Para muitas pessoas que vivem nas grandes cidades, passar grande parte do dia dentro de um escritório já se tornou rotina. Por esse motivo, pensar na funcionalidade desses espaços é muito importante para garantir um bom desempenho profissional de toda equipe.

Criatividade, praticidade e conforto caminham juntos quando falamos sobre projetos arquitetônicos corporativos. Portanto, esqueça os clássicos visuais com cores neutras e móveis sem graça: hoje, existem conceitos completamente novos que fogem desses clichês!

Ainda não sabe o que é preciso para criar ambientes incríveis e garantir bons resultados para a empresa contratante? Conhecer a fundo as necessidades do cliente, planejar e investir em muita pesquisa são alguns dos passos mais importantes para alcançar o sucesso.

Neste post, você descobrirá como inovar e projetar ambientes funcionais e interessantes. Confira!

Conheça bem os problemas do cliente

O primeiro passo para produzir um projeto arquitetônico corporativo de sucesso é conhecer bem as necessidades do ambiente. Em geral, os espaços possuem mais do que um problema a ser resolvido e o profissional deverá ser capaz de identificar e resolver esses pontos. Observe todos os detalhes e identifique as questões mais urgentes a serem sanadas.

O principal obstáculo é a falta de espaço? Então otimize o ambiente e aposte nos móveis funcionais. A empresa possui poucas áreas de integração? Pense na melhor maneira de tornar o local agradável e útil para todos.

Ao identificar as necessidades, você poderá iniciar o seu planejamento. Nesse momento, busque sair do padrão e pensar diferente: tire as medidas do espaço, pense nas cores adequadas, considere uma boa iluminação e, é claro, não se esqueça de dar personalidade ao seu projeto. Pesquise sobre tendências e diferentes referências, procure saber o que outros profissionais estão fazendo de inovador para resolver esses problemas.

Invista na identidade visual

Nos últimos anos, a identidade visual tem sido muito valorizada pelos profissionais de arquitetura. Você sabe o motivo? 

Há quem imagine que esses detalhes nada mais são do que uma boa decoração de interiores. No entanto, ao considerar essa etapa, você terá a oportunidade de traduzir a essência e os valores da empresa em questão. Em outras palavras, a identidade visual é responsável por levar personalidade à marca, fazendo com que os clientes e funcionários entendam com mais facilidade o produto ou o serviço que está oferecido.

Aqui, são utilizados móveis, elementos decorativos, cores e revestimentos que estejam alinhados com a proposta e os objetivos do negócio. Ainda é possível inovar e apostar em peças diferentes, com a finalidade de criar um estilo exclusivo para o projeto.

As vantagens dessas atividades são inúmeras. O principal ponto é que você terá mais oportunidade de reforçar a marca e aproximar a comunicação do cliente com seu público-alvo. Afinal, ao planejar esses detalhes, todo o ambiente ficará muito mais organizado e será mais fácil transmitir a mensagem a todos. O resultado será um ambiente agradável e, principalmente, marcante.

Utilize móveis e objetos funcionais

Antes de pesquisar e comprar os móveis da empresa, é importante analisar e desenvolver um layout com as melhores opções. Leve em consideração questões como a metragem do espaço, o fluxo de pessoas na área, o estilo da decoração e, claro, o orçamento disponível.

É imprescindível escolher itens que sejam ergonômicos e também funcionais. Mas o que isso significa? Em resumo, a ergonomia consiste em peças que favoreçam as atividades de trabalho, proporcionando boas condições físicas e também psicológicas para o colaborador.

Este é o caso de cadeiras com encosto e apoios adequados para os braços, além de uma boa regulagem de altura. Ao priorizar este tipo de móvel, você garante muito mais segurança, produtividade e, consequentemente, mais lucro para o seu cliente.

Com isso em mente, é ideal que você opte por peças que tenham versatilidade, simplicidade e qualidade. Este último ponto é de extrema importância, já que você precisa investir em peças com alta durabilidade e baixo risco de gastos futuros.

Por se tratar de um projeto corporativo, evite os excessos. O ambiente precisa ser clean, sem poluição visual e versátil. Então, nada melhor do que itens leves, de fácil manuseio e que não impeçam mudanças ou adaptações quando forem necessárias. Essa também é uma ótima oportunidade para usar materiais ecológicos e levar uma proposta diferenciada e moderna para o espaço.

Bons exemplos para essas situações são os móveis multiuso e que comportam mais do que um objeto, como as mesas especiais para computador, impressora e telefone, ou também os gaveteiros com espaços amplos e perfeitos para organizar um escritório de forma eficiente.

Crie áreas de lazer e relacionamento

Já imaginou criar um ambiente de descontração e relacionamento dentro do escritório? Além de muito útil, essa é uma ótima sugestão para quem quer oferecer mais qualidade de vida aos funcionários.

A cada dia, as áreas de convivência vêm sendo cada vez mais adotadas por empresas que acreditam na importância de realizar pausas ou refeições no ambiente de trabalho. Ao apostar em um clima despojado, as pessoas ficam mais motivadas, trocam mais ideias, aproveitam melhor o seu tempo livre e o trabalho em equipe se fortalece.

Porém, para que esse local funcione de forma satisfatória, é preciso desenvolver um bom planejamento arquitetônico, destacando as maiores necessidades do ambiente. A proposta principal do espaço de relacionamento é relaxar e estimular.

Explore todos os detalhes e ouse com um toque informal e descontraído, usando a criatividade para que as pessoas desfrutem de novas experiências ao longo dos dias, mesmo que por poucos momentos.

Conforto e praticidade

O ambiente precisará transmitir conforto, acolhimento e um clima quase caseiro. Abuse de itens como poltronas, sofás, puffs, almofadas e tapetes. Também é possível usar plantas, um espaço de leitura e instalações para música ambiente. Caso a sua área seja muito reduzida, otimize o layout, incluindo mesas, armários e uma mesa para o café e demais refeições.

Iluminação

A iluminação é fundamental para qualquer projeto. E aqui não seria diferente! Por isso, instale pontos estratégicos e mantenha o local bem iluminado. Também é recomendado priorizar a luz natural, o que ajudará a deixar a área mais agradável, tranquila e ainda economizar energia.

Cores certas

Para incentivar o descanso e relaxamento, priorize os tons suaves, como o azul, o branco ou o cinza. Está achando a composição muito apagada? As cores mais intensas, como o vermelho, roxo e amarelo são ótimas quando usadas em alguns objetos decorativos. Brinque com a criatividade e você terá uma área única e sofisticada!

Objetos diferenciados

Que tal explorar ainda mais essa ideia? Diversas empresas já estão apostando no uso de televisores e, até mesmo, mesa de jogos para os seus funcionários darem uma pausa do trabalho. Essa é uma alternativa interessante e que, sem dúvidas, vai render muito valor para o escritório.

Saiba como oferecer seus serviços

Criar um projeto arquitetônico é uma tarefa que envolve uma série de pontos a serem analisados. Seguindo as nossas dicas, você será capaz de atingir as expectativas do seu cliente e ainda evitar prejuízos financeiros.

Ao divulgar seus serviços, lembre os clientes da importância de contar com um profissional da área para destacar os diferenciais do escritório. Afinal, apenas um arquiteto terá o conhecimento técnico adequado para gerenciar e sanar todos os problemas que podem envolver não apenas a parte estética, mas também funcionalidade, instalações elétricas e hidráulicas, ventilação, cálculo estrutural e demais questões legais.

Gostou das nossas dicas sobre projetos arquitetônicos corporativos? Então nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades que compartilhamos: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn