S√£o diversas as vantagens dos piso elevados e por isso eles t√™m sido usados cada vez mais em ambientes corporativos. Eles unem flexibilidade, simplicidade de manuten√ß√£o e op√ß√Ķes de design, al√©m de apresentar uma alternativa pr√°tica aos pisos tradicionais. Confira tudo sobre essa op√ß√£o neste artigo.

Para quem está planejando ou já está no processo de remodelar um ambiente corporativo, fazer um projeto levando em consideração as necessidades a serem atendidas pelo piso elevado é essencial. 

Com o planejamento certo, √© garantido que o piso vai trazer n√£o apenas o visual ideal, mas tamb√©m ajudar na cobertura de tubula√ß√Ķes, fia√ß√Ķes e outros subsistemas necess√°rios √† otimiza√ß√£o do ambiente.

Confira três vantagens do piso elevado e como utilizá-lo em seus projetos de escritório.

Vantagens do piso elevado

1. Instalação rápida

Uma das grandes vantagens do piso elevado em um projeto é a rapidez da instalação. Embora o tempo médio necessário para a colocação dependa de cada tipo de material utilizado, esse tempo ainda é menor se comparado aos tradicionais.

Contudo, é necessário avaliar as necessidades do cliente ao fazer um projeto e incluir o piso elevado para escritório, por exemplo. Ele deve levar em consideração não apenas as preferências estéticas do cliente, mas também as principais necessidades práticas a serem supridas pelo piso. 

Com a automatização cada vez mais presente nos ambientes corporativos, é comum a necessidade de vários cabos ligando e interligando máquinas. Além desses cabos, os sistemas de controle de temperatura e passagem da água exigem canos, tubos e outros subsistemas que contribuem para o melhor funcionamento do ambiente.

Esses apetrechos ocupam espaço e dificilmente são integrados de maneira harmoniosa com a decoração, um dos desafios da arquitetura corporativa. Dessa forma, uma das vantagens do piso elevado, é oferecer uma opção prática para incorporar esses subsistemas sem prejudicar a arquitetura ou decoração do ambiente.

Após feito o projeto, levando em conta os requisitos necessários, a instalação do piso elevado é relativamente rápida. Por ter suas peças encaixadas em cima de pedestais colocados na superfície, esse tipo de material dispensa o assentamento com argamassa necessário na instalação de pisos comuns. 

2. Mobilidade e reaproveitamento

Outra vantagem do piso elevado é sua versatilidade, ele pode ser colocado em cima de uma superfície já existente, a qual servirá de apoio para os pedestais. 

O fato de serem peças modulares que são apenas encaixadas em cima dos pedestais faz com que ele também seja de fácil remoção. Isso permite com que as peças sejam reaproveitadas em outros ambientes, caso necessário. 

Dessa maneira, você consegue sempre renovar os ambientes sem ter que gastar com novos acabamentos. Isso valoriza, e muito, o seu projeto.

Leia também: Excelentes ideias de design de escritórios e como aplicar

3. Praticidade

Uma das maiores vantagens do piso elevado √© a possibilidade que ele cria para as passagens de fios e outras instala√ß√Ķes necess√°rias ao melhor funcionamento do ambiente corporativo.

A altura desses vãos deve ser calculada de acordo com a estrutura de subsistemas a serem cobertas pelo piso, ou seja, o espaço ocupado pelos tubos, fios, cabos, entre outros. 

O que torna o piso elevado para escrit√≥rio ainda mais pr√°tico √© a facilidade que ele oferece para a inspe√ß√£o de cabos e tubula√ß√Ķes.¬†

Como ele é constituído por peças modulares, que podem ser retiradas uma a uma, o técnico tem acesso a setores dos subsistemas sem precisar quebrar ou danificar estruturas.

4. Variedade de materiais

Outra vantagem dos pisos elevados √© que eles oferecem diversas op√ß√Ķes e podem ser encontrados em diversos tipos de materiais, como:

  • Gesso
  • Concreto
  • A√ßo

O tipo de piso elevado mais tradicional hoje em dia é o de placas de aço com preenchimento de concreto celular.

