Contratar um profissional qualificado para realizar a montagem de móveis é fundamental para evitar danos estruturais e estragos na superfície dos mobiliários. Por isso, antes de fechar contrato com montadores de móveis é preciso tomar alguns cuidados especiais. 

O primeiro passo é checar se o montador tem experiências e habilidades suficientes para realizar o serviço. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira estes e outros cuidados que todo mundo deve tomar antes de contratar montadores de móveis.

Como contratar montador de móveis: 8 cuidados essenciais

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1. Peça indicações

Pedir indicações de montadores de móveis para conhecidos é sempre uma boa opção. Entretanto, certifique-se de que a pessoa citada é mesmo um profissional. Isso ocorre porque a recomendação pode ser de um parente ou um amigo que faz um “bico” de montagem.

O problema é quando o montador só realiza esse tipo de serviço porque está desempregado ou quer cobrir alguma despesa extra. Nesses casos, a falta de experiência e profissionalismo pode comprometer a qualidade do trabalho. 

Por isso, sempre dê preferência aos montadores profissionais que tenham bastante conhecimento sobre o assunto e que trabalham há alguns anos na área. Além disso, ao solicitