Você sabia que o rebaixamento de gesso é o forro mais utilizado e pedido em diversos projetos de escritório, ambientes e locais, e que ele pode ser usado em composições clássicas ou modernas?

O rebaixo em gesso pode ser simples ou cheio de detalhes e é um elemento que ajuda a transformar todo o ambiente.

Por conta disso no texto de hoje você vai entender:

  • o que é o rebaixamento de gesso;
  • para que ele serve;
  • quais são os cuidados que devem ser tomados com ele, além de outras questões sobre o tema.

Continue lendo e confira todas essas informações!

O que é e para que serve rebaixamento de gesso?

O rebaixamento de gesso é uma opção prática para reduzir a altura do teto em relação ao piso e consequentemente melhorar a iluminação no ambiente, bem como a estética do local, deixando-o mais proporcional e harmonioso.

Esse rebaixamento em gesso é feito com o uso de placas de gesso. Essas placas geralmente são presas na parte superior do teto, contudo, essa forma de fixação não fica visível aos olhos.

O forro fica suspenso e apresenta possibilidade de ser facilmente recortado, tanto para embutir luminárias, spots e demais técnicas, quanto para a manutenção em circuitos elétricos, quando necessário.

Onde pode ser usado e em quais situações aplicar o rebaixo em gesso?

O rebaixamento de gesso só pode ser usado em ambientes internos, devido a exposição constante a umidade em ambientes externos. Por conta disso, em locais assim, indica-se o uso da placa cimentícia.  

Antes, durante e após o rebaixo em gesso é importante tomar alguns cuidados para obter o resultado esperado.

Separamos alguns cuidados que vão garantir que você evite problemas em seu acabamento gesso teto.  

Projeto

Para evitar gastos desnecessários, consequentes da necessidade de refazimento e resultados inferiores ao esperado, é importante que o rebaixamento em gesso e a iluminação sejam projetados em conjunto.

Também é importante que o projeto luminotécnico seja compatibilizado com o projeto elétrico, para que todas as instalações elétricas necessárias sejam executadas antes do forro de gesso.

Altura

Antes de executar o rebaixamento em gesso, verifique a altura entre o teto e o piso, pois essa não pode ser menor que 2,5 metros, para que o ambiente não se torne desagradável.

Também é importante que a distancia entre forro de gesso e laje seja de no mínimo 15 cm, para possibilitar a instalação de luminárias embutidas.

Em ambientes com ar-condicionado, essa distancia entre forro de gesso e laje passa a ser de no mínimo 40 cm.

Umidade

A umidade é a principal vilã quando o assunto é rebaixamento de gesso, pois o gesso absorve umidade com facilidade.

Para que o forro de gesso seja possível em ambientes sujeitos a esse problema, como banheiros, é indicado o uso de placa de gesso com resistência específica.

Também é aconselhável que, após instalado, o forro receba um fundo preparador especial para gesso, mesmo que não seja utilizada a placa resistente a umidade.

Após esse tratamento, o gesso apresentará maior resistência e poderá receber a tinta ou acabamento escolhido.

Peso

É possível embutir a iluminação no gesso e ele é muito utilizado também por essa vantagem. Contudo, é necessária atenção na escolha de luminárias pesadas, uma vez que se forem fixadas diretamente no forro, podem provocar:

  • fissuras;
  • desnivelamento;
  • acidentes decorrentes da quebra da placa de gesso.

Contato com ferragens

O rebaixamento em gesso é feito através da fixação de tirantes na laje ou por encaixe macho-fêmea das placas.

Em ambos os casos é importante que o gesso não entre em contato com ferro, tanto na execução como depois de pronto, pois o contato com esse metal pode amarelar a placa.

Para que isso não ocorra é indicado o uso do aço.

Benefícios do rebaixamento em gesso

O forro de gesso é um dos forros mais procurados e utilizados em diversos ambientes e isso é consequência das vantagens e benefícios que esse sistema oferece. Abaixo indicamos os principais benefícios do rebaixo em gesso.

1. Versatilidade

O gesso é um material que permite variados acabamentos, modelos e formatos, que vão do clássico ao moderno. Além disso, apresenta boa resistência e bom isolamento acústico e térmico.

2. Rapidez

A execução de forros e rebaixamento em gesso é extremamente rápida, podendo ser feita em ambientes novos ou antigos e sendo muito interessante para ambientes comerciais, justamente por sua agilidade de execução.

Após a aplicação do forro pode-se pintar em duas horas.

3. Resistência ao fogo

O gesso é um material resistente ao fogo e que não propaga chamas, contribuindo para reduzir a velocidade de crescimento de um incêndio.

4. Valorização do ambiente

O rebaixamento em gesso torna o ambiente mais harmonioso, proporcional e possibilita uma iluminação melhor e diferenciada.

Por esses motivos, ambientes com rebaixado em gesso são mais valorizados.

Isso vale tanto para ambientes residenciais quanto os comerciais.

Leia também: Decoração de ambientes corporativos que estimulam a criatividade

5. Iluminação

Devido ao sistema de fixação do gesso no teto, ocultando toda a região acima da placa de gesso e facilidade de corte da placa, é possível realizar mudanças na iluminação, embutir spots e diversos tipos de luminárias no gesso.

6. Ocultar elementos

Quando deseja-se esconder vigas, colunas falsas por onde passam os encanamentos e obter cortinas com varão oculto, o rebaixamento de gesso também é um grande aliado.

Um exemplo dessa vantagem é ocultar fios que transitam de um lado do ambiente para outro, como no caso de eletrodutos e sistemas de som home theater.

7. Facilidade de reparos

Devido à estrutura de fixação dos rebaixamentos de gesso e a facilidade de corte das placas, o rebaixamento de gesso permite realização de reparos sem a necessidade de troca de todo o forro.

Isso é possível pois o forro de gesso permite recorte apenas na região que necessita reparo e posterior recolocação do pedaço retirado ou de um novo pedaço.

Para finalização adequada do reparo só é necessário que o acabamento na região reparada seja refeito.

8. Leveza

O gesso é um produto muito leve e, por isso, não interfere de forma significativa na edificação, podendo ser acrescentado em todos os ambientes de um edifício inteiro.

Já um piso de cerâmica não poderia ser mudado para um piso de granito em todos os ambientes, pois o edifício pode não resistir ao elevado aumento de cargas.

Leia mais em: Paisagismo corporativo: como criar projetos mais completos?

9. Custo

O rebaixamento em gesso apresenta diversos valores, referentes aos tipos de detalhes escolhidos.

Contudo, os rebaixamentos padrões e simples apresentam um valor inferior aos mais detalhados, sendo, por isso, muito utilizados.

A rapidez de execução também colabora para a obtenção de um bom valor por m². Resumindo, o rebaixo em gesso é:

  • muito versátil;
  • apresenta excelente custo-benefício;
  • mesmo sendo comum em vários locais e ambientes, pode deixar o seu ambiente com características ainda mais únicas, tudo isso de uma forma simples e prática. 

Gostou de descobrir os detalhes e vantagens do uso de rebaixamento eme gesso? Então aproveite a visita e assine nossa newsletter. Dessa forma você vai receber todos os conteúdos e novidades diretamente em sua caixa de entrada!

Se você está buscando um fornecedor dos móveis para criar ambientes empresariais mais bonitos, modernos e ergonomicamente mais corretos, conte com a Marelli

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!