A arquitetura reúne atributos funcionais e estéticos criando espaços de tirar o fôlego! Esse efeito pode ser sentido em projetos de arquitetura residencial, arquitetura corporativa ou arquitetura urbana na qual os projetos passam a integrar a paisagem da cidade. É esse o caso das obras de arquitetos brasileiros que vamos apresentar ao longo deste artigo.

Entre os grandes arquitetos brasileiros que fazem parte do nosso guia estão nomes como  Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Paulo Mendes Rocha.

Continue lendo para conhecer mais sobre a história das grandes obras arquitetônicas desenvolvidas por brasileiros!

 

7 obras de arquitetos brasileiros que você precisa conhecer

1. MASP

Eu até poderia dizer que o MASP é um dos mais marcantes símbolos de São Paulo, mas a verdade é que o Museu de Arte é um dos ícones do Brasil.

Situado no centro da Avenida Paulista, o museu foi idealizado pela genial arquiteta Lina Bo Bardi, que também é  a responsável pela criação da Casa de Vidro e do SESC Pompéia, além de outros grandes projetos.

O MASP é um museu elevado por suas quatro grandes colunas vermelhas. Seu andar principal é em formato de prisma. É nesse local que estão as exposições e o acervo de obras de arte que o museu possui.

Além de sua importância cultural e social para o país, uma das grandes razões para o MASP estar entre as principais obras de arquitetos brasileiros está o design criado em três áreas:

  • uma com livre acesso à população onde estão os famosos espelhos d’água (e palco de variadas manifestações e encontros de jovens, artistas e moradores); 
  • o andar superior, que já citamos acima, resultado da junção do concreto com as amplas fachadas de vidro;
  • e o inferior, subterrâneo.

Leia também: Qual a importância da inovação na arquitetura?

Obras de arquitetos brasileiros

Fonte: Pinterest

 

2. Museu da Língua Portuguesa

Paula Mendes Rocha é um dos grandes arquitetos brasileiros e um dos mais aclamados da atualidade. 

Em 2006 o arquiteto recebeu o Prêmio Pritzker, conquistado apenas uma vez antes por um brasileiro: Oscar Niemeyer. 

A obra Museu da Língua Portuguesa em São Paulo foi o primeiro do mundo dedicado a um idioma. 

A obra busca o equilíbrio entre o moderno e o tradicional. 

A edificação já existia antes do projeto do Museu que buscou manter a essência da construção, sem deixar de se tornar original.

É sem dúvida uma das grandes obras de arquitetos brasileiros e seu acervo merece uma atenção especial.

Obras de arquitetos brasileirosFonte: Pinterest

 

3. Conjunto da Pampulha

Criador de muitas obras aclamadas no mundo inteiro, Oscar Niemeyer também é o arquiteto responsável pelo conjunto arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte.

É uma das obras de arquitetos brasileiros mais inspiradoras por sua composição em conjunto e também das obras individualmente.

Mais uma vez a presença das célebres curvas barrocas tornam o local uma das áreas mais belas (se não a mais) da capital mineira.

Para um arquiteto, um passeio pelo complexo de obras irá estimular a criatividade além de serem uma verdadeira aula sobre o estilo eternizado por Niemeyer. Para um amante da arte, a visita encherá os olhos e a alma de prazer!

Obras de arquitetos brasileiros

Fonte: Pinterest

 

4. Parque do Ibirapuera

Mais um parque de Oscar Niemeyer para a nossa lista de obras de arquitetos brasileiros que você deveria visitar sendo ou não um profissional da área. 

O Parque do Ibirapuera em São Paulo é um espaço amado pelos moradores da maior cidade do Brasil.

O contato com a natureza permitido pelo local é, sem dúvidas, único na capital paulista, reunindo famílias, amigos e quem gosta de praticar esporte ao ar livre.

Obras de arquitetos brasileiros

 

5. Monumento Ópera de Arame 

De perder o fôlego! É assim que muitas pessoas descrevem a sensação de estar no Monumento Ópera de Arame em Curitiba.

A construção mistura a sensação de uma aparência frágil por seus vidros e transparências, ao mesmo tempo que é imponente e forte com as estruturas de aço e metal.

O monumento se integra a paisagem de natural do entorno, com matas e cascatas, além do lago artificial.

O espaço não é apenas para visitação, mas também integra o roteiro de eventos de Curitiba, com eventos e peças de teatro e outros espetáculos de arte.

Leia também: Arquitetura do futuro: conheça 5 tendências deste conceito

Obras de arquitetos brasileiros

Fonte: Pinterest

 

6. Monumento Nacional dos Mortos da Segunda Guerra Mundial

Situado no Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro, o Monumento foi criado para receber os corpos dos soldados brasileiros mortos durante a Segunda Guerra Mundial. 

Foi a primeira obra no território nacional a usar então tendência da arquitetura mundial: o concreto aparente.

Foi concebido pelos arquitetos Marcos Konder Netto e Hélio Ribas Marinhos que tiveram a oportunidade de desenvolver o projeto após vencerem um concurso. 

É composta por três níveis, sendo a primeira uma plataforma elevada de 31 metros de altura, além do mausoléu onde estão enterrados os soldados e o Museu, com peças da Guerra.

Inaugurada em 1957 a obra deve servir de inspiração para projetos sóbrios e com ligação histórica. 

Obras de arquitetos brasileiros

 

7. Hotel Unique

Projetado por Ruy Ohtake, o Hotel Unique se transformou em mais do que um local para hospedagem, mas uma das grandes obras de arquitetos brasileiros.

Localizado em São Paulo é conhecido pelo seu formato de barco, janelas circulares e uma vista incrível de uma das mais belas regiões do Brasil: os Jardins.

Sim você pode se hospedar no local. São 95 apartamentos, sendo 10 suítes. Além disso, no terraço você encontra um ótimo restaurante.

Obras de arquitetos brasileiros

 

Como aplicar o que você aprendeu com as obras de arquitetos brasileiros?

Se você é um arquiteto em busca de grandes projetos como os que apresentamos aqui, saiba que vai ser fundamental pensar em cada contrato como único e especial. A reputação de um arquiteto se constrói a cada projeto.

E mesmo que você opte por seguir outros caminhos como o da arquitetura sustentável e arquitetura corporativa, oferecer o seu melhor, estar sempre por dentro das novidades do setor e oferecer projetos de tirar o fôlego, é o que vai ajudar você a ter sucesso.

Contar com parceiro em quem você confia também é indispensável!

Você está buscando um fornecedor dos móveis responsável e de qualidade para seu projeto corporativo?

Já encontrou dificuldades com outros fornecedores, por falta de qualidade, ergonomia e até compromisso com o prazo de entrega de montagem? 

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

Solicite seu Orçamento ←