A COVID-19 e a transformação digital forçaram muitas pessoas a ficarem com a seguinte dúvida: como se organizar no home office?

Segundo uma pesquisa de 2018 do IBGE, antes da pandemia 3,8 milhões de brasileiros já trabalhavam de forma remota.

Este levantamento foi realizado novamente em setembro de 2020, o resultado foi um salto para mais de 8 milhões de pessoas trabalhando remotamente, mais que o dobro.

Além disso, um estudo da consultoria Betania Tanure Associados mostrou que o home office se tornou padrão em ao menos 43% das empresas brasileiras.

Deu para ver que esse modelo de trabalho chegou para ficar, não é mesmo? E a tendência é que esses números continuem crescendo.

Contudo, é preciso organização para que você consiga manter uma boa produtividade e bem-estar.

Pensando nisso, nós fizemos uma lista de dicas que podem ser de grande ajuda para você se organizar para trabalhar em home office. Continue lendo e confira!

Dicas de como se organizar no home office

Conheça 5 ideias para organizar o seu home office:

  • Separe a vida profissional da pessoal
  • Faça uma decoração aconchegante
  • Pense na ergonomia
  • Invista em móveis multifuncionais
  • Entenda o que funciona para você

 

1. Separe a vida profissional da pessoal

O principal impacto negativo do home office é a dificuldade em parar de pensar no trabalho e descansar depois do expediente. Isso foi o que mostrou um estudo conduzido pelos pesquisadores britânicos Alan Felstead e Golo Henseke.

Montar sua área de trabalho em um ambiente separado da casa é um bom caminho para evitar essa situação.

Dessa forma, você estará mostrando para sua mente que quando estiver naquele local é o momento de focar e trabalhar. Mas, quando der o horário e você for para outro espaço da casa, não é preciso manter esse comportamento

Estabelecer limites contribui tanto para o descanso quanto para o trabalho. Afinal, a produtividade está diretamente relacionada com a sua saúde e repouso.

Além disso, esta estratégia de separar os locais também é uma alternativa para fugir de distrações, porque você estará cercado apenas por ferramentas de serviço.

2. Faça uma decoração aconchegante

A decoração do home office ajuda a deixar o espaço ainda mais distinto do resto da casa, complementando a separação dos espaços.

No entanto, o principal benefício de fazer um bom projeto de decoração são os ganhos de produtividade, concentração e criatividade em seu trabalho.

Escolher as cores com cuidado, pensando em um equilíbrio entre quentes e frias, pode trazer um grande estímulo psicológico e mental.

Não é à toa que existe uma área de estudos chamada “psicologia das cores”. Muitas pesquisas mostram que elas podem afetar a mente, incluindo a possibilidade de melhorar o foco e diminuir o nível de estresse.

Outra dica ótima é encontrar uma forma para que o espaço tenha iluminação e ventilação natural. Esses são fatores indispensáveis quando se fala em bem-estar.

Além disso, dar um toque de natureza com plantas também é uma boa escolha. Um estudo realizado pelas Universidades de Exeter, Groningen e Queensland comprova isso: a pesquisa mostrou que ter plantas por perto pode aumentar a produtividade em até 15%.

notebook em cima de uma mesa com plantas

Foto: Pixabay

3. Pense na ergonomia

A ergonomia consiste, basicamente, no estudo científico da relação entre o homem e os seus espaços de trabalho. Ou seja, este campo estuda como adaptar o ambiente de trabalho para as necessidades fisiológicas do ser humano.

Como você irá passar muito tempo no seu home office, é essencial considerar a ergonomia em todos os fatores relacionados à montagem do ambiente.

Sendo assim, faça uma análise profunda para escolher a melhor mesa e cadeira.

Uma boa mesa é aquela que cumpre com os seguintes requisitos:

  • Altura adequada para que seus cotovelos e mãos fiquem alinhados, os ombros relaxados e as pernas não encostem embaixo do tampo dela
  • Largura suficiente para que o monitor fique a uma distância de 45 a 70 centímetros de você

um quarto com uma mesa e uma cadeira

Mesa Marelli Linha Skill

Já, para a cadeira, você deve considerar os seguintes fatores:

  • Altura regulável
  • Apoio para os braços reguláveis
  • Rodinhas para movimentação
  • Encosto alto, inclinável e com apoio para lombar 
  • Material de revestimento e estofamento de qualidade

Leia também: Como escolher a cadeira para home office ideal em 5 passos

cadeira marelli linha pro-fit

Cadeira Marelli Linha Pro-Fit

Por fim, o apoio para os pés e o suporte para monitor são dois itens que trazem um bom complemento para a ergonomia da mesa e da cadeira.

4. Invista em móveis multifuncionais

Além de ajudarem na organização, os móveis multifuncionais também podem ser ótimos para quem tem um home office pequeno.

Eles são capazes de otimizar o espaço em virtude de possuírem mais de uma função como, por exemplo, uma mesa com gaveteiro.

gaveteiro volante marelii aberto

Gaveteiro Volante Marelli

5. Entenda o que funciona melhor para você

Conhecer a si mesmo é essencial para saber como se organizar no home office. Pode parecer uma dica estranha, mas, na verdade, o autoconhecimento influencia em tudo que falamos.

Então, quando for organizar o ambiente de trabalho, utilize nossas dicas em conjunto com o seu contexto. Assim, você conseguirá montar um local ambiente adaptado para as suas necessidades e com o seu estilo.

Aliás, conhecer-se não se encaixa apenas nisso. Também é muito importante na definição dos seus horários de trabalho (caso a empresa tenha essa flexibilidade ou você seja freelancer) e no planejamento das tarefas.

Criar uma rotina estruturada e ajustada às suas circunstâncias pode ser um diferencial para evitar procrastinação ou trabalho em excesso.

Gostou das dicas de como se organizar no home office?

As nossas dicas mostraram que há como se organizar para trabalhar em home office e que isso não precisa ser uma tarefa complexa. Basta se atentar a detalhes que muitas vezes podem passar despercebidos.

Com as ideias que apresentamos, você pode ter uma rotina de trabalho remoto mais produtiva, tranquila e saudável.

Entretanto, ainda falta responder uma pergunta: onde comprar os móveis citados?

Essa é fácil de responder! Em nossa loja virtual você encontra mobiliários para home office e cadeiras ergonômicas com entrega segura e rápida para montar o cantinho de trabalho perfeito.

A Marelli é uma rede que oferece solução completa em mobiliários para escritório há 37 anos. Além do e-commerce, conta com mais de 30 lojas físicas espalhadas pelo Brasil e pela América Latina. E ainda possui logística própria, mantendo a integridade e qualidade dos produtos.