Uma decoração inspiradora faz toda a diferença no clima corporativo da empresa. Afinal, todos nós ficamos mais produtivos em um ambiente confortável, funcional e bonito, não é mesmo? Decorar as paredes do escritório é uma solução prática e rápida para impulsionar essa sensação, mandando embora a monotonia da parede branca.

É claro que tudo deve ser feito com muito cuidado, pois também não queremos pesar o escritório com excesso de informações. Até porque isso comprometeria a identidade visual da empresa. O segredo está no equilíbrio: decorar as paredes de uma forma suave, de modo a deixar o ambiente mais descontraído e, ao mesmo tempo, uniforme e harmonioso.

Quer saber como? Confira dicas incríveis de como decorar as paredes do escritório!

Pinte uma das paredes com cor vibranteMulher trabalhando em como decorar as paredes do escritório.

Sabemos que as cores neutras são as campeãs de escolha quando o assunto é como decorar as paredes do escritório. É que as tonalidades de branco, bege ou cinza são leves e muito fáceis de combinar.

Por outro lado, elas não conseguem transmitir sensações. Já as cores vibrantes ajudam a deixar o local inspirador, estimulando nossa criatividade e contribuindo para as tendências da neuroarquitetura.

A melhor dica para não errar é utilizar a cor escolhida em apenas uma parede do cômodo, mantendo as demais neutras. Assim, é certo que o décor não vai ficar pesado. Se a identidade visual da empresa permitir, você pode pontuar essa mesma cor em alguns objetos decorativos, como arranjos, quadros e luminárias.

Equipe trabalhando em como decorar as paredes do escritório.

Falamos da identidade da empresa porque na arquitetura corporativa é regra escolher tonalidades que dialoguem com as cores da marca. Afinal, o escritório nada mais é do que um reflexo dos valores do estabelecimento.

Por isso, a arquitetura corporativa e o seu cartão de visitas devem ter sempre a mesma linguagem visual. Dito isso, listamos as principais cores que podem ser utilizadas no escritório, com as respectivas sensações, segundo a psicologia das cores. Veja só:

  • amarelo: desperta alegria, alivia aquele mau humor da segunda-feira;
  • laranja: energizante, contribui para desenvolver a criatividade;
  • vermelho: estimulante, contribui para manter o foco e a concentração;
  • verde: relaxante, reduz ansiedade, elimina o cansaço e o nervosismo;
  • azul: desperta serenidade, contribui para clima calmo e ameno;
  • roxo: desperta positividade, contribui para deixar funcionários mais motivados.

Decore com papel de paredeMulher trabalhando em como decorar as paredes do escritório.

O papel de parede é um grande aliado da decoração criativa, além de ser uma opção prática e econômica para decorar as paredes do escritório. A aplicação não faz bagunça nem requer mão de obra especializada, desde que você tenha um pouquinho de habilidade no quesito “faça você mesmo”.

Com a parede limpa e nivelada, não vai ser difícil fazer uma aplicação perfeita. Quanto ao estilo do papel de parede escolhido, vai depender da proposta de décor do ambiente e da identidade visual da empresa.

Via de regra, papéis neutros e com padronagens discretas contribuem para um estilo de decoração minimalista. Já o papel de parede colorido ou estampado é perfeito para trazer algumas doses de modernidade ao local de trabalho.

As estampas geométricas, por exemplo, são tendências para uma proposta arrojada, jovem e vibrante. Aqui vale a mesma regra de pintar a parede com cores fortes: se você perceber que o ambiente ficará sobrecarregado, aplique o papel em apenas uma superfície ou em meia parede. Assim, dá para renovar o ambiente sem o risco de pecar pelo excesso.

Coloque quadros inspiradoresEquipe trabalhando em como decorar as paredes do escritório.

Quadros, pôsteres e gravuras que dialoguem com a proposta da empresa também são bem-vindos no design de escritórios inovadores. Mais uma vez, você ganha em praticidade, já que não tem quebra-quebra: é só colocar o quadro e pronto.

Essa dica é interessante principalmente para quem está receoso de fazer uma mudança brusca, como colorir as paredes. Se esse for o seu caso, dá para manter os pisos e os revestimentos neutros e caprichar na escolha dos quadros, garantindo aquele up no décor sem medo de errar.

Equipe trabalhando em como decorar as paredes do escritório.

Caso esteja em dúvida quanto à temática das gravuras escolhidas, aqui vai a dica: combine o tema com o tipo de serviço que a empresa oferece. Escritórios de arquitetura podem decorar as paredes com quadros de projetos e plantas arquitetônicas.

Fotógrafos podem apostar em quadros com seus melhores trabalhos fotográficos. Empresas de publicidade podem decorar com gravuras de conteúdos gráficos que desenvolveram. E assim por diante… Que tal?

Aposte em adesivos decorativosEquipe trabalhando em como decorar as paredes do escritório.

Assim como o papel de parede, os adesivos decorativos também são opções práticas e rápidas para renovar o visual da empresa com muita personalidade. Econômicos, estilosos e fáceis de aplicar, podem ser úteis também para dialogar com a identidade da marca, fazendo com que os valores da empresa se destaquem na decoração.

Uma ideia que já virou tendência é o famoso adesivo tipo lousa. Com ele, você terá um local específico para a criatividade rolar solta. Dá para escrever na lousa durante as dinâmicas de grupo, fazer um quadro de avisos internos ou deixar o espaço livre para os funcionários escreverem frases inspiradoras conforme a personalidade de cada um.

Instale murais personalizadosEquipe trabalhando em como decorar as paredes do escritório.

Um quadro de horários fica muito mais interessante com uma moldura bonita do que simplesmente uma folha impressa e pregada na parede, concorda?

Use a criatividade a favor da empresa e comece a decorar as paredes do escritório também com aqueles informes básicos do dia a dia, como a agenda de compromissos, os aniversariantes do mês e os funcionários destaque.

Por exemplo: um mural de cortiça com post-its coloridos à disposição é uma ótima ideia para a empresa e os funcionários darem seus recados de um jeito muito mais descontraído. Com certeza ele não passará despercebido na decoração do escritório e aí vai ser o fim daquela história de que ninguém lê o quadro de avisos. É ou não é uma boa solução?!

Com essa leitura, você aprendeu como decorar as paredes do escritório de um jeito criativo, funcional e sem pesar no bolso. Basta colocar a mão na massa e dar cara nova à empresa.

Ficou inspirado? Então, saiba como aliar estética e utilidade nos projetos de arquitetura corporativa!