Um ambiente corporativo planejado perfeitamente tem o poder de impressionar os futuros clientes e a concorrência e motivar a equipe, além de trazer prestígio para a corporação. Devido a isso, muitos escritórios e empresas buscam se manter atualizados em suas decorações.

É importante o ambiente refletir a imagem do profissional e do seu trabalho, já que a personalidade de um lugar pode ser marcante quando bem estruturada. Sendo assim, uma perfeita opção é o investimento em revestimento, pois ele dá um toque especial ao seu escritório.

Quer saber como deixar o seu ambiente de trabalho sofisticado? Então continue lendo nosso post sobre revestimento para escritório!

Afinal, por que optar por revestimento?

Durante o processo de “projetificação” do ambiente, sempre aparece aquela dúvida: e então? Qual material devo usar para terminar de compor o espaço?

De fato, existem diversos tipos de materiais para revestimento, contudo, é preciso levar vários fatores em consideração, como em que tipo de ambiente ele será utilizado, a insolação, as questões funcionais e ergonômicas, os problemas de umidade, entre outros. Assim, para cada espaço, há um princípio e uma necessidade diferentes.

Optamos pelo revestimento não somente pelas diversas opções disponíveis, como porcelanatos, cerâmicas, cimentícios, pedras naturais, entre outras, mas também devido à praticidade que elas nos oferecem. Além disso, elas adicionam ao ambiente um ar de elegância, identidade e estilo.

Por isso, ao utilizar esses materiais, você confere variadas vantagens, como maior durabilidade, qualidade em seu acabamento, maior facilidade de limpeza, isolamento térmico e outras mais.

Sabendo disso, que tal conhecer alguns tipos de revestimentos que podem deixar o seu escritório mais elegante? Confira!

Quais são os tipos de revestimento para escritório?

Madeira com impressão HD

Os revestimentos de madeira com impressão HD são ideais para locais mais aconchegantes e sofisticados com aquele visual ímpar de madeira. Deixam, como resultado, pisos e paredes com desenhos, tons e pinturas semelhantes às tábuas recuperadas, provindas de madeiras naturais.

Eles são encontrados em variados formatos, servindo para diversos locais, como residências, hotéis, restaurantes, escritórios e outros tipos de estabelecimentos. Ademais, devido ao seu processo de fabricação, com fornos a rolo, e ao sistema de esmaltação, eles têm maior resistência e durabilidade.

Sendo um processo de alta tecnologia e qualidade, a sua fabricação reproduz peças em alta definição, além de dar a oportunidade de o usuário personalizar o visual do material, acabando por ser um produto bastante versátil.

Porcelanato

O porcelanato, sendo um material muito popular, é um revestimento de cerâmica feito por materiais nobres e difere dos pisos cerâmicos comuns devido ao seu modo de fabricação.

Um porcelanato é composto por misturas de argilas, areia, caulins, filitos e outros aditivos. Devido à sua absorção de água ser próxima de zero, é preciso usar, em seu assentamento, argamassas especiais, em vez das utilizadas no assentamento de outras cerâmicas.

Esse material é bastante versátil, oferecendo um número crescente de opções de cores, texturas, métodos ou tamanhos.

Esse revestimento pode deixar qualquer lugar bastante sofisticado, principalmente os que tiverem grandes dimensões, como salões, corredores alongados e grandes salas.

Também devido à sua baixa absorção de água, o material é bem resistente, durável e fácil de limpar. Logo, é uma boa opção para ambientes abertos que entram em contato com a umidade ou que apresentam bastante movimento.

Concreto arquitetônico

Os diversos tipos de revestimentos em concretos arquitetônicos permitem que tanto profissionais quanto consumidores explorem a imaginação na criação de seus ambientes, imprimindo as sensações que tanto desejam para o local.

Alegria, aconchego, sofisticação, modernidade, rusticidade e relaxamento são alguns dos elementos que podem ser alcançados para o ambiente utilizando esse tipo de revestimento. No entanto, sempre é importante considerar as outras questões do projeto, como iluminações, móveis e tamanhos.

Esse produto apresenta diversas formas volumétricas, texturas e formatos, além de ser bastante personalizável, sendo utilizado tanto em áreas internas quanto externas.

Tintas

Uma forma rápida e fácil de transformar a aparência do seu escritório é por meio da pintura do local. Contudo, por mais que seja uma tarefa simples, há a ocorrência de muitos erros, principalmente na escolha de cores e combinações.

Para passar a imagem de um ambiente produtivo e bem-sucedido aos seus clientes e colaboradores, é primordial saber escolher as cores corretamente.

Para escolher a melhor opção de cores para o seu escritório, você precisa fazê-lo com base nas 4 cores primárias, que são o azul, o vermelho, o verde e o amarelo.

O vermelho apresenta uma forte influência sobre o corpo, de forma energética. O azul já impacta a mente e o sistema nervoso, dando sensação de calmaria. O verde, no entanto, exerce um certo equilíbrio entre o corpo e a mente, sendo um intermédio entre o físico e o psicológico. Por último, o amarelo afeta o ego, o espírito e as emoções.

Sabendo disso, ao buscar o melhor revestimento, também é necessário levar em conta as cores, pois elas podem ser usadas para dar ênfase no ambiente ou nos móveis presentes.

Mas lembre-se de procurar entender o que você deseja transmitir com o lugar. Utilize-se de coisas de que você goste, como estatuetas e artes, para dar um toque final. No entanto, é sempre bom lembrar que um local corporativo deve passar um ar de profissionalismo e seriedade, a fim de que seus clientes se sintam confiantes e seguros.

Revestimento epóxi

O revestimento de epóxi é o produto final que se tem ao misturar plásticos termofixos, que, ao entrarem em contato com um agente endurecedor, no caso, a resina epóxi, sofrem uma autonivelação e enrijecem-se no piso.

O tempo de “cura” desse material é mais demorado, e sua aplicação resulta numa superfície lisa, brilhante, totalmente nivelada, impermeável, resistente, de fácil limpeza e sem rejuntes. Com tantos benefícios, ele representa uma ótima opção para ambientes que demonstram ter tanta qualidade quanto esse produto!

A sua aplicação pode ser realizada em cima de outros tipos de revestimentos, mas é restrita somente para pisos, não sendo uma boa proposta para paredes. Para isso, você pode optar por tintas epóxi, que são um material diferente desse revestimento, aliás.

Ele também é um material versátil para pisos, podendo ser usado em todos os ambientes, como banheiros, salas, casas, salões, escritórios, sacadas e entres outros.

Revestimento texturizado

Por fim, ainda existem os revestimentos texturizados, que vêm ganhando espaço em projetos de linha corporativa devido ao seu impacto e à sua simplicidade.

Combinado a uma decoração mais minimalista, com cores neutras e funcionais, esse tipo de revestimento, tendo a possibilidade de ser usado em apenas uma parede, pode ser a característica que faltava no seu local de trabalho, conferindo a ele um ar conceitual e sofisticado.

E, quando combinado com cores mais fortes e uma decoração descontraída, a sua textura tem a capacidade de destacar o clima moderno e despojado, mas, ainda assim, elegante, ali presente.

Portanto, conhecendo os tipos de revestimento para escritório e o porquê de utilizá-los, você pode atribui-los ao seu ambiente corporativo e aumentar o seu reconhecimento no mercado!

Gostou do nosso post? Então, que tal saber mais sobre as cores que podem ser utilizadas em ambientes corporativos? Continue a visita ao nosso blog!