabalho!

Mas aí já bate aquela dúvida: qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!