Muitas vezes, a preocupação com a estética do local de trabalho é vista como superficial, portanto, é deixada de lado. Isso até pode ser verdade em lugares como fábricas e indústrias, na esteira de produção. Contudo, se tratando da decoração de ambiente corporativo, é preciso dedicar uma atenção especial.

Afinal de contas, é ali que acontecem reuniões com clientes, futuros investidores e parceiros de negócio. Para que você entenda melhor sobre a importância da decoração nesses locais e como fazê-la, criamos este post. Quer ficar por dentro do assunto? Então, basta ler com bastante atenção até o final!

Por que a decoração em ambientes corporativos é tão importante?

Impacto visual nos seus clientesPessoas tendo reunião em meio a decoração de ambiente corporativo.

A aparência do ambiente corporativo é o primeiro grande impacto que o cliente recebe de uma empresa. É ali que serão apresentados os seus produtos e serviços e, por meio da impressão visual que a sua marca pode causar com a decoração, ele pode se mostrar mais aberto e confiar mais no seu trabalho.

Pode-se pensar que são as peças publicitárias que mostram o seu negócio para a clientela. No entanto, elas apresentam um distanciamento do público em si. É conhecendo a empresa que as pessoas criam a segurança de contratar os seus serviços.

Melhoria da qualidade do ambiente de trabalhoFuncionários trabalham em meio a decoração de ambiente corporativo.

Um local organizado e esteticamente agradável se torna muito mais confortável para quem trabalha ali. Assim, um ambiente que poderia ser maçante e incômodo passa a ser prazeroso. Isso interfere diretamente na produtividade da sua equipe, que trabalha com mais interesse e satisfação — causando os melhores resultados em menor tempo.

Fortalecimento da identidade da sua empresaExecutivos em reunião em escritório modelo de decoração de ambiente corporativo.

A identidade da sua empresa, com a imagem e os valores que ela deseja transmitir, é construída por diversas etapas, incluindo fortemente a estética da corporação. Sendo assim, investir nesse ponto é primordial para que se possa perceber a elegância, a modernidade, o despojamento ou seja lá qual for o foco do seu negócio.

Como realizar a decoração desses ambientes?

Utilize mobília e objetos adequados com as cores da sua marcaFuncionários reunidos em sala vermelha fruto de uma decoração de ambiente corporativo.

Parte marcante do aspecto visual da sua empresa são as cores escolhidas para representá-la. Então, faz todo sentido que você as aplique no ambiente corporativo.

Escolha móveis com essas cores, além de objetos decorativos. Contudo, lembre-se sempre do bom senso e da harmonia para que o resultado não fique exagerado.

Saiba aproveitar o espaço

A decoração se torna uma tarefa mais simples com bastante área disponível, visto que se pode investir em itens maiores e marcantes. Todavia, não ter tanto espaço não é desculpa para não trabalhar a estética do seu negócio.

O segredo, nesse caso, é saber aproveitar o ambiente que se tem. O uso de carpetes, por exemplo, causa grande impacto visual sem ocupar o recinto. É possível pensar também em quadros, pendentes, entre outros.

Aposte em itens personalizadosEquipe reunida em sala de reunião elaborada pela equipe de decoração de ambiente corporativo.

Para criar a identidade única da sua empresa, é preciso ir além das cores e dos móveis. O interessante é que se tenha itens realmente originais, então, investir em artigos personalizados vale a pena, visto que eles tornarão a sua decoração realmente única.

As possibilidades são muitas, como material de escritório com suas cores e logotipo, estante com troféus que sua empresa tenha recebido, molduras com certificações e prêmios, placa da marca etc. Cabe a você, juntamente aos profissionais capacitados, decidir o que melhor combina com o seu empreendimento.

Trabalhe com a iluminaçãoEquipe tem reunião em sala ampla e iluminada planejada no projeto de decoração de ambiente corporativo.

Para que a decoração de ambiente corporativo fique realmente valorizada, existe um fator que deve ser cuidadosamente decidido: a iluminação. O ideal, é claro, é que se aproveite o máximo de luz natural possível, já que ela é eficaz, bonita e econômica.

No entanto, não se pode contar somente com ela. Com um bom planejamento, você pode escolher os pontos de iluminação que mais valorizam sua decoração, bem como os modelos de luminárias, pendentes, lustres e seus respectivos tons.

Lembre-se de pensar também na funcionalidade. Não se pode esquecer nunca de que ali é um local de trabalho, e a luminosidade do ambiente deve ser adequada para tal. Lâmpadas muito claras podem causar dores de cabeça e atrapalhar a visão. Já luzes que emitem grande calor acabam por gerar desconforto e estresse.

Uma boa indicação é utilizar LEDs — que além de ajustarem-se a uma área laboral, consomem pouca eletricidade.

Combine os diversos elementos

Além do que já citamos até agora, é preciso encontrar a combinação certa para todos os elementos que vão compor o ambiente. Considere os revestimentos de parede e piso, cortinas, texturas, enfim, todos os fatores que vão montar de fato a decoração. Ela é muito mais que apenas alguns objetos e móveis, afinal, se esses não harmonizarem com o restante do cômodo, de nada servirão.

Foque nas bancadas, mesas e cadeirasEquipe tem palestra em ambiente planejado na decoração de ambiente corporativo da empresa.

Dentro de um ambiente corporativo, as bancadas, mesas e cadeiras merecem uma atenção especial. Isso porque são nelas que os serviços fornecidos pela sua empresa serão executados.

É preciso que as cadeiras façam parte do aspecto decorativo, mas que também sejam confortáveis, visto que os funcionários passarão horas sentados ali. As mesas devem ser espaçosas o suficiente para o material de trabalho, assim como as bancadas.

Pense também nos assentos de espera para os clientes e parceiros de negócio. Os posicione de maneira a valorizar o recinto e permitir que as pessoas possam ficar à vontade, sem a sensação de estar ocupando o espaço dos empregados.

A decoração de ambiente corporativo é o cartão de visita da sua marca. É o contato inicial com a sua empresa, ou seja, a primeira forma que o cliente enxergará os seus serviços de fato. Por isso, o investimento nessa área realmente vale a pena. Atualmente, existem empresas especializadas em arquitetura corporativa que podem garantir que seu empreendimento receba o melhor projeto possível, sem nunca deixar de lado o seu gosto pessoal.

Nosso post sobre decoração de ambiente corporativo foi útil para você? Curtiu as nossas informações? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar todas as publicações! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.