É inegável que o mercado de trabalho sempre se mostrou agressivo e limitador para o sexo feminino. No entanto, com as mulheres em destaque, temos um cenário animador e inspirador para muitas jovens que querem mostrar também o seu valor.

Embora haja a emblemática história das funcionárias que foram queimadas em uma fábrica norte-americana, o dia internacional das mulheres foi criado um pouco antes. A luta por melhores condições de trabalho, jornadas e salários justos marcaram o final do século XIX em grandes cidades, impulsionando assim o movimento feminino.

Mulheres que se destacam por seu trabalho em ambientes corporativos, que eram dominados pelos homens, fazem a diferença para que a sociedade tenha um pensamento igualitário. Por isso, preparamos uma lista com 6 mulheres que são referências em seus trabalhos nesse mês das mulheres. Confira!

Mulheres em destaque no ambiente de trabalho

1. Anielle Guedes

Após trabalhar como tradutora de uma equipe do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e observar de perto a realidade de cinco comunidades brasileiras, Anielle percebeu que o problema de moradia é grave em nosso país. Ela é fundadora da startup Urban 3D e pretende revolucionar o mercado da construção civil.

Considerada pela Revista Forbes como uma das mentes jovens mais promissoras, Anielle chega com a proposta de construir habitações por meio de:

Você não leu errado, o intuito da Urban 3D é criar edifícios de, pelo menos, 12 andares com concreto reciclado e feitos por um robô.

Anielle já foi convidada por diversas organizações internacionais para palestrar, explicar um pouco melhor a sua curta trajetória e revelar suas ambições com o projeto.

Suas ideias ousadas e o protótipo do material de arquitetura sustentável, atraíram as atenções de milhares de empresas, entre elas, a NASA.

2. Ana Luísa Correard

A jovem empreendedora paulistana teve a ideia de fundar a empresa M’ana – Mulher conserta para Mulher, e disponibilizar a mão de obra de manutenção nas residências.

Tudo começou depois que se viu diante de um episódio de assédio em sua casa e pensou que seria mais seguro mulheres prestando serviços para outras mulheres.

Ela reuniu o conhecimento junto aos poucos materiais que possuía e foi à luta para colocar o seu projeto em prática. Depois de um sucesso estrondoso no Facebook, a demanda subiu consideravelmente e Ana Luísa resolveu associar-se com a arquiteta Katherine Pavloski.

A empresa delas já prestou mais de 1500 serviços elétricos, hidráulicos, pinturas, instalações diversas e até revestimentos com drywall, um material bem utilizado para estruturar divisórias para escritórios.

As duas sócias abstraem o preconceito de muitos homens e deixam claro que com a M’ana não existe essa história de sexo frágil.

3. Luiza Helena Trajano

A sobrinha da fundadora da rede Magazine Luiza provou por A mais B porque é uma mulheres em destaque e que merece estar no patamar que alcançou, afinal, nenhuma pessoa gerencia uma das principais empresas de varejo do país sem ter demonstrado competência.

O negócio, que começou com uma pequena loja no interior de São Paulo, expandiu assustadoramente.

Luiza é uma das principais responsáveis pela nova fase da rede de lojas e deu o pontapé inicial no comércio eletrônico no Brasil, quando poucas pessoas tinham ideia do que era.

Ela tem sido uma grande referência de mulher de destaque, principalmente pela política de igualdade de gênero presente na essência da empresa.

Por várias oportunidades foi chamada para dar palestras sobre marketing, vendas e gestão empreendedora, até porque a fórmula usada na Magazine Luiza a cada dia consegue atrair mais clientes e a coloca diretamente entre as mulheres em destaque no país.

4. Ana Fontes

Algumas situações nos fazem refletir e analisar se o rumo que estamos tomando vale a pena, não é verdade? Foi o que aconteceu com a empresária Ana Fontes. Após passar 17 anos como executiva, ela decidiu largar o emprego, retomar os laços familiares e ter o seu próprio negócio.

Em 2010, ela criou a Rede Mulher Empreendedora, um espaço para auxiliar as mulheres que já ansiavam por uma empresa.

O site conta com informações, artigos, dicas e discussões pertinentes para engajar e colocar outras mulheres em destaque, para movimentar a economia do nosso país.

O projeto lhe trouxe qualidade de vida e proporcionou inspiração para diversas pessoas.

O site tem hoje mais de 300 mil cadastrados e Ana Fontes já ministrou palestras, workshops e até foi jurada de competições sobre empreendedorismo.

5. Zaha Hadid

Fã confessa de Oscar Niemeyer, a iraniana Zaha Hadid está na lista de melhores arquitetos do mundo e já escreveu o seu nome na história da arquitetura mundial. Em 2004, ganhou o prêmio Pritzker, a maior honraria da área, e se tornou uma mulheres em destaque, em um mundo dominado por homens.

Assim como Frank Gehry, a iraniana adota um estilo desconstrutivista e é responsável por edifícios que emanam criatividade e elegância, tais como:

  • Ghangzou Opera House na China;
  • Museu Maxxi em Roma;
  • o famoso Centro Aquático de Londres.

mulheres em destaque

Fonte: Centro Aquático de Londres

Zaha faleceu recentemente, mas deixa um legado de obras fantásticas e que revolucionaram a arquitetura corporativa.

Sua marca está expressa por meio de projetos ousados, com curvas sinuosas e linguagem forte, e seu nome está entre os de centenas de mulheres que se destacam por seu trabalho.

6. Rosa Kliass

A paulista de 85 anos é simplesmente a pioneira em projetos paisagísticos no Brasil, proporcionando obras que vão muita além de mera arquitetura, mas são poesia que transcende entre o urbano e o natural.

Teve como missão organizar o visual do Vale do Anhangabaú e marcou presença na revitalização de uma das regiões mais pavorosas de São Paulo. Com a demolição do presídio do Carandiru, surgiu o projeto do Parque da Juventude, ao qual Rosa pôde dar seus retoques de estilo.

Em 1975, ela fundou a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas (ABAP) e faz questão de exaltar o quanto é importante ter cursos sobre Paisagismo e profissionais especializados no assunto.

Leia também: Como se inspirar em grandes cidades para criar projetos arquitetônicos?

Atualmente, ela também é suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. 

Em dua, toda sua trajetória a colocou entre as mulheres em destaque, dentro e fora da arquitetura! 

Em resumo, para encerrarmos este artigo sobre mulheres em destaque no mercado de trabalho, não podemos deixar de fazer menções honrosas para Elora Hardy, Peggy Johnson, Sônia Hess, Chieko Aoki e tantas outras que contribuem de alguma forma com o progresso da sociedade.

Seu nome em destaque, por seu trabalho!

Chegou o grande momento! 

Aquele projeto do escritório de uma grande empresa foi conquistado e empolgação não falta para você mostrar seu trabalho!

Colocar seu nome em destaque pela qualidade de seu trabalho e compromisso com seu cliente, é algo que você vai alcançar ao optar em criar as parcerias certas!

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós da Marelli sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente e com seu nome! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!

O que achou deste texto em homenagem às mulheres? Lembrou de mais algum nome que faz a diferença no Brasil e no mundo? Então, conte nos comentários!