É uma delícia passear pelas ruas das grandes cidades e mesmo ao redor de muitos prédios estar em meio ao verde, não é mesmo? Mas saber o que é arquitetura sustentável vai muito além disso. Prédios mais verdes, projetos socialmente equilibrados e impactos ambientais são apenas algumas das temáticas. Mas será que é só moda?
Nos últimos anos, falar em sustentabilidade se tornou praticamente uma regra. Por isso, entender o que é arquitetura sustentável é primordial na vida do arquiteto. É preciso analisar em que medida a arquitetura sustentável é apenas um modismo ou uma tendência.
A questão apresenta diversos pontos para reflexão:
- Recursos naturais finitos
- Crescimento da população mundial
- Impactos desse crescimento
É nesse contexto que os arquitetos devem se planejar para elaborar projetos ecológicos e oferecer a sua contribuição ao meio ambiente. Para isso, entender o que é arquitetura sustentável é muito importante. Confira a seguir algumas dicas que vão ajudar você a distinguir modismos de tendências.
O que é arquitetura sustentável? Como começou essa discussão?
As discussões sobre sustentabilidade surgiram entre os anos 1970 e 1980, quando as pessoas começaram a ter mais acesso a veículos automotores, os níveis de consumo aumentaram e diferentes indústrias foram criadas. Nesse período, as pessoas estavam ávidas por consumir.
Paralelamente, em algumas regiões do mundo, muitas pessoas padeciam por fome e falta de água tratada. A população mundial se via diante do embate que expunha a opulência de alguns frente à carência total de outros.
Foi nesse contexto que se começou a pensar em como pequenas ações sustentáveis poderiam contribuir para o bem-estar de um grupo maior, nelas seria incluída a arquitetura verde.
Leia também: Como criar identidade em escritório com reutilização de materiais
Arquitetura sustentável além dos materiais
Ao contrário do que muita gente imagina, entender o que é arquitetura sustentável envolve mais do que apenas critérios ecológicos: o conceito também abarca aspectos sociais, financeiros e muitos outros.
Mas atenção! ⚠ Não basta criar um projeto ambientalmente responsável e que prioriza materiais ecológicos.
Na arquitetura sustentável, os materiais são importantes, mas é preciso garantir que a mão de obra usada na preparação daquela matéria-prima também teve condições saudáveis de trabalho, por exemplo.
Além disso, o mercado não perdoa projetos que se valem de conceitos ecológicos, mas que sejam inviáveis financeiramente.
É importante que as propostas ambientalmente sustentáveis tenham o investimento feito recompensando em médio ou longo prazo. Por isso, é preciso observar as iniciativas realmente consolidadas, como o uso da energia solar, por exemplo.
Quais as principais normas ambientais e certificações?
Quando o mercado percebeu que o olhar das pessoas, dos governos e das empresas via a sustentabilidade como um valor para o negócio, foram criadas ferramentas para atestar esses valores de forma objetiva e sistemática.
Foi aí que surgiram as normas relacionadas a:
- Segurança do trabalhador — como a ABNT NBR 12284:1991
- Reutilização dos resíduos — como a ABNT NBR 15112:2004
Entre os selos e certificados, alguns dos principais são:
- Certificação Leed (Leadership in Energy and Enviromental Design)
- AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental)
- Selo Procel Edifica
- Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal
- Entre outros
Uma dica para caso tenha alguma dúvida com questões mais técnicas, é conferir o manual do arquiteto, desenvolvido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Sustentabilidade como produto
Com tantos órgãos dispostos a reconhecer alternativas sustentáveis, as ações que envolvem sustentabilidade assumem um novo patamar no mercado.
Os selos e certificações passaram a agregar mais valor aos projetos arquitetônicos, pois simbolizam e atestam valores fundamentais para um grupo e para o planeta.