Algumas das propriedades que variam de um tipo de piso para outro s√£o:

  • Massa
  • Capacidade
  • Forma de regular a altura
  • Encaixes

Os principais tipos disponíveis hoje no mercado são os pisos elevados: 

  • Met√°licos: possuem pedestais com altura regul√°vel; o que possibilita o nivelamento do piso mesmo quando o substrato apresenta desnivelamento;
  • Termopl√°sticos: caracterizados pela leveza dos m√≥dulos e, consequentemente, a facilidade de instala√ß√£o e remo√ß√£o de pe√ßas;
  • Monol√≠ticos: este √© aplicado com uma massa autonivelante e √© constitu√≠do por uma malha de elementos de PVC;
  • Minerais: por serem instalados a seco, dispensam o tempo de secagem necess√°rio √†s outras op√ß√Ķes. O que √© uma vantagem em rela√ß√£o aos demais.¬†

Propriedades do revestimento do piso elevado para escritórios

Devido à força dos pedestais, a estrutura do piso suspenso para escritório apresenta grande resistência e suporta grandes cargas. Porém, para garantir a integridade do piso, é necessário um cuidado maior com o acabamento escolhido para a superfície.

Embora esse tipo de material suporte cargas pesadas, um acabamento mais sensível, como o porcelanato, pode não aguentar o peso e sofrer rachaduras. 

Por isso, durante a escolha dos revestimentos, é essencial que se leve em consideração as necessidades de cada ambiente. Cada material possui diferentes propriedades que vão além do valor estético. 

piso elevado vantagens

Imagem: Pinterest

Propriedades de cada tipo de acabamento tornam alguns mais adequados para certos ambientes do que outros, s√£o elas:

Em salas de reuni√£o, por exemplo, o isolamento ac√ļstico √© t√£o importante quanto o aspecto visual. Por esse motivo, muitas empresas acabam optando pelo uso do carpete, o qual, al√©m de oferecer isolamento ac√ļstico e t√©rmico, contribui para uma est√©tica moderna.

Para ambientes internos corporativos, existem tamb√©m, como op√ß√Ķes de acabamentos, a madeira, o granito, o m√°rmore e o vin√≠lico, dependendo da est√©tica desejada para o projeto.¬†

Como cada material possui propriedades distintas, consulte antes informa√ß√Ķes a respeito de cada um, como a forma de instala√ß√£o, necessidade de manuten√ß√£o e resist√™ncia a cargas, antes de tomar uma decis√£o.

Que tal unir móveis de qualidade a tudo isso?

Como vimos, o piso elevado possui diversas vantagens além de vários benefícios para o ambiente corporativo: da flexibilidade à cobertura de subsistemas. 

Com diferentes op√ß√Ķes no mercado, √© poss√≠vel criar um projeto que alia a est√©tica certa com as propriedades necess√°rias para garantir a otimiza√ß√£o do ambiente.

Dessa forma, com o projeto bem analisado, o piso elevado não vai apenas garantir o melhor funcionamento do ambiente corporativo, como também oferecer design e visual característico para cada espaço. 

Mas, você já pensou que pode ter um super projeto, bem planejado, e pensado nos mínimos detalhes, mas que se o fornecedor de móveis não tiver qualidade, pode colocar tudo por água abaixo?

E a√≠ j√° bate aquela d√ļvida, qual o melhor fornecedor dos m√≥veis para esse projeto?¬†

√Č preciso pensar se a qualidade ir√° atender seu cliente, se ter√° a ergonomia adequada e at√© mesmo se v√£o entregar e montar no prazo!¬†¬†

N√≥s sabemos da import√Ęncia e responsabilidade que voc√™ tem com seu cliente!¬†

 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

‚Üí Solicite seu Or√ßamento Agora! ‚Üź¬†

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está há mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!