O perfil de trabalho está mudando, e grandes corporações vêm investindo em ambientes informais, horários flexíveis e apostando na produtividade como chave para o seu desenvolvimento. Dessa forma, é necessário que as sedes e escritórios se adaptem às novas rotinas.

O ambiente de trabalho influencia não só na produtividade, mas também no relacionamento entre a equipe. Mas você conhece a importância dos projetos de arquitetura corporativa? Acompanhe nossas 7 dicas para associar estética e funcionalidade em seus projetos!

Avalie a realidade da empresaequipe em reunião

Dependendo da área de atuação, a empresa pode apresentar necessidades específicas e atender a legislações diferenciadas. Um escritório de advocacia apresenta demandas bem distintas de um consultório médico, por exemplo. Por isso, é necessário conhecer a rotina e as utilidades da corporação em questão.

O projeto deve considerar e atender a setorização exigida: quantas e quais áreas são essenciais ao funcionamento e fluxo de atendimento da empresa. Então, avalie a necessidade de salas de apoio, salas de reunião e de recepção, por exemplo. Uma boa ideia é conversar com a equipe e compreender o seu dia a dia.

Verifique qual é a abordagem e como funciona a interação entre equipes, se o cotidiano é mais flexível ou mais rígido, se a hierarquia demanda maior ou menor separação entre os setores etc. Tais questões impactam diretamente no programa de necessidades, e um levantamento adequado de dados facilita a elaboração dos projetos de arquitetura corporativa.

Saiba quais são as necessidades dos funcionáriospessoas trabalhando em escritório

A rotina dos colaboradores não fica restrita à sua sala ou estação de trabalho. É preciso considerar as áreas destinadas ao convívio e funcionalidades presentes na companhia. Diversas empresas têm adotado uma linguagem arquitetônica que permite maior integração e interação entre as equipes, o que é um reflexo das políticas e comportamentos corporativos.

A título de exemplo e referência, empresas como o Facebook oferecem marcenaria, lavanderia, café, academia, espaços funcionais e áreas de entretenimento para os seus funcionários. A empresa literalmente se torna uma extensão para as atividades rotineiras de seus colaboradores.

Compreender o perfil de relacionamento na empresa auxilia a projetar um ambiente com todos os elementos necessários para que o clima da corporação seja otimizado.

Priorize a ergonomiatrio de arquitetos em escritório

Quantas horas por dia você permanece sentado em sua escrivaninha? Assim como você, os funcionários exercem atividades rotineiras e repetitivas, o que gera uma demanda aos projetos de arquitetura corporativa: a ergonomia.

Ergonomia deixou de ser sinônimo de móveis com estética ruim, e um termo muito utilizado hoje é o ergodesign — associação entre ergonomia e design. O ideal é buscar por alternativas de móveis personalizados e que atendam da melhor forma às necessidades específicas da empresa ou dos colaboradores.

Pequenos elementos, como móveis de apoio, cadeiras adaptáveis etc., auxiliam na produtividade da equipe em curto e longo prazo. Assim, invista em elementos de qualidade e indique itens com melhor custo-benefício para os seus clientes!

Use móveis modernostrio trabalhando em computador

O mobiliário bem projetado proporciona versatilidade e permite adequações de layout. Lembre-se da importância de atender aos usos e ferramentas de cada colaborador. O design moderno também possibilita um ambiente mais agradável. Cores claras, associadas a cores vivas, uma composição leve, jovial e planejada tornará a empresa de seu cliente um local mais produtivo e acolhedor.

Gigantes como Google e Facebook nos mostram um ambiente de trabalho descontraído e inspirador. A cultura empresarial, o ambiente corporativo e a interação entre funcionários e espaço físico trazem bons resultados. Portanto, alinhe as expectativas e utilize as referências adequadas à linguagem arquitetônica escolhida. Projete considerando móveis que sejam adequados e representem os valores e a equipe da empresa.

Utilize uma boa iluminaçãodupla conversando olhando para tablet

O escritório pode se tornar mais agradável de acordo com a iluminação adotada. Por isso, os ambientes devem ser pensados com luminárias que proporcionem o efeito desejado. Assim, escolha elementos leves e adequados. O contraste de luz e sombra, o uso de objetos em destaque e o cuidado com os detalhes pode impactar positivamente na rotina da companhia.

Invista em luminárias que possam ser ajustadas conforme o uso do ambiente, como as lâmpadas com trilhos ou dimerizadas, que permitem controlar o direcionamento e intensidade luminosa do ambiente.

O humor dos funcionários pode até mesmo ser impactado pela iluminação, por isso verifique quais índices, tonalidade de lâmpadas e disposição são melhores para seu projeto e demonstre a importância dessa escolha para o seu cliente!

Invista no conceito abertopessoas em ambiente de trabalho

Conceito aberto ou Open Concept é a tendência mais utilizada nas corporações com perfil jovem e dinâmico. Tem sido a maior aposta, uma vez que otimiza espaços, possibilita maior interação entre a equipe e, sob certo aspecto, rompe com os padrões clássicos de hierarquia na organização do ambiente. Aquela história de sala do supervisor separada? Não funciona mais para a maioria das empresas, aproveite e utilize esse conceito em seus projetos!

Desde que seja adequado à realidade da empresa, invista nessa forma de organização, separe os times que precisarem de maior privacidade e aproveite o espaço restante. Lembre-se de cuidar de questões sonoras e de climatização, pois elas podem vir a ser um problema, principalmente em ambientes com vários trabalhadores.

Coloque plantas, adornos e enfeitespessoas trabalhando em escritório ambientado com plantas

Foi-se o tempo em que o ambiente de trabalho era impessoal, frio e pouco acolhedor. Por isso, utilize em seus projetos de arquitetura corporativa itens que personalizem o local da maneira mais adequada, de forma a seguir a linha arquitetônica adotada no projeto. Assim, use a criatividade para inserir plantas, adornos e enfeites no ambiente.

O uso desses objetos torna a empresa mais acolhedora e agradável. E a adoção de instrumentos como canecas e porta-retratos podem fazer com que o funcionário se sinta parte integrante da empresa.

Seus clientes já procuraram você para melhorar seus espaços? Utilize como referência as grandes empresas, demonstre a importância do projeto ao seu cliente e mostre as melhorias que um ambiente planejado pode trazer para a empresa dele!

Como vimos, dá para unir estética e funcionalidade em projetos arquitetônicos ao avaliar as necessidades da empresa e dos colaboradores, priorizar a ergonomia, utilizar móveis modernos e boa iluminação, investir no conceito aberto e adornar o ambiente com elementos que acolham os colaboradores.

Gostou das nossas dicas sobre projetos de arquitetura corporativa? Então, entre em contato com nossa empresa e receba maiores informações e orientações para elaborar projetos mais encantadores a cada dia!