Sabia que o ambiente no qual você trabalha influencia muito a sua qualidade e a produtividade em home office? O que muitas pessoas não sabem é que a organização e o visual de um espaço não cumprem apenas funções estéticas, mas também têm efeitos psicológicos importantes que influenciam o desempenho. 

Questões como quantidade e distribuição dos móveis no design de escritório, iluminação e barulho externo são apenas alguns dos elementos que devem ser levados em consideração na hora de avaliar a melhor forma de aliar o seu ambiente de trabalho a uma maior produtividade em casa.

Por conta disso, reunimos cinco dicas de produtividade em home office para que você chegue mais facilmente aos seus objetivos. Ficou interessado? Então confira agora mesmo e continue a leitura!

Como ser produtivo trabalhando de casa

1. Privilegie móveis funcionais

Em um escritório é normal que móveis ocupem a maior parte do espaço. Mesas, cadeiras, gabinetes, entre outros, podem acabar entulhando o seu espaço por maior que ele seja.

Por isso, ao mobiliar o seu escritório, aposte em poucos móveis e dê preferência àqueles que são funcionais, ou seja, que cumprem uma ou mais funções práticas no ambiente para aumentar a produtividade em home office.

Um exemplo é a mesa. Por que ter uma mesa e um gaveteiro separados se você pode ter os dois em um só móvel? E caso mais de uma pessoa use o escritório, por que não usar a mesma com cada pessoa sentando em lados ou pontas opostas?

linha-home-Movement-marelli

Mesa com rodinha da linha Movement: + mobilidade para o home office.

No atual mercado, as inovações em design tornaram a otimização do espaço de trabalho uma atividade muito mais simples com opções que são ao mesmo tempo funcionais e que valorizam o aspecto estético do ambiente. 

Comece agora mesmo a repensar a necessidade dos móveis presentes no seu escritório e procure sempre por alternativas que sejam úteis e que ajudam na produtividade em casa.

2. Aproveite o espaço vertical

Sim, o uso de prateleiras parece uma dica óbvia, mas muitas pessoas se esquecem completamente de aproveitar o espaço vertical de um cômodo e acabam entulhando todos os objetos em cantos e gavetas. 

Caso o seu espaço de trabalho seja pequeno, aposte em prateleiras com suporte embutido, pois essas ocupam menos espaço do que aquelas que necessitam de mão francesa

Porém, caso a ideia seja alinhar organização e produtividade em home office com uma decoração mais caprichada, procure mãos francesas com um estilo que combine com o seu escritório. Se forem bem escolhidas, elas podem mudar completamente o visual de um cômodo.

Outra dica importante quando o assunto é prateleira, é tentar colocar objetos parecidos um ao lado do outro, como pastas de formatos parecidos e pilhas de papel.

Combinar elementos parecidos em pontos visíveis do cômodo aumenta o senso de organização e limpeza, o que certamente reflete em como ser produtivo trabalhando de casa.

3. Escolha bem as fontes de iluminação

A iluminação tem uma função estética e funcional no seu ambiente de trabalho. Mesmo que você não receba visitas no seu escritório, a maneira como você usa a iluminação tem efeitos psicológicos importantes na produtividade em home office

Ter uma grande entrada de luz natural, por exemplo, não apenas dá uma sensação de espaço maior, como também diminui o cansaço das vistas.

Por isso, ao pensar em um ambiente de trabalho, procure sempre utilizar aquele cômodo que recebe mais luz natural. Porém, caso isso não seja possível no espaço que você tem disponível, procure luminárias e lâmpadas que repliquem a luz solar. 

Para quem tem necessidades especiais para as vistas, vale a pena consultar um especialista e ver qual o melhor tipo de luz para o escritório, especialmente se o seu trabalho requer alguma leitura ou análise minuciosa ou passar muito tempo olhando para a tela do computador.

4. Tome cuidado com a sua saúde física

Muitas pessoas passam muito tempo trabalhando e nem prestam atenção em questões como a postura. Para quem trabalha sentado, uma cadeira ergonômica e um encosto para os pés são essenciais para poder realizar suas atividades na postura correta e evitar problemas na coluna.

Assentos devem ser acolchoados e a altura correta da cadeira é entre 37 cm e 50 cm, devendo ser ajustada de acordo com a necessidade do usuário. Outra forma de cuidar da sua saúde física no ambiente de trabalho é fazer exercícios leves regularmente.

Mantenha também um espaço livre no chão do seu escritório para que possa praticar exercícios, relaxamentos e alongamentos ao decorrer do seu dia. 

Assista ao vídeo abaixo o talk da especialista Priscilla Bencke com as principais dicas de ergonomia que contribuem para ter mais produtividade em home office:

5. Use dicas de Feng Shui

Para quem está perdido na hora de decorar o home office, o Feng Shui apresenta ótimas diretrizes para começar a planejar a otimização do seu espaço.

Com dicas específicas para cada área do cômodo e da vida, essa técnica milenar oriental tem o intuito de promover uma maior harmonia no ambiente por meio da disposição de objetos, cores e elementos naturais.

Para a área de trabalho, o Feng Shui recomenda que a mesa fique de frente para a porta, com as costas protegidas por uma parede. Isso porque de acordo com essa filosofia, as pessoas não se sentem seguras quando não podem ver a entrada do cômodo no qual estão e isso afeta o sentimento de conforto que ela tem em um determinado espaço.

Já as cores presentes no ambiente influenciam o estado psicológico da pessoa. Para exaltar a criatividade e a determinação, por exemplo, o Feng Shui recomenda o laranja. Já para a concentração, use o amarelo, marrom, castanho ou bege. 

Porém, ao usar as cores, lembre-se de que não é necessário pintar todo o cômodo e que ter apenas toques como quadros, objetos ou até mesmo uma parede pintada pode ser o bastante para aproveitar os benefícios a favor da sua produtividade em home office.

Gostou das dicas de produtividade em home office?

Para finalizar, lembre-se de que aumentar a organização e produtividade em home office vai além do cuidado com o espaço. Certifique-se de que seu tempo seja bem utilizado e procure automatizar tarefas com softwares que auxiliam em seus afazeres. Confira mais ficas no post: ‘Home office produtivo: 7 dicas para aumentar seu desempenho’.

Para criar um projeto com móveis duradouros e de qualidade conheça as três novas linhas para Home Office da Marelli:

Além de conhecer todas as novidade, você pode fazer sua compra online com segurança e conforto na loja virtual da Marelli. 😉

Caso tenha dúvidas ou queira compartilhar outras experiências, deixe um comentário aqui embaixo!