No seu local de trabalho o barulho da rua ou de outras salas atrapalha seu rendimento e suas conversas de negócios? Existem alguns assuntos que são sigilosos e seria interessante ter uma sala de reuniões que oferecesse mais privacidade? Tudo isso pode ser resolvido a partir da compreensão de qual o melhor material para isolamento acústico para o seu caso. 

Pode parecer exagero, mais o barulho é um dos causadores de estresse e falta de atenção, que podem causar ao escritório uma diminuição de produtividade e consequentemente aumento de custo. 

Pensar na qualidade sonora do ambiente também deve ser uma preocupação de arquitetos que desenvolvem projetos pensando na ergonomia organizacional.

Existem diferentes materiais acústicos isolantes que pode ser usados para melhorar a produtividade no ambiente de trabalho e ampliar o desempenho de escritórios, tornando o dia a dia de trabalho mais silencioso e focado. 

A escolha do material isolante acústico ideal passa pela análise do tipo de som que você deseja isolar, tipo de forro, o quanto de trabalho você deseja ter com obra e outros fatores. 

Qual o melhor material para isolamento acústico?

Como dissemos acima, a resposta para qual o melhor material para isolamento acústico vai depender de diferentes fatores, entre eles a sua necessidade e qual tipo de som você deseja evitar. 

Caso seu problema sonoro tenha origem em barulhos que são externos e não são gerados por atrito físico, como barulhos gerados por aviões, carros, motos e conversas, os materiais acústicos isolantes ideais são:

  • forros metálicos;
  • placas cimentícias;
  • placas de gesso acartonado;
  • lã mineral.

Entretanto, se o seu problema é com barulhos de móveis arrastando e salto alto batendo no chão, ou qualquer outro tipo de som gerado por atrito físico e impacto os melhores materiais acústicos isolantes são as mantas acústicas.

É importante ainda analisar se o ruído está vindo do próprio ambiente, como por exemplo, uma sala de reunião que costuma ter reuniões de brainstorming ou um estúdio de música. Casos como esses exigem o uso de:

  • placas de fibra mineral;
  • forros de gesso ou madeira;
  • espumas acústicas.

Agora que você já teve uma visão geral sobre qual o melhor material para isolamento acústico, vamos conhecer um pouco mais sobre cada opção de material. 

Isolamento acústico de madeira

Um dos materiais acústicos isolantes mais poderosos é a madeira maciça. Muito comum em portas é um material que pode ser moldado em diferentes formatos.

Uma outra forma de usar a madeira para isolamento acústico é criar um miolo de madeira no centro de 2 camadas de placas feitas a base de cimento.

Isolamento acústico de poliuretano

Se você está em busca de uma espuma para isolamento acústico, a espuma de poliuretano possui ótimas propriedades isolantes acústicas e térmicas. 

O material é bastante usado para o interior de telhas “sanduíche” com chapas de aço galvanizadas.

Também muito usada para evitar que os barulhos produzidos saiam do ambiente, devido a sua característica de absorção sonora.

Lã de vidro para isolamento acústico

A lã de vidro possui boa eficiência termoacústica. Você pode encontrar para comprar em rolos ou em painéis, com densidades diferentes. Possui alto índice de absorção acústica e pode ser aplicada em:

  • forros;
  • contrapisos.

Lã de Rocha

A lã de rocha é produzida a partir de rochas vulcânicas e é um excelente isolante térmico, bem como acústico. Na verdade a lã de rocha permite uma boa absorção acústica.

O material pode ser encontrado disponível nos formatos:

  • painel;
  • manta;
  • feltro;
  • tubo
  • flocos.

Lã de PET

Se você está em busca de cumprir os princípios da arquitetura sustentável essa pode ser a opção certa para quem está em busca de qual o melhor material para isolamento acústico.

Muito valorizada por ser obtida através da reciclagem de garrafas pets, a lã de PET está na lista de melhores materiais acústicos isolantes, também sendo opção como isolante térmico. 

Assim como outros materiais que vimos até aqui, são indicadas para o miolo de paredes de drywall e pode ser encontrada em diversas espessuras. 

Leia também: O que é arquitetura sustentável? Modismo ou tendência?

Borrachas sintéticas

Como você pode ver até aqui, a resposta para qual o melhor material para isolamento acústico é bastante ampla e vai depender de suas preferências e necessidades. As borrachas sintéticas, por exemplo, também podem ser usadas como isolantes acústicos no piso, para absorver ruídos de impacto. 

Assim como as lãs de PET, são produzidas por meio de reciclagem. Nesse caso, reciclagem de pneus.

Ao longo deste artigo o termo drywall apareceu algumas vezes como forma de aplicar os materiais acústicos isolantes. Então, se você ficou curioso sobre esse sistema de isolamento acústico, indicamos que assista ao vídeo abaixo: 

Em busca do projeto perfeito!

Não é simples ter que pensar em cada detalhe de um projeto, incluindo a identificação de qual o melhor material para isolamento acústico de acordo com as necessidades de seu cliente e do escritório que está sendo desenvolvido. 

Por isso, estabelecer relacionamento com fornecedores que se preocupam com seus projetos com o mesmo compromisso que você, vai trazer tranquilidade na entrega e permitir que você ocupe seu tempo na busca pelo desenvolvimento do melhor projeto de arquitetura corporativa.

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!