Dentro de um ambiente corporativo, vários fatores devem ser levados em consideração durante o projeto. Entre eles podemos citar a disposição dos ambientes e dos móveis, a escolha dos materiais e acabamentos adequados e, até mesmo, questões envolvendo ergonomia, como a altura da mesa de escritório — seja ela individual, coletiva ou de diretoria.

Você já se perguntou a importância de se preocupar com a altura da mesa de escritório em ambientes corporativos? Para abordar melhor sobre o assunto, preparamos este material para tratar um pouco sobre o tema. Falaremos sobre o que levar em consideração ao comprar o mobiliário, além dos cuidados que os colaboradores devem ter em relação a postura. Confira!

Veja o que considerar ao comprar o mobiliário do escritório

Vários detalhes devem ser observados antes de comprar e escolher o mobiliário para o escritório. Essa etapa é de fundamental importância para o ambiente corporativo, pois são os móveis que complementam o espaço e são utilizados para as atividades de trabalho, seja para apoiar os braços durante a utilização do computador, se sentar, guardar livros e documentos, entre outros.

Dessa forma, o primeiro ponto a ser alcançado com a escolha e compra do mobiliário é o cumprimento da função pelo qual ele foi inserido no ambiente. Por exemplo, uma cadeira deve cumprir o seu objetivo de ser um objeto para sentar de forma confortável, permitindo que o colaborador desenvolva atividades por longos períodos de forma satisfatória.

 

Outro ponto importante que os mobiliários devem atender é o quesito da linguagem arquitetônica condizente com a proposta do ambiente. Se a decoração do espaço segue um estilo industrial, então os móveis devem combinar com essa tendência, com peças de madeiras de demolição e metal, por exemplo.

O mobiliário também deve ser coerente em relação à escolha dos materiais adotados. Caso esteja-se pensando nos móveis para uma área externa, em que o escritório se encontre próximo ao mar, não deve ser escolhido mobiliário de madeira, por exemplo, pois a umidade e salitre prejudica a sua qualidade e tempo de vida. Portanto, deve-se priorizar a escolha de materiais resistentes, como aço inox, por exemplo.

Por fim, vale ressaltar a importância de conferir a altura e largura dos móveis, tanto para saber se ele condiz com a realidade das necessidades do escritório quanto para verificar se ele apresenta boa ergonomia para os colaboradores, preservando a qualidade de vida e saúde no trabalho.

Saiba a importância de se preocupar com a altura da mesa de escritório

A mesa de escritório é o local em que os colaboradores passam a maior parte do tempo, desenvolvendo atividades relativas ao ambiente corporativo, como pesquisas, análise de dados, confecção de relatórios e documentos, ligação para clientes, entre outras atividades.

Em conjunto com a cadeira, a mesa tem grande importância na manutenção da saúde do colaborador, devido, principalmente, ao tempo em que é utilizada diariamente pelos funcionários do negócio.

Dessa forma, a altura dessas duas peças interfere na postura do profissional e, consequentemente, na saúde e possíveis dores causadas na região da coluna, pescoço, lombar, ombros, cabeça etc. Por isso, vale a pena considerar uma cadeira ergonômica para o ambiente corporativo.

Devido a importância dessa questão, há normas de segurança do trabalho que indicam formas adequadas para que os colaboradores exerçam suas atividades sem prejudicar a saúde. 

Uma mesa muito alta ou baixa prejudica a postura do funcionário, que ocasiona os problemas citados. Esses incômodos, além de afetarem a qualidade de vida do colaborador, diminuem a sua produtividade, aumentam o estresse e podem influenciar, inclusive, no bom convívio do ambiente corporativo.

Em geral, esse cálculo da altura da mesa de escritório é feito utilizando referências como o Neufert, embora ela gere muita controvérsia, pois utiliza como padrão um homem alemão, de estatura mais alta que a brasileira.

Outra forma é tirar uma média da altura de brasileiros do sexo masculino e feminino. Nesse caso, teríamos o seguinte resultado para mesas:

  • altura média de homem brasileiro: 1,73. Com esse valor, temos como medidas indicadas para altura da mesa de 70 cm;
  • altura média da mulher brasileira: 1,60. Altura da mesa, nesse caso, deve ser de 65 cm.

Outros valores, como altura de assento e altura do apoio do braço são igualmente importantes. Para a primeira situação, é recomendado 47 cm e 26 cm, respectivamente. Já para a segunda, recomenda-se 43 cm e 24 cm.

Entretanto, embora esse método seja o mais utilizado, ainda apresenta alguns problemas. Por exemplo, no escritório pode ter uma mulher com 1,90 m de altura e que, portanto, ficaria desconfortável. Para adequar a essas possíveis causas, é necessário comprar e inserir moveis flexíveis no ambiente, com a possibilidade de regulagem para os mais variados tipos de pessoas.

Conheça os cuidados que os colaboradores devem ter com a postura

Conforme destacamos, a mesa não existe em um contexto isolado. Ela está em conjunto com outros equipamentos, como o computador, mesa digitalizadora e com outros mobiliários, como a cadeira. Como é comum que o colaborador passe até 8 horas diárias sentado, é ideal que ele tome alguns cuidados com a sua postura.

Deve-se manter o monitor abaixo de eixo visual horizontal, com distância mínima de um braço entre os olhos e a tela do monitor. Também é importante que o teclado e o mouse estejam alinhados com os cotovelos. Apoios para os punhos podem ser colocados na mesa para evitar que as mãos dobrem em excesso, causando Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R).

A postura deve ser mantida em 90 graus durante o período em que o colaborador estiver sentado, com as costas apoiadas na cadeira — joelhos e cotovelos também devem ficar com esta mesma inclinação. Por fim, é importante contar com um apoio para os pés, pois ele ajuda a aliviar o impacto sobre as costas.

Sendo assim, levando em consideração os benefícios e os malefícios que a prioridade ou omissão da altura da mesa de escritório pode levar ao ambiente e aos colaboradores, vale a pena pensar nessa questão a fim de aumentar qualidade de vida e produtividade dos funcionários!

Agora que você já sabe a importância de se preocupar com a altura da mesa de escritório, confira este texto em que abordamos a importância da cadeira ergonômica nos ambientes corporativos!