Os projetos de arquitetura corporativa são trabalhos que necessitam de um planejamento aprofundado e detalhado sobre os valores de uma empresa.
Não se trata apenas de elaborar a planta de um ambiente empresarial. Precisa-se de todo um estudo por trás para que o espaço reflita a cultura organizacional.
O perfil de trabalho está mudando, e grandes corporações vêm investindo em ambientes informais, horários flexíveis e apostando na produtividade como chave para o seu desenvolvimento.
Dessa forma, é necessário que as sedes e escritórios se adaptem às novas rotinas.
O ambiente de trabalho influencia não só na produtividade, mas também no relacionamento entre a equipe.
Contudo, você conhece a importância dos projetos de arquitetura corporativa? Continue com a gente e descubra nos tópicos a seguir.
Boa leitura!
O que é arquitetura corporativa?
A grosso modo, arquitetura corporativa é um ramo focado no desenvolvimento de projetos arquitetônicos para empresas.
Mas, como já dissemos, vai muito além de puramente uma planta do espaço físico.
Existem diversas etapas primordiais para que o ambiente projetado atenda às necessidades da instituição.
Antes de passar para os rascunhos, é fundamental fazer uma grande pesquisa sobre o posicionamento e as visões da empresa. Dessa forma, você será capaz de refletir a essência do negócio no ambiente de trabalho.
Além disso, há vários outros fatores a se considerar, como ergonomia organizacional, boa iluminação, decoração adequada e disposição dos móveis.
A união destes elementos resultará em um espaço aconchegante, confortável e acolhedor. Ou seja, terá condições exemplares para que os colaboradores tenham um ganho de produtividade e criatividade.
Dicas para associar estética e funcionalidade em projetos de arquitetura corporativa
Agora que você já sabe o que é a arquitetura corporativa, acompanhe nossas 7 dicas para associar estética e funcionalidade em seus projetos:
- Avalie a realidade da empresa
- Saiba quais são as necessidades dos funcionários
- Priorize a ergonomia
- Use móveis modernos
- Utilize uma boa iluminação
- Invista no conceito aberto
- Coloque plantas, adornos e enfeites
1. Avalie a realidade da empresa
Dependendo da área de atuação, a empresa pode apresentar necessidades específicas e atender a legislações diferenciadas.
Um escritório de advocacia apresenta demandas bem distintas de um consultório médico, por exemplo. Por isso, é necessário conhecer a rotina e as utilidades da corporação em questão.
O projeto deve considerar e atender a setorização exigida: quantas e quais áreas são essenciais ao funcionamento e fluxo de atendimento da empresa.
Então, avalie a necessidade de salas de apoio, de reunião e de recepção, por exemplo. Uma boa ideia é conversar com a equipe e compreender o seu dia a dia.
Verifique qual é a abordagem e como funciona a interação entre equipes, se o cotidiano é mais flexível ou mais rígido, se a hierarquia demanda maior ou menor separação entre os setores.
Tais questões impactam diretamente no programa de necessidades, e um levantamento adequado de dados facilita a elaboração dos projetos de arquitetura corporativa.
2. Saiba quais são as necessidades dos funcionários
A rotina dos colaboradores não fica restrita à sua sala ou estação de trabalho. É preciso considerar as áreas destinadas ao convívio e funcionalidades presentes na companhia.
Diversas empresas têm adotado uma linguagem arquitetônica que permite maior integração e interação entre as equipes, o que é um reflexo das políticas e comportamentos corporativos.
A título de exemplo e referência, empresas como o Facebook oferecem marcenaria, lavanderia, café, academia, espaços funcionais e áreas de entretenimento para os seus funcionários.
A empresa literalmente se torna uma extensão para as atividades rotineiras de seus colaboradores.
Compreender o perfil de relacionamento na empresa auxilia a projetar um ambiente com todos os elementos necessários para que o clima da corporação seja otimizado.
3. Priorize a ergonomia
Quantas horas por dia você permanece sentado em sua escrivaninha? Os colaboradores exercem atividades rotineiras e repetitivas por diversas horas. Isso gera a necessidade de bem-estar.
Por isso, a ergonomia deixou de ser sinônimo de móveis com estética ruim, e um termo muito utilizado hoje é o ergodesign — associação entre ergonomia e design.
O ideal é buscar por alternativas de móveis para escritório personalizados e que atendam da melhor forma às necessidades específicas da empresa ou dos colaboradores.
Pequenos elementos, como móveis de apoio e cadeiras adaptáveis, auxiliam na produtividade da equipe a curto e longo prazo.
Sendo assim, invista em elementos de qualidade e indique itens com um bom custo-benefício para os seus clientes!
Quer saber mais sobre ergonomia? Confira o Talk de Conteúdo com a arquiteta Priscilla Bencke e entenda como as mesas e as cadeiras impactam diretamente na saúde dos colaboradores:
4. Use móveis modernos
O mobiliário bem projetado proporciona versatilidade e permite adequações de layout. Lembre-se da importância de atender aos usos e ferramentas de cada colaborador.
O design moderno também possibilita um ambiente mais agradável. Uma composição leve, jovial e planejada tornará a empresa de seu cliente um local mais produtivo e acolhedor.
Gigantes como Google e Facebook nos mostram como um ambiente de trabalho descontraído e inspirador pode funcionar. A cultura empresarial, o ambiente corporativo e a interação entre funcionários e espaço físico trazem bons resultados.
Portanto, alinhe as expectativas e utilize as referências adequadas à linguagem arquitetônica escolhida. Projete considerando móveis que sejam adequados e representem os valores e a equipe da empresa.
5. Utilize uma boa iluminação
O escritório pode se tornar mais agradável de acordo com a iluminação adotada. Por isso, os ambientes devem ser pensados com luminárias que proporcionem o efeito desejado.
Assim, escolha elementos leves e adequados. O contraste de luz e sombra, o uso de objetos em destaque e o cuidado com os detalhes podem impactar positivamente na rotina da companhia.
Invista em luminárias que possam ser ajustadas conforme o uso do ambiente, como as lâmpadas com trilhos ou dimerizadas, que permitem controlar o direcionamento e intensidade luminosa do ambiente.
O humor dos funcionários pode até mesmo ser impactado pela iluminação. Diante disso, verifique quais índices, tonalidade de lâmpadas e disposição são melhores para o projeto e demonstre a importância dessa escolha para o seu cliente!
Leia também: Iluminação no ambiente de trabalho: guia de posicionamento da luz e modelos de luminária
6. Invista no conceito aberto
O conceito aberto ou open space é a tendência mais utilizada nas corporações com perfil jovem e dinâmico.
Tem sido a maior aposta, uma vez que otimiza espaços, possibilita maior interação entre a equipe e, sob certo aspecto, rompe com os padrões clássicos de hierarquia na organização do ambiente.
Aquela história de sala do supervisor separada? Não funciona mais para a maioria das empresas!
Desde que seja adequado à realidade da empresa, invista nessa forma de organização, separe os times que precisarem de maior privacidade e aproveite o espaço restante.
Lembre-se de cuidar de questões sonoras e de climatização, pois elas podem vir a ser um problema, principalmente em ambientes com vários trabalhadores.
7. Coloque plantas, adornos e enfeites
Foi-se o tempo em que o ambiente de trabalho era impessoal, frio e pouco acolhedor.
Por isso, utilize em seus projetos de arquitetura corporativa itens que personalizem o local da maneira mais adequada, de forma a seguir a linha arquitetônica adotada no projeto.
Assim, use a criatividade para inserir adornos, enfeites e plantas no escritório. A utilização destes objetos torna a empresa mais acolhedora e agradável.
E a adoção de instrumentos como canecas e porta-retratos podem fazer com que o funcionário se sinta parte integrante da empresa.
Gostou das dicas para projetos de arquitetura corporativa?
Como vimos, dá para unir estética e funcionalidade em projetos arquitetônicos ao avaliar as necessidades da empresa e dos colaboradores, priorizar a ergonomia, utilizar móveis modernos e boa iluminação, investir no conceito aberto e adornar o ambiente com elementos que acolham os colaboradores.
Os seus clientes já te procuraram para melhorar a arquitetura corporativa dos espaços? Utilize como referência as grandes empresas, demonstre a importância do projeto e mostre as melhorias que um ambiente planejado pode trazer para a empresa dele!
Outra dica essencial é utilizar móveis de qualidade em seus projetos de arquitetura corporativa. Mas, isso é bem simples de conseguir: basta ter a Marelli como parceira.
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