Já percebeu como um ambiente é capaz de mudar nosso humor, disposição, capacidade de concentração e até mesmo reverter quadros de fadiga? Hotéis, spas, restaurantes e tantos outros estabelecimentos comerciais investem muito em decoração porque sabem como isso influencia o comportamento dos clientes. Seria incoerente, portanto, acreditar que não existe nenhuma relação entre a arquitetura e a produtividade no ambiente de trabalho. Mas, qual é, exatamente, a amplitude dessa relação?

Entender como o ambiente de trabalho influencia na produtividade no ambiente de trabalho é o assunto deste post.

Descubra como usar a arquitetura como uma aliada para alavancar a performance de colaboradores e encante seus clientes.

Por que falar de arquitetura no ambiente de trabalho?

produtividade no ambiente de trabalho

Talvez você ainda não tenha ouvido falar a respeito, mas uma das principais tendências na gestão de pessoas é o “consumerismo”. Ele acontece quando a empresa decide tratar seus colaboradores como se fossem consumidores, priorizando a satisfação.

Como você pode imaginar, essa preocupação vai além do bem-estar do trabalhador. Ela é motivada não só pelo aspecto humano, mas pelos resultados que proporciona a um negócio. Funcionário satisfeito é engajado, produtivo, criativo e lucrativo.

É nesse ponto que o trabalho de arquitetura adquire um papel relevante. Ela é fundamental para o bem-estar dos trabalhadores, o que aumenta seus níveis de satisfação e até mesmo previne o surgimento de problemas de saúde

Além disso, um projeto de arquitetura corporativa bem elaborado estimula a produtividade no ambiente de trabalho, principalmente nos seguintes atributos:

Quer saber como fazer da arquitetura corporativa uma aliada da produtividade no trabalho e desempenho de uma equipe? Confira no próximo tópico!

Como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho com a arquitetura corporativa?

como o ambiente de trabalho influencia na produtividade

Existem alguns itens importantes que interferem no comportamento e desempenho dos colaboradores. Veja quais são eles e como o trabalho de arquitetura pode usá-los em favor da produtividade.

1. Layout do ambiente

layout do ambiente corporativo é essencial para o bom andamento das tarefas. Não existe uma fórmula única para acertar nesse aspecto, já que a escolha depende das atividades que os colaboradores realizam. Um layout adequado:

  • facilita a circulação;
  • aproveita bem o espaço;
  • faz com que os funcionários tenham acesso aos equipamentos e áreas que precisam utilizar sem obstáculos ou dificuldades.

Ele também deve considerar se as pessoas executam atividades colaborativas ou necessitam de privacidade. A divisão dos ambientes precisa criar as condições ideais para o trabalho, mas de preferência sem isolar completamente as pessoas.

Leia mais emQuais são as principais vantagens de usar divisórias em escritórios?

trabalho de arquitetura

O layout tem ainda outro papel fundamental na produtividade no ambiente de trabalho: evitar a propagação de sons. Sabemos que um nível alto de ruído interfere na produtividade, pois dificulta a concentração e até mesmo a comunicação.

Nesses casos, qual é o trabalho de um arquiteto? O arquiteto precisa ter consciência de como usar elementos decorativos para criar o melhor layout possível, tornando o ambiente agradável e funcional. 

2. Cores

Escolher as melhores cores para escritório é tão essencial para estimular o comportamento humano, que existe até uma área que estuda a psicologia relacionada a elas. Por isso, elas devem ser bem utilizadas no ambiente de trabalho.

A recomendação convencional da arquitetura contemporânea é que os espaços corporativos sejam dominados pelos tons neutros. Porém, sabemos que inserir cores de maneira apropriada quebra a monotonia do ambiente, tornando-o estimulante.

É importante que a escolha das cores leve em conta a identidade visual do negócio. Além disso, é trabalho de um arquiteto analisar a natureza das atividades realizadas naquele espaço e avaliar se a melhor opção é usá-las apenas em detalhes ou de forma marcante.

3. Iluminação

qual é o trabalho de um arquiteto

A iluminação no ambiente de trabalho é um dos fatores que mais interfere na produtividade no ambiente de trabalho.

Dificilmente um colaborador consegue ser produtivo quando precisa fazer um grande esforço para visualizar imagens ou textos devido à falta de luz ou ofuscamento.

O projeto ideal é aquele que potencializa o uso da luz natural, afinal, além de ser fundamental para a arquitetura sustentável, também coloca a mente em alerta e contribui até mesmo para melhorar a saúde dos colaboradores. No entanto, sabemos que é necessário recorrer também à iluminação artificial.

Para fazer isso da forma certa, é preciso que o trabalho de arquitetura planeje a inserção de pontos de luz nos locais adequados. Eles devem ser focais ou difusos, dependendo das atividades realizadas. 

Além disso, é necessário ver quais são os tipos de lâmpadas e luminárias adequadas para produzir o efeito desejado e posicionar a mobília corporativa de forma a favorecer o trabalho dos funcionários.

4. Organização

o ambiente de trabalho influencia no comportamento das pessoas

Para ampliar produtividade no ambiente de trabalho é essencial que o colaborador tenha fácil acesso a tudo que necessita para realizar suas tarefas. Isso significa que o mobiliário corporativo deve comportar todos os objetos de uso frequente e garantir que arquivos e pastas menos utilizadas não ocupem um espaço desnecessário.

Além dessa disponibilidade de itens necessários, é importante lembrar que o mobiliário corporativo é fundamental para a organização visual. Um ambiente bagunçado, com objetos expostos, tende a dificultar a concentração.

Outro ponto importante sobre como o ambiente de trabalho influencia na produtividade e que nem sempre as pessoas se lembram na hora de mobiliar um escritório, é o fato de que hoje se utiliza muitos equipamentos no local de trabalho. Computadores, scanners e impressoras fazem parte do dia a dia de muitas pessoas.

É essencial que os móveis do escritório sejam planejados para acomodar todos esses equipamentos. A instalação elétrica e o cabeamento também devem ser bem pensados, evitando que os funcionários precisem recorrer a gambiarras que oferecem riscos.

Leia também7 sinais de que você precisa trocar móveis do escritório

5. Ergonomia

produtividade no ambiente de trabalho

Finalmente, em um artigo sobre como o ambiente de trabalho influencia no comportamento das pessoas, não poderíamos deixar de falar de ergonomia. O conforto dos colaboradores é um dos principais fatores para:

  • manutenção de sua saúde;
  • promoção do bem-estar;
  • aumento da produtividade.

Por isso, a ergonomia deve ser o principal requisito para a aquisição do mobiliário do escritório. Móveis como as cadeiras ergonômicas para escritório, podem evitar a manifestação de dores nas costas e pescoço, que estão entre as principais causas de afastamentos e licenças no Brasil.

Além disso, o posicionamento correto de mesas e cadeiras evita lesões por esforços repetitivos (LER).

Funcionários que se sentem desconfortáveis também precisam interromper suas tarefas constantemente para aliviar dores e fadiga muscular.

Por todos esses motivos, é essencial investir em móveis ergonômicos. Estrutura resistente e estofamento de boa qualidade fazem com que as peças mantenham o bom nível de conforto ao longo do tempo, adiando a necessidade de reposição e mais uma vez amplia a produtividade no ambiente de trabalho. 

Para completar as dicas de como o ambiente de trabalho influencia na produtividade, assista ao vídeo abaixo e crie uma equipe de alto rendimento.

Como criar um projeto de arquitetura que favorece a produtividade? 

Certamente, o conhecimento do arquiteto pode fazê-lo criar um projeto mobiliário completo de arquitetura corporativa que atende todos esses requisitos. No entanto, ele pode contar também com a ajuda de empresas especializadas no ramo.

Como se sabe, uma das características da arquitetura é sua capacidade de assimilar a tecnologia e a evolução do mercado, aplicando-a aos projetos. Por isso, uma empresa especializada pode garantir produtividade no ambiente de trabalho e oferecer soluções inovadoras desenvolvidas com base em situações e problemas enfrentados comumente pelas companhias. 

Então, chegou o grande momento! 

Aquele projeto do escritório de uma grande empresa foi conquistado e empolgação não falta para você mostrar seu trabalho!

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

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