A chegada do cliente em uma empresa deve ser acolhedora e convidativa. Afinal, por vários motivos ele pode ter que esperar para ser atendido. E quem dá o tom do espaço são os assentos, principalmente, as poltronas decorativas para recepção.

Dependendo do espaço disponível, as poltronas podem ser usadas tanto como complementos dos sofás quanto serem os pontos principais para acomodar as pessoas. 

O conjunto de poltronas para recepção deve se adequar a identidade da empresa que, por sua vez, deve guiar as escolhas para o projeto.

Pense em na recepção de um consultório médico, um escritório de advocacia e uma agência de publicidade. A entrada de cada um deve passar uma mensagem diferente como calma, seriedade e criatividade, respectivamente.

Para acertar na escolha do kit de poltronas para recepção dos seus projetos confira nossas dicas de como selecionar as opções adequadas.

Como escolher poltronas decorativas para recepção: 5 dicas

A recepção é o primeiro cômodo da empresa que o cliente vê e ele é crucial para determinar como ele vai se sentir. 

Por isso, a primeira impressão precisa ser positiva tanto do aspecto estético quanto do funcional de cada elemento — mobiliário e assentos.

Neste post, vamos focar nas dicas para escolher poltronas decorativas para recepção. Confira!

1. Opte por peças firmes

Além de serem bonitas, as poltronas decorativas para recepção precisam ser peças firmes para permitir que as pessoas sentem sem serem “engolidas” por uma espuma muito fofa.

Porém não confunda firmeza com desconforto. Hoje, existem peças no mercado com espuma que não deformam com o uso, o que garante também a longevidade da poltrona.

2. Escolha o modelo de acordo com o espaço

As poltronas decorativas para recepção podem ser fixas ou giratórias. Elas também vão variar de tamanho.

Então analisar a área da recepção e definir um layout de como serão posicionados os assentos é importante.

Assim, o arquiteto pode planejar uma decoração apenas com um conjunto de poltronas para recepção ou inseri-las entre sofás de dois lugares, por exemplo.

Dica: as poltronas giratórias são ótimas opções para espaços pequenos, pois facilitam a interação entre as pessoas, além de serem menores.

cadeira-giratoria-marelli

Poltrona Course – modelo giratório baixo, base em aço fixa com revestimento em lâmina de madeira natural, com apoio de braços.

3. Combine a cor com a identidade visual da empresa

As poltronas decorativas para recepção são peças importantes na decoração de um ambiente corporativo e também passam um a mensagem. 

Por isso, ao escolher as poltronas pense:

  • na cor;
  • no tipo e textura do tecido (experiência sensorial);
  • na padronagem do tecido (liso ou estampado);
  • no acabamento da peça;
  • na altura (poltrona mais alta, mais baixa?).

Cada kit de poltronas para recepção será diferente de acordo com o tipo de projeto. Um escritório de advocacia é um ambiente formal, portanto uma poltrona com padronagem colorida ou estampada não passa essa mensagem.

Assim como em uma agência de publicidade ou consultório médico infantil, as cores mais vivas e padronagens de estampas devem ser mais alegres e convidativas. 

4. Escolha a quantidade adequada para o ambiente

Além de ajudar a escolher o modelo (vide item #2), quantidade de poltronas decorativas para recepção também está relacionada ao tamanho do espaço

É importante que o arquiteto responsável pelo projeto converse sobre a rotatividade de pessoas no dia a dia da empresa.

Geralmente, reuniões tem hora marcada, então essa informação vai ajudar a controlar a agenda para que nunca haja mais gente do que poltrona disponível para sentar.

Se esperar não é tão agradável, imagina esperar em pé!

Conhecendo o espaço, a frequência de reuniões/consultas fica mais fácil determinar a quantidade de poltronas. 

poltrona-kind-marelli

Poltrona Kind – toda revestida e com espuma de poliuretano laminada de alta qualidade.

5. Combine as poltronas com o restante da decoração

É fundamental que as poltronas decorativas para recepção não sejam um ponto fora da curva no restante da decoração. Sabe aquela sensação de que algo está fora do lugar? Você deve evitar. 

Tendo atenção às dicas acima você vai conseguir montar um conjunto harmônico, com a ergonomia adequada e o conforto que os clientes merecem.

Mesas de centro, vasos de plantas, luminárias, porta revistas, televisão, quadros, entre outros detalhes são elementos que se conectam no décor.

Use a decoração para reforçar a mensagem do negócio do cliente, aplicando técnicas de neuroarquitetura para ambientes corporativos.

O que um conjunto de poltronas para recepção deve ter

Durabilidade

Fique atento aos materiais de que são feitos a estrutura e os acabamentos das poltronas — madeira e alumínio são os mais duráveis. 

A espuma também deve ter um boa densidade para evitar que ela se deforme rapidamente com o tempo de uso. 

A densidade é medida pelo peso que a espuma suporta durante determinado tempo sem causar deformação permanente. Fique atento a essa característica. 

recepcao-blumenau

Sede da Huisman LTDA – projeto com mobiliário Marelli que aliou a versatilidade dos layouts à estética, padronização e conforto.

Resistência

Diretamente relacionado a durabilidade das poltronas decorativas para recepção, a resistência é importante para acomodar bem as pessoas.

Também é um fator relevante para o bolso do seu cliente, pois ele não deseja substituir as poltronas por outras tão cedo, certo?

Tecnicamente, este quesito está relacionado a resiliência do material da espuma que indica com que velocidade a espuma retorna ao seu estado normal depois de comprimida. Isso nos leva ao terceiro requisito: conforto.

Conforto

As poltronas decorativas para recepção com boa resiliência são também mais confortáveis. Elas acomodam bem todo tronco e pernas, permitindo que as pessoas se acomodem e troquem de posição para ficar a vontade.

recepcao-nibol

Projeto Nibol – nas áreas de recepção foi priorizada a elegância e os lineamentos corporativos da empresa.

Onde encontrar poltronas decorativas para recepção?

Agora que você sabe como usar e comprar um bom conjunto de poltronas decorativas para recepção, você pode se perguntar:

Como encontrar um fornecedor dos móveis responsável e de qualidade para seu projeto corporativo?

Já encontrou dificuldades com outros fornecedores, por falta de qualidade, ergonomia e até compromisso com o prazo de entrega de montagem? 

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

Solicite seu Orçamento