Já percebeu como um ambiente é capaz de mudar nosso humor, disposição, capacidade de concentração e até mesmo reverter quadros de fadiga? Hotéis, spas, restaurantes e tantos outros estabelecimentos comerciais investem muito em decoração porque sabem como isso influencia o comportamento dos clientes. Seria incoerente, portanto, acreditar que não existe nenhuma relação entre a arquitetura e a produtividade no ambiente de trabalho. Mas, qual é, exatamente, a amplitude dessa relação?

Entender como o ambiente de trabalho influencia na produtividade no ambiente de trabalho é o assunto deste post.

Descubra como usar a arquitetura como uma aliada para alavancar a performance de colaboradores e encante seus clientes.

Por que falar de arquitetura no ambiente de trabalho?

produtividade no ambiente de trabalho

Talvez voc√™ ainda n√£o tenha ouvido falar a respeito, mas uma das principais tend√™ncias na gest√£o de pessoas √© o¬†‚Äúconsumerismo‚ÄĚ. Ele acontece quando a empresa decide tratar seus colaboradores como se fossem consumidores, priorizando a satisfa√ß√£o.

Como você pode imaginar, essa preocupação vai além do bem-estar do trabalhador. Ela é motivada não só pelo aspecto humano, mas pelos resultados que proporciona a um negócio. Funcionário satisfeito é engajado, produtivo, criativo e lucrativo.

√Č nesse ponto que o trabalho de arquitetura adquire um papel relevante. Ela √© fundamental para o bem-estar dos trabalhadores, o que aumenta seus n√≠veis de satisfa√ß√£o e at√© mesmo previne o surgimento de problemas de sa√ļde.¬†

Além disso, um projeto de arquitetura corporativa bem elaborado estimula a produtividade no ambiente de trabalho, principalmente nos seguintes atributos:

Quer saber como fazer da arquitetura corporativa uma aliada da produtividade no trabalho e desempenho de uma equipe? Confira no próximo tópico!

Como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho com a arquitetura corporativa?

como o ambiente de trabalho influencia na produtividade

Existem alguns itens importantes que interferem no comportamento e desempenho dos colaboradores. Veja quais são eles e como o trabalho de arquitetura pode usá-los em favor da produtividade.

1. Layout do ambiente

O¬†layout do ambiente corporativo¬†√© essencial para o bom andamento das tarefas. N√£o existe uma f√≥rmula √ļnica para acertar nesse aspecto, j√° que a escolha depende das atividades que os colaboradores realizam. Um layout adequado:

  • facilita a circula√ß√£o;
  • aproveita bem o espa√ßo;
  • faz com que os funcion√°rios tenham acesso aos equipamentos e √°reas que precisam utilizar sem obst√°culos ou dificuldades.

Ele tamb√©m deve considerar se as pessoas executam atividades colaborativas ou necessitam de privacidade. A¬†divis√£o dos ambientes¬†precisa criar as condi√ß√Ķes ideais para o trabalho, mas de prefer√™ncia sem isolar completamente as pessoas.

Leia mais em: Quais são as principais vantagens de usar divisórias em escritórios?

trabalho de arquitetura

O layout tem ainda outro papel fundamental na produtividade no ambiente de trabalho: evitar a propagação de sons. Sabemos que um nível alto de ruído interfere na produtividade, pois dificulta a concentração e até mesmo a comunicação.

Nesses casos, qual é o trabalho de um arquiteto? O arquiteto precisa ter consciência de como usar elementos decorativos para criar o melhor layout possível, tornando o ambiente agradável e funcional. 

2. Cores

Escolher as melhores cores para escritório é tão essencial para estimular o comportamento humano, que existe até uma área que estuda a psicologia relacionada a elas. Por isso, elas devem ser bem utilizadas no ambiente de trabalho.

A recomenda√ß√£o convencional da arquitetura contempor√Ęnea √© que os espa√ßos corporativos sejam dominados pelos tons neutros. Por√©m, sabemos que inserir cores de maneira apropriada quebra a monotonia do ambiente, tornando-o estimulante.

√Č importante que a escolha das cores leve em conta a identidade visual do neg√≥cio. Al√©m disso, √© trabalho de um arquiteto analisar a natureza das atividades realizadas naquele espa√ßo e avaliar se a melhor op√ß√£o √© us√°-las apenas em detalhes ou de forma marcante.

3. Iluminação

qual é o trabalho de um arquiteto

A iluminação no ambiente de trabalho é um dos fatores que mais interfere na produtividade no ambiente de trabalho.

Dificilmente um colaborador consegue ser produtivo quando precisa fazer um grande esforço para visualizar imagens ou textos devido à falta de luz ou ofuscamento.

