Não há como negar que os programas de computadores e aplicativos mais modernos são ótimos aliados da rotina de quem trabalha com arquitetura. Para desempenhar os projetos corporativos, por exemplo, existem softwares incríveis que calculam e representam ideias impressionantes.

Para conceber ambientes de trabalho mais funcionais, práticos e bonitos, você pode utilizar algumas das nossas sugestões de softwares. Em comum, todas eles prezam pelo desempenho, interface simples, produtividade, inovação e segurança.

As vantagens do uso dessas plataformas são inúmeras. Entre elas, estão o ganho de produtividade, de tempo, apresentações eficientes, qualidade visual atrativa e clientes mais satisfeitos. Além disso, há fatores de gestão relacionados ao uso de programas em empresas de arquitetura que dizem respeito ao controle de finanças e de materiais. Conheça agora nossas indicações e dê um salto na sua organização.

SketchUp

Simplicidade é a palavra de ordem dos desenvolvedores do SketchUp. A sua versão atualizada atende a todas as fases dos projetos corporativos, desde os estudos preliminares até a entrega da obra. Para você ter uma ideia, é possível fazer ainda no programa a análise da eficiência da edificação, o planejamento da obra, a quantidade de materiais, a documentação necessária e a interoperabilidade do conceito do Building Information Modeling, o BIM.

O seu destaque é para projetos em 3D. Por meio dele, você consegue baixar extensões ou plug-ins de modelos e texturas que vão dar um up nos seus projetos corporativos. E o melhor: o programa tem a versão mais simples gratuita e a Pro, paga. Na dúvida, dá para você conhecer sem tirar a mão do bolso e, se gostar, investe.

Para instalar, você vai precisar do Windows 7, 8 ou 8.1, 8 GB de memória RAM, processador de no mínimo 2 GHz e mouse com botão para scroll. Para quem tem Mac, o sistema precisa ser OS X 10.10, 10.9 ou 10.8, processador Intel de 2.1 GHz ou superior e o mesmo de RAM e modelo de mouse.

Revit

Quer rapidez e eficiência na hora de projetar? O Revit é o programa que você precisa. Ele é interligado à tecnologia BIM. Isso faz com que, cada vez que você mude uma vista, as outras sejam atualizadas conforme as alterações.

Um diferencial desse programa é que ele viabiliza que o mesmo projeto corporativo seja compartilhado entre usuários diferentes. E não só isso: ele pode ser modificado e salvo, facilitando o trabalho em equipe.

Os requisitos mínimos para a instalação do Revit são: ter o sistema operacional Windows (não é compatível com o Mac), nas versões 7 Home Premium ou superior, processador Single ou Multi-Core Intel Pentium, Xeon ou i-Series ou AMD com tecnologia SSE2, 4 GB de memória RAM e o vídeo com resolução de 1.280 x 1.024 com True Color. O software é pago.

Lumion 3D

O Lumion 3D traz uma evolução considerável em relação aos seus concorrentes. Por meio dele, você consegue criar vídeos. O programa possui uma biblioteca de cenas sensacionais para compor a sua produção.

Nesse software, não é possível fazer a modelagem, mas você consegue facilmente importar seus arquivos com extensão .fbx produzidos em outras plataformas voltadas para a arquitetura. Depois de transferir, é só texturizar, inserir móveis, espaços internos e externos, pessoas e o que mais os seus projetos corporativos pedirem.

Por fim, você dá um comando e o Lumion 3D vai gerar as imagens em movimento. Use esse recurso sempre que for fazer alguma apresentação dos projetos para ambientes empresariais, pois os gestores gostam de ver na prática como ficarão os setores. Isso vai surpreender os seus clientes!

Promob

O Promob é um dos melhores softwares para quem quer trabalhar especificamente com criação de móveis planejados. A maior vantagem dele é que dá para visualizar em 3D os móveis de qualquer ambiente de uma corporação, como salas de reuniões, auditórios, refeitórios, estoque, almoxarifado etc.

Outro benefício desse programa é que ele calcula automaticamente a quantidade de madeira, vidro ou outros materiais que serão utilizados no design do mobiliário. Isso significa que você poderá entregar para o cliente um relatório completo sobre a obra, que vai ajudá-lo bastante no controle do orçamento.

Se a sua preocupação for fazer uma volumetria bem-feita em três dimensões, o Promob é ideal para atender às suas necessidades.

Homestyler

Quando o assunto é design de interiores para corporações, umas das melhores ferramentas para computador é o Homestyler. Ele é perfeito para usuários com pouca experiência em modelagens mais avançadas e permite visualizações em 2 e 3D.

Outro grande atributo do software é que você não precisa instalá-lo no seu PC, pois ele é disponibilizado online. O Homestyler tem um banco de dados interessante para quem não possui uma vasta galeria de designs com elementos como janelas, portas, corredores, escrivaninhas, cadeiras, armários, lixeiras e outros detalhes que compõem os espaços ocupados pelos colaboradores das empresas.

E, se você precisa de uma forcinha para divulgar o seu trabalho, essa ferramenta é interativa, pois permite o compartilhamento dos projetos nas redes sociais.

Office Desk

Você sabe que atender bem o cliente é uma premissa básica para toda empresa, seja ela iniciante, experiente, grande ou pequena. Um software para projetos corporativos que cumpre bem esse papel é o Office Desk. Com ele, você consegue gerenciar todos os seus canais de autoatendimento e integrá-los em uma plataforma.

Esse serviço de assistência ao cliente reúne no mesmo lugar as solicitações de help desk feitas por meio do e-mail, telefone e até das redes sociais, como Facebook e Twitter. O resultado é mais rapidez nas respostas e consumidores mais felizes.

O escritório de arquitetura também sai ganhando com o Desk, pois gera fluxo de trabalho e automação da comunicação. A gestão das informações também é facilitada, porque é possível elaborar relatórios com as queixas ou elogios mais frequentes dos clientes e acompanhar tudo isso por meio de dispositivos móveis.

Conta Azul

Entre os melhores softwares para empresas de arquitetura está o Conta Azul. Ele é uma espécie de plataforma online e está nesta lista porque é extremamente eficaz para gestores manterem o sucesso dos seus negócios a fim de conquistar mais clientes para projetos corporativos.

Por meio dele, você emite notas fiscais, controla o fluxo de caixa, as vendas e o estoque. O sistema permite, inclusive, que você negocie com bancos e tenha contato direto com o seu contador.

Embora, o Conta Azul não trate diretamente de projetos arquitetônicos, o seu valor está na sua capacidade de conectar e organizar todas as áreas administrativas da empresa. É o chamado ERP, que significa Enterprise Resources Planning ou Sistema Integrado de Gestão, que automatiza as tarefas e operações administrativas para a tomada de decisões inteligentes.

Os softwares para o desenvolvimento de projetos corporativos são ferramentas muito úteis e modernas a fim de auxiliar o processo criativo dos escritórios de arquitetura. Por meio deles, os profissionais otimizam os projetos e conquistam resultados superiores. Isso deixa clientes mais satisfeitos e garante mais lucratividade para você. Tem outras sugestões para este artigo? Deixe nos comentários.