Estilo, conforto e funcionalidade. Esses são os aspectos básicos para considerar no momento de escolher persianas e cortinas para escritório. O design da peça é muito importante, pois valoriza a estética do office. Porém, mais do que isso, é essencial que o item ofereça a proteção adequada para controlar a luminosidade e a temperatura no cômodo.

Em se tratando de ambientes corporativos, esse cuidado deve ser redobrado. Afinal, sabemos que a claridade excessiva causa intenso desconforto visual, dificultando o manuseio de telas, projeções e demais equipamentos típicos do escritório. Por isso, acertar na escolha das cortinas e persianas para escritórios é pré-requisito quando pensamos no bem-estar dos funcionários e na produtividade da empresa.

Para ajudar nesta tarefa, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre modelos, acabamentos e funcionalidades de cortinas para escritório. Acompanhe a leitura e dê aquele up no clima corporativo!

Modelos

Rolôs

As cortinas ou persianas rolô vêm se tornando grandes tendências do design de interiores. Isso se deve ao mecanismo de abertura desse tipo de cortina, que é bastante diferente dos modelos tradicionais.

Ao contrário destes, as cortinas rolôs são abertas de baixo para cima, de modo que o tecido da peça vai se enrolando até o topo da estrutura. Esse mecanismo é o que confere maior praticidade à cortina, permitindo que ela seja regulada à meia altura, por exemplo, conforme a intensidade da luz no local.

Além disso, as cortinas e persianas rolô são fabricadas em tela solar — tecido que permite a entrada de luz natural mas diminui a incidência dos raios UV —, contribuindo para uma cobertura eficiente e suave. Isso significa que os modelos oferecem excelente conforto térmico e visual sem “roubar” o charme da paisagem. É ou não é uma ótima opção para o seu escritório?

Romanas

Assim como os modelos rolô, as cortinas e persianas em modelo romano também são bastante recomendadas para escritórios, já que as peças tendem a ser fabricadas com tecidos solares escuros.

Desse modo, além de auxiliarem no controle da temperatura, são capazes de reduzir o brilho sobre as telas e monitores, favorecendo o conforto visual dos funcionários. E isso é imprescindível quando pensamos naqueles colaboradores que passam a maior parte do expediente no computador.

As cortinas romanas também são indicadas para salas de reuniões ou de espera — seja para favorecer o clima intimista no momento de fechar os contratos, seja para proporcionar maior aconchego à clientela, fazendo com que os clientes se sintam mais à vontade dentro da empresa.

Persianas

Nem precisamos dizer que as tradicionais persianas são os modelos campeões quando falamos em cortinas para escritório, certo? As persianas têm seu lugar cativo nesse ambiente por conta de sua enorme versatilidade e praticidade, já que as peças podem ser fabricadas em alumínio, madeira ou PVC.

Feitas em lâminas, as persianas permitem a entrada suave da luz no ambiente, garantindo a privacidade e luminosidade ideais para as negociações corporativas. Podem ser encontradas em modelos verticais ou horizontais, sendo ambos ideais para cobrir janelas extensas e de vidro.

Outra grande vantagem das persianas é que elas apresentam enorme facilidade na hora da limpeza, podendo ser limpas sem precisar remover a peça. No entanto, se você optar por esse modelo de cortina para o escritório, saiba que será preciso alertar os funcionários quanto à utilização do item, já que alguns modelos apresentam mecanismos de acionamento mais frágeis.

Acabamentos

Branca simples

Esse é o acabamento número um em se tratando de cortinas e persianas para escritórios. Afinal, o branco é uma cor neutra e versátil, permitindo várias combinações de interiores. Isso sem falar que as tonalidades claras criam a sensação de uma atmosfera maior e mais leve, fatores estes que favorecem o clima corporativo.

Contudo, caso você queira fugir da ideia de um escritório totalmente clean, é possível apostar na combinação de uma cortina de fundo branco com uma sobreposição colorida, desde que o conforto térmico e visual do item seja respeitado.

Duplo

Os modelos de acabamento duplo, também conhecidos como double vision (visão dupla) são uma variação das cortinas e persianas tradicionais. A diferença está no mecanismo de abertura da peça.

Por serem compostas por duas telas de tecido, as cortinas e persianas duplas poderão ser abertas também em forma de listras horizontais, o que permite controlar a entrada de luz no escritório com ainda mais eficiência.

Blackout

Engana-se quem pensa que os modelos blackout são indicados somente para dormitórios. As cortinas e persianas que possuem esse tipo de acabamento são perfeitas para todo e qualquer ambiente que demande sigilo e privacidade.

Por isso, esses modelos podem sim ter seu lugar no escritório, desde que a iluminação artificial seja favorecida. Apenas tome cuidado para não sobrepor todas as janelas da sala com o blackout. Caso contrário, o efeito poderá ser indesejado.

A melhor solução nesses casos é optar por sobrepor o blackout a uma peça mais clara. Desse modo, é plenamente possível equilibrar o conforto visual e a funcionalidade da peça.

Funcionalidades

Conforto visual e térmico

Sem dúvida, o conforto visual e térmico é o principal requisito quando falamos em persianas e cortinas para escritório. Afinal, é impossível trabalhar bem em um ambiente muito escuro ou com incidência direta do sol, concordam? Por isso, na hora de escolher as cortinas para o seu escritório, tenha atenção redobrada a esses quesitos.

Observe as indicações do fabricante e dê preferência aos tecidos que ofereçam melhor absorção de luz, protegendo contra os raios UVA e UVB. Os tecidos acústicos também são tendência para ambientes corporativos, pois favorecem o conforto sonoro. Esses modelos mais específicos podem até ser um pouco mais caros, mas certamente valerão o custo-benefício.

Ainda quanto à questão térmica, vale a pena investir em cortinas específicas ao considerarmos que, com o isolamento adequado das janelas, haverá uma redução considerável nos custos com energia relacionada a lâmpadas e ar-condicionado, por exemplo. Que tal?

Separação de ambientes

Sim! Para além de todas as vantagens das cortinas e persianas, elas ainda possuem uma funcionalidade extra: a separação de ambientes. Estude o projeto do escritório e considere utilizar as cortinas para auxiliar na separação de áreas conjugadas ou estações de trabalho. Essa é uma maneira muito econômica e criativa de aproveitar ao máximo as funcionalidades do item.

Acionamento automático

Acabou o velho dilema da manutenção das persianas! Com o mecanismo de acionamento automático, você não precisará mais se preocupar com aqueles erros comuns do processo de abertura manual das cortinas e persianas convencionais. Que tal investir nessa funcionalidade?

Pronto! Com essa leitura, escolher persianas e cortinas para escritório ficou mais fácil do que você imaginava, não é mesmo? Basta pensar cuidadosamente no modelo, acabamento e funcionalidade do item para garantir a combinação perfeita e impulsionar ainda mais o clima corporativo.

Gostou do post? Então assine nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos para arquitetar escritórios com muito requinte e funcionalidade!