Chegou a hora de escolher o piso para o projeto de reforma de um cliente e você está perdido entre as inúmeras opções que existem. Mas sabe quais características são fundamentais como: ter instalação e manutenção fácil, limpeza prática, material resistente e que provoque pouco ruído. O piso vinílico autoportante pode ser a opção ideal. Não sabe o que é piso autoportante?

Continue lendo e descubra mais sobre as características que destacam o piso autoportante como a solução adequada para ambientes corporativos.

O que é piso autoportante?

O piso autoportante, também chamado de piso elevado, é composto por placas que são instaladas a uma distância determinada do chão. 

piso-autoportante-estruturaimagem: piso ag.

É um tipo de piso muito utilizado em ambientes corporativos e repartições públicas, devido a flexibilidade que permite em manutenção e reparos.

Nesses ambientes, a rotatividade de pessoas e a evolução natural das atividades pede por um piso duradouro e que permita adaptações no layout dos espaços, sem precisar de alterações estruturais. 

Para torná-lo ainda mais atraente e moderno, o piso autoportante pode ganhar um revestimento em vinil, daí ser bastante conhecido também como piso vinílico autoportante.

Por isso, o piso autoportante é uma das melhores soluções. Ele agrega essas e outras características funcionais e úteis que valorizam o projeto e dão ainda mais longevidade às soluções propostas.

Características do piso vinílico autoportante

A flexibilidade do piso autoportante é realmente um ponto de destaque, pois permite que ele ganhe diversos revestimentos.

As marcas que trabalham com este tipo de piso oferecem diversas opções de revestimentos como o piso vinílico, com aparência de materiais naturais, tecidos, dentre outras opções.

Mas vamos focar nas características do piso autoportante com acabamento vinílico em geral que, geralmente, é o mais escolhidos pelos arquitetos.

Algumas características principais que destacam o piso autoportante são:

1 – Facilidade de instalação

O piso autoportante é composto por placas que são unidas e sustentadas por pilares instalados no chão e unidos por adesivos de fixação ou loose lay (as placas são apenas posicionadas sobre o contra piso sem a necessidade de cola ou clic). Dessa forma, o piso não toca diretamente no chão.

No futuro, se for preciso remover o piso, ele pode ser desmontado e montado novamente sem perder a “cola” que fixa as placas. 

Com isso, a instalação é mais rápida e a composição é naturalmente mais simples. Então em um ambiente de trabalho, por exemplo, em que a equipe não pode deixar de trabalhar enquanto a reforma acontece, o piso autoportante é ideal.

2 – Organização do layout dos espaços

Toda empresa ou local público hoje lida com a tecnologia e com ela vem inúmeros fios, cabos, conectores, extensões e etc.

O espaço deixado entre o piso autoportante e o chão serve para embutir toda essa fiação que, em um piso comum, ficaria aparente.

Assim, os espaços ganham mais mobilidade e a decoração fica mais valorizada e não “briga” com outras soluções poucos eficientes para esconder fios e cabos de dados.

Se a ideia do seu projeto envolve uma espaço clean e com o mínimo de interferências, o piso autoportante cai como uma luva. 

3 – Resistência de tráfego

Em ambientes corporativos e outros espaços público com tráfego intenso de pessoas, o piso é o que mais sofre. E os desgastes como riscos e pisos descansando são tudo o que você quer evitar. 

O piso vinílico autoportante oferece essa resistência e suporta bem os efeitos do uso contínuo, garantindo não só durabilidade, mas também a aparência de novo por mais tempo. piso-vinilico-autoportante-projeto

4 – Conforto térmico e acústico

O silêncio é um tipo de conforto acústico que nenhum projeto deve subestimar. Especialmente quando se trata de ambientes corporativos, o movimento de pessoas deve fazer o mínimo de barulho possível. 

O piso autoportante com revestimento de vinil permite alcançar esse efeito, garantindo um tráfego mais suave e que não causa barulhos indesejáveis prejudicando a concentração e o trabalho como um todo. 

Outro conforto do piso autoportante é que ele não esquenta como o como o carpete no verão e nem esfria tanto como o piso cerâmico no inverno. É uma opção de piso que tem um bom desempenho independente da estação. 

5 – Variedade de texturas

O revestimento vinílico para os piso autoportante pode ser encontrado no mercado em diversas texturas diferentes que imitam outros tipos de acabamento. É possível encontrar estampas com cores e tonalidades diferente como de:

  • Madeira;
  • Têxtil;
  • Cimento;
  • Pedra.

Em um mesmo projeto, é possível personalizar cada espaço com um acabamento diferente ou padronizar com um único revestimento na cor e na textura mais adequada.

Por tanto, a criatividade é o principal combustível para a adoção do piso autoportante ser um sucesso e resultar em um projeto bem planejado do piso ao mobiliário.

6 – Facilidade de limpeza

A facilidade de limpeza é outra característica de destaque do piso autoportante vinílico. E muito vantajosa quando se trata de ambientes corporativos que precisam estar limpos sempre.

O piso facilita a limpeza diária e otimiza o tempo da equipe de de manutenção. Para fazer a limpeza diária basta uma vassoura de pelo ou aspirador de pós e diluir sempre os produtos específicos em água, evitando produtos abrasivos.

Checar as recomendações do fabricante e informar ao cliente é importante para garantir a longevidade, resistência e evitar danos ao material do piso. 

Escolhido o revestimento do piso autoportante é hora da mobília!

Depois de conhecer todas as características do piso autoportante, é hora de focar na mobília já que sua preocupação com fios aparentes não é mais uma questão.

Seu projeto deve ter os melhores móveis, cadeiras confortáveis e esteticamente bonitas para o projeto, além de divisórias que separam com estilo cada ambiente do cliente.

Mas aí bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor de móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!