Você já parou para se perguntar quanto tempo fica no trabalho? Em geral, passamos mais de um terço dos nossos dias ganhando o pão de cada dia. Por isso, é tão importante prezar pela qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A maioria da população brasileira possui uma carga horária de 8 horas por dia, e, dessa forma, 44 horas semanais. No entanto, de acordo com uma pesquisa, divulgada pela Época Negócios, o brasileiro trabalha, em média, 18h extras por mês.
Muitas vezes, convivemos mais com os colegas de profissão do que com alguns membros da família.
Anos atrás pouco se falava sobre a saúde do ambiente laboral, e o respeito às leis trabalhistas já “estava bom demais”. Com o tempo, as organizações perceberam que quanto mais satisfeito e respeitado o colaborador se sentir em seu posto, mais a empresa se beneficia.
Ou seja, qualidade de vida no ambiente de trabalho é um diferencial estratégico e competitivo para a empresa. Continue lendo este artigo para saber de tudo sobre esse assunto.
E então, vamos falar mais sobre como e por que tornar uma empresa mais agradável e mais engajadora para o colaborador? Acompanhe!
Leia também: Qual a influência da arquitetura para produtividade no trabalho?
Entenda o que é qualidade de vida no ambiente de trabalho
A qualidade do ambiente de trabalho está relacionada à maneira como os colaboradores se sentem nas posições em ocupam, tanto no que diz respeito às relações quanto ao maquinário e recursos necessários para a realização de suas tarefas.
Por definição, tratam-se de práticas que enxergam o colaborador de forma mais humanizada e trabalham aspectos como:
- Bem-estar
- Sentimento de pertencimento
- Relação com a equipe
- Valorização
- Motivação
Para avaliar o índice de qualidade de vida no ambiente de trabalho, diversas variáveis são analisadas. Entre elas, podemos destacar:
- disponibilidade de matéria-prima e equipamentos apropriados para a execução do trabalho;
- condições físicas do ambiente.
Exemplos: como é a iluminação, se possui riscos ergonômicos no ambiente de trabalho, otimização de espaços, ventilação);
- oportunidades de crescimento;
- valorização e reconhecimento;
- remuneração justa;
- boas relações;
- gestão horizontal.
Saiba como o ambiente influencia no comportamento dos colaboradores
Abrimos este artigo falando sobre a quantidade de horas que passamos no trabalho, visto que esse fato tem um forte impacto na qualidade de vida das pessoas.
A empresa é uma equipe, com uma cultura em comum, com realidades em comum. Cada membro interage com o todo e absorve essas relações de uma maneira.
Na prática, se o clima de uma empresa é de competitividade, fofoca e desarmonia, certamente os colaboradores passarão a se comportar dessa forma.
Os que não se adaptam sentem o espaço incoerente com os seus valores e perspectivas e logo vão embora.
Por outro lado, se o clima é harmonioso, colaborativo e respeitoso, a tendência é que o colaborador adote essa postura.
Obviamente, as pessoas reagem ao ambiente conforme as suas próprias características também. Mas uma coisa é certa: colaboradores que se sentem respeitados e valorizados veem a empresa com olhos mais receptivos.
Conheça as principais vantagens de oferecer qualidade de vida no ambiente de trabalho
Como você já percebeu, a energia e a qualidade do ambiente de trabalho podem impactar fortemente no bem-estar do trabalhador e na forma como ele se relaciona com a empresa. E quais vantagens isso pode gerar para o negócio? Vamos lhe apresentar as mais relevantes.
1) Aumento do engajamento dos funcionários
Colaboradores que se sentem parte dos processos, que são reconhecidos, valorizados e têm o sentimento de coletividade estimulado, se interessam mais pela empresa.
É como se fossem um pouco donos da organização e, por extensão, se comprometem com o seu crescimento e com o desenvolvimento do todo e não apenas de sua tarefa específica.
Trabalhar com prazer desperta um olhar mais emocional para a razão de ser da empresa, e torna isso também uma missão para o colaborador.
O ambiente físico e o clima organizacional estão intimamente ligados ao engajamento, uma vez que geram as condições para que a qualidade de vida e bem-estar no trabalho se concretizem.
2) Redução do turnover
Se mesmo com um salário compatível com o mercado e outros benefícios uma empresa tem gastado tempo e recursos com rescisões e contratações frequentes, saiba que um dos motivos certamente está na qualidade do ambiente de trabalho.
Obviamente, quando há um choque entre valores pessoais e valores praticados pela empresa, acontece uma “separação” natural. Não é disso que se trata o turnover.
Estamos falando sobre as pessoas em geral não conseguirem “firmar o pé” na empresa pela falta de oportunidades e demais critérios da qualidade de vida no trabalho.
Quando se tem um contexto respeitoso, promissor, agradável e engajador, as taxas de turnover caem expressivamente.
Afinal, quem não quer trabalhar em uma organização que oferece uma convivência saudável, além de ser justa e enxergar pessoas em vez de números?
Com isso, também é possível perceber como é a motivação no trabalho e como o ambiente corporativo pode influenciá-la.
3) Melhoria do clima organizacional
O estado de espírito da equipe depende, em grande parte, dos estímulos da organização. Como dissemos, se o comportamento típico é de harmonia e colaboração, a tendência é que as relações estabelecidas sejam melhores.
Um ambiente de trabalho que flui a esse favor, constrói um ideal comum de parceria, equipe e direciona o olhar para o sucesso e a realização da missão da empresa. Trata-se de um trabalho contínuo e quanto mais as pessoas percebem essa atmosfera, mais elas se conectam com a cultura.
4) Crescimento da produtividade
Em uma equação bem simples explicamos esse tópico:
Trabalhador feliz = produtividade alta
Isso vem em função do bem-estar, como abordamos em outros tópicos. Vale lembrar que a produtividade é fruto de um bom uso do tempo útil e não exatamente da quantidade de serviço.
Na prática, temos um envolvimento maior com a entrega e a qualidade, e isso se resume no fôlego e no entusiasmo para o cumprimento das jornadas e tarefas.
5) Redução de custos
Esse talvez seja um dos benefícios mais palpáveis e vamos lhe mostrar exemplos simples do dia a dia.
Uma organização que propicia condições apropriadas, gestão horizontal e realmente se compromete em manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho diminui, ou até elimina, despesas como:
- danificação de mercadorias, equipamentos e patrimônio da empresa;
- atestados médicos sem necessidade;
- faltas e atrasos;
- problemas no atendimento ao cliente;
- demandas jurídicas.
Muitas empresas trabalham a sua marca de forma externa, enxergando apenas o mercado e os consumidores e esquecem que o seu primeiro público essencial: seus próprios colaboradores.
Isso é chamado de endobranding. Portanto, entender a importância do endobranding para as empresas é fundamental.
Confira no vídeo abaixo o significado de qualidade de vida para os brasileiros de acordo com uma pesquisa feita pela Sodexo:
E, claramente, a sua forma de trabalhar é reflexo da maneira como é tratado e de como o ambiente da organização o influencia.
Ah! E o cliente percebe isso, não passa em branco. Fique atento ao clima e ao ambiente da empresa. A relação com o movimento do caixa é direta.
É hora de criar seu ambiente? A qualidade dos móveis também influencia
Chegou o grande momento!
Aquele projeto do escritório de uma grande empresa foi conquistado e empolgação não falta para você mostrar seu trabalho!
Mas aí depois de ler este artigo, você pensa: as pessoas ficam maior parte do tempo no trabalho sentadas. Por isso, para proporcionar essa qualidade de vida no ambiente de trabalho preciso do melhor fornecedor dos móveis para esse projeto.
E bate aquela dúvida, qual é?
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