O projeto ideal √© aquele que potencializa o uso da¬†luz natural, afinal, al√©m de ser fundamental para a arquitetura sustent√°vel, tamb√©m coloca a mente em alerta e contribui at√© mesmo para melhorar a sa√ļde dos colaboradores. No entanto, sabemos que √© necess√°rio recorrer tamb√©m √† ilumina√ß√£o artificial.

Para fazer isso da forma certa, é preciso que o trabalho de arquitetura planeje a inserção de pontos de luz nos locais adequados. Eles devem ser focais ou difusos, dependendo das atividades realizadas. 

Al√©m disso, √© necess√°rio ver quais s√£o os tipos de l√Ęmpadas e lumin√°rias adequadas para produzir o efeito desejado e posicionar a mob√≠lia corporativa de forma¬†a favorecer o trabalho dos funcion√°rios.

4. Organização

o ambiente de trabalho influencia no comportamento das pessoas

Para ampliar produtividade no ambiente de trabalho é essencial que o colaborador tenha fácil acesso a tudo que necessita para realizar suas tarefas. Isso significa que o mobiliário corporativo deve comportar todos os objetos de uso frequente e garantir que arquivos e pastas menos utilizadas não ocupem um espaço desnecessário.

Além dessa disponibilidade de itens necessários, é importante lembrar que o mobiliário corporativo é fundamental para a organização visual. Um ambiente bagunçado, com objetos expostos, tende a dificultar a concentração.

Outro ponto importante sobre como o ambiente de trabalho influencia na produtividade e que nem sempre as pessoas se lembram na hora de mobiliar um escritório, é o fato de que hoje se utiliza muitos equipamentos no local de trabalho. Computadores, scanners e impressoras fazem parte do dia a dia de muitas pessoas.

√Č essencial que os¬†m√≥veis do escrit√≥rio¬†sejam planejados para acomodar todos esses equipamentos. A instala√ß√£o el√©trica e o cabeamento tamb√©m devem ser bem pensados, evitando que os funcion√°rios precisem recorrer a gambiarras que oferecem riscos.

Leia também: 7 sinais de que você precisa trocar móveis do escritório

5. Ergonomia

produtividade no ambiente de trabalho

Finalmente, em um artigo sobre como o ambiente de trabalho influencia no comportamento das pessoas, não poderíamos deixar de falar de ergonomia. O conforto dos colaboradores é um dos principais fatores para:

  • manuten√ß√£o de sua sa√ļde;
  • promo√ß√£o do bem-estar;
  • aumento da produtividade.

Por isso, a ergonomia deve ser o principal requisito para a aquisi√ß√£o do mobili√°rio do escrit√≥rio. M√≥veis como as cadeiras ergon√īmicas para escrit√≥rio, podem¬†evitar a manifesta√ß√£o de dores nas costas e pesco√ßo, que est√£o entre as principais causas de afastamentos e licen√ßas no Brasil.

Al√©m disso, o posicionamento correto de mesas e¬†cadeiras¬†evita les√Ķes por esfor√ßos repetitivos (LER).

Funcionários que se sentem desconfortáveis também precisam interromper suas tarefas constantemente para aliviar dores e fadiga muscular.

Por todos esses motivos, √© essencial investir em m√≥veis ergon√īmicos. Estrutura resistente e estofamento de boa qualidade fazem com que as pe√ßas mantenham o bom n√≠vel de conforto ao longo do tempo, adiando a necessidade de reposi√ß√£o e mais uma vez amplia a produtividade no ambiente de trabalho.¬†

Para completar as dicas de como o ambiente de trabalho influencia na produtividade, assista ao vídeo abaixo e crie uma equipe de alto rendimento.

Como criar um projeto de arquitetura que favorece a produtividade? 

Certamente, o conhecimento do arquiteto pode fazê-lo criar um projeto mobiliário completo de arquitetura corporativa que atende todos esses requisitos. No entanto, ele pode contar também com a ajuda de empresas especializadas no ramo.

Como se sabe, uma das caracter√≠sticas da arquitetura √© sua capacidade de assimilar a tecnologia e a evolu√ß√£o do mercado, aplicando-a aos projetos. Por isso, uma empresa especializada pode garantir produtividade no ambiente de trabalho e oferecer solu√ß√Ķes inovadoras desenvolvidas com base em situa√ß√Ķes e problemas enfrentados comumente pelas companhias.¬†

Então, chegou o grande momento! 

Aquele projeto do escritório de uma grande empresa foi conquistado e empolgação não falta para você mostrar seu trabalho!

Mas a√≠ j√° bate aquela d√ļvida, qual o melhor fornecedor dos m√≥veis para esse projeto?¬†

√Č preciso pensar se a qualidade ir√° atender seu cliente, se ter√° a ergonomia adequada e at√© mesmo se v√£o entregar e montar no prazo!¬†¬†

N√≥s sabemos da import√Ęncia e responsabilidade que voc√™ tem com seu cliente!¬†

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

‚Üí Solicite seu Or√ßamento Agora! ‚Üź¬†

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!