Afinal, o que é BIM na arquitetura? BIM ou Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção é um sistema que trabalha com o conceito de edifício virtual, onde os profissionais de engenharia, arquitetura e construção, podem criar projetos e testá-los de maneira mais rápida e eficaz, automatizando uma série de cálculos e etapas do projeto da obra.

As informações que podem ser geridas por meio desses sistemas vão além das informações geométricas como como altura, comprimento e espessura de uma parede. O sistema BIM na arquitetura também permite o manejo de informações não geométricas como:

  • o tipo de material que compõe a parede;
  • quais acabamentos serão usados;
  • peso por m²;
  • os materiais necessários para a construção;
  • custo e prazo para a execução. 

Por meio do sistema BIM todas essas informações estão integradas e remodeladas automaticamente quando uma variável é alterada. 

Isso quer dizer que no BIM para arquitetos as informações de uma construção estão integradas de forma lógica. Se você alterar um parâmetro de uma parede, por exemplo, o sistema, automaticamente, atualiza outras informações como quantidade de material necessário, custo e prazo da execução. 

O que é BIM na arquitetura?

Para entender o que é BIM na arquitetura é preciso compreender, primeiro, o que não é BIM. 

O BIM não surgiu como um substituto de programas como o ArchiCAD e outros semelhantes.

O BIM não é um software, mas sim um sistema que pode ser integrada a esses softwares para complementar e facilitar o trabalho do engenheiro e arquiteto. 

A integração do BIM aos softwares CAD tem tornando o trabalho mais eficiente, reduzindo custos e ampliando a velocidade de tomadas de decisão e execução do projeto. 

Por meio da automação é realizada a alteração de todos os desenhos de um projeto em 3D, de acordo com os dados inseridos em determinadas variáveis. 

Os projetos modelados em BIM podem incluir informações sobre:

  • material de construção;
  • mobiliário;
  • acabamentos e mais. 

Esse tipo de comportamento caracteriza o sistema BIM na arquitetura como um agente inteligente capaz de facilitar a edição de desenhos e documentos. Sem contar o tempo economizado com a eliminação da necessidade de realizar novos cálculos a cada alteração de parâmetro.

Por meio do BIM para arquitetos o orçamento do projeto é mais assertivo e os erros de cálculo eliminados. Além disso, é possível automatizar:

  • análises;
  • atualização de documentos;
  • logística de construção, operação e manutenção e mais. 

Alguns profissionais a área identificam Chuck Eastman como o “pai” do BIM, diante disso, separamos um trecho de sua definição sobre o que é BIM na arquitetura:

“Com a tecnologia BIM é possível criar um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais. Quando concluídos, esses modelos gerados por computador contém geometria e dados precisos necessários para apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais a construção é realizada”. 

Em suma, o que é BIM na arquitetura pode ser entendido como ambiente de construção virtual, controlado, onde você pode errar e fazer ajustes.

Benefícios do BIM na arquitetura corporativa

Acima citamos algumas vantagens do que é BIM na arquitetura corporativa, entretanto, é importante que você compreenda a variedade de pontos positivos da adoção deste sistema.

Além de obter uma maior capacidade de análise de seus projetos e do resultado que eles trarão, é possível identificar outros pontos de benefício como:

  • gestão eficaz de risco;
  • gerenciamento de instalações;
  • criação de protótipo virtual;
  • ampliação da precisão e integridade de um projeto e mais. 

A seguir, indicamos um vídeo que apresenta os principais benefícios do que é BIM na arquitetura. Confira.

Como criar o projeto de arquitetura corporativa no BIM

Como funciona o BIM para arquitetos?

Depois de entender o que é BIM na arquitetura, surge a necessidade de compreender como ele funciona?

De maneira geral, podemos entender o BIM como um catálogo de materiais cujo os dados de cada item são integrados para facilitar o cálculo e a aplicação desses elementos no projeto. 

Algumas empresas já permitem que você faça o upload de seus catálogos de produtos em um software com a integração BIM.

É o caso, por exemplo, da Marelli, empresa de móveis para escritório que possui uma funcionalidade integrada ao BIM, que facilita a construção de um projeto de arquitetura corporativa, que aproveite todos os benefícios do BIM. Para acessar visite nossa biblioteca e acesse nossos produtos e coleções BIM.

Por meio desse sistema é possível construir seu projeto usando exatamente o mobiliário desejado e modificando suas escolhas de acordo com outro atributos.

O site da Marelli abriga uma bibliotecas de produtos para que sua equipe possa fazer o download de cadeiras, armários e assentos que podem ser usados em seu projeto.

Ao fazer o upload desse catálogo de produtos em um software que usa o sistema BIM para arquitetos, você terá acesso a funcionalidades que permitiram a criação e gestão estratégica de ambiente, ainda em sistema virtual.

Elementos, atributos e informações sobre cada item contribuem para a criação de um escritório virtual que será reproduzido no ambiente físico, com uma visão ainda mais estratégica de cada escolha e do seu resultado.

E ai? Gostou de saber mais sobre o que é BIM na arquitetura e porque você deveria implementá-lo na criação de seus projetos? 

Como mostramos, a Marelli é um fornecedor de móveis que se preocupa em auxiliar na praticidade e economia de seus trabalhos. Por isso, que tal usar nossos produtos na hora de criar seu próximo projeto corporativo em um sistema integrado BIM?

Na Marelli nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente!

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está há mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!