Hoje, as empresas já assimilam o que é arquitetura sustentável e se orgulham de manter práticas e rotinas sustentáveis, pois isso agrega mais valor à marca e aos processos.
Isso significa que uma obra vista como sustentável é considerada mais valiosa pelo mercado.
Portanto, mais do que apenas um conceito, a arquitetura verde e a sustentabilidade foram reconhecidas como boas práticas e atestadas como um produto, passando por processos de certificação, averiguação e validação para adquirir valor legal.
Avaliação para construção de uma arquitetura verde
Se o cliente pede um projeto que seja sustentável, é preciso pensar em todas as opções que a arquitetura oferece e em como elas vão se encaixar ao perfil e necessidades desse consumidor.
Todas as necessidades e expectativas precisam ser listadas para que o orçamento seja feito com base nesses parâmetros. Para um projeto de arquitetura ser sustentável, por exemplo, deve-se considerar aspectos externos à obra.
Imagine, por exemplo, que o cliente quer um prédio verde, mas a edificação precisará desocupar diversos moradores de uma área — isso deve acender um alerta. Da mesma forma, se o cliente pretende usar um tipo de pedra em sua construção, mas a extração desse material é feita de forma exploratória, o arquiteto deve se posicionar.
Leia também: Decoração sustentável: como adotar esse conceito nas empresas
Os profissionais envolvidos
Um projeto que considera critérios do que é arquitetura sustentável não envolve apenas arquitetos, engenheiros e designers. Esse trabalho deve ser desenvolvido de forma transversal e perpassar áreas como a geografia, a economia, a ecologia, a sociologia e tantas outras áreas que estão diretamente envolvidas.
Quando se fala em sustentabilidade, muitas vertentes estão em jogo, e o cliente não tem condições de decidir todos os detalhes por si só. Você e a sua equipe devem oferecer mecanismos e ferramentas para que ele defina o que é positivo em determinada ideia e o que pode ser feito com os recursos disponíveis.
Portanto, um profissional que opta por se dedicar à arquitetura sustentável deve ser um ávido estudioso da área, orientando-se pelos fatos e não pelo que é puramente ideológico.
Exemplos de arquitetura sustentável em outros países
É muito interessante pensar nos exemplos de arquitetura sustentável de outros países, é uma forma de se inspirar em grandes cidades para criar projetos arquitetônicos.
Diversos países europeus, o Japão e os Estados Unidos já desenvolvem diferentes práticas nessa área. Trata-se de lugares com alto grau de investimento em áreas em que essas iniciativas estão presentes. Por exemplo, existe a tendência européia em jardins verticais.
Outros países com menos disponibilidade de sol durante o ano conseguem multiplicar seu potencial de energia por meio do uso de painéis solares. Isso sem falar nas usinas de energia eólica e na seriedade com que essas nações reaproveitam resíduos, entre outras ações.
E não são somente as empresas que trabalham com esse olhar: hoje, a própria população já cobra por práticas sustentáveis. Na Noruega, por exemplo, existe um nível de educação ambiental tão grande que a população preza por iniciativas sustentáveis em diversas áreas, com construção, transporte, saúde e até entretenimento.
Após se inteirar de tudo isso, fica uma reflexão importante: será que tantos países estariam investindo em arquitetura sustentável se ela fosse apenas um modismo?
É claro que existem diversos tipos de investimentos, mas a essência da ideia certamente chegou para ficar.
Entender o que é arquitetura e desenvolver um projeto baseado nisso pode ser apenas um primeiro passo de uma série de políticas valorizadas pelo cliente. Se ele ainda não pensou nisso, não hesite em ajudá-lo a construir um raciocínio que englobe todas essas variáveis.
Agora que você já sabe o que é arquitetura sustentável e como pode aplicá-la em seu projeto, deve pensar também na qualidade dos móveis que vai oferecer ao seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!
Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente!
Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!
→ Solicite seu Orçamento Agora! ←
E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está há mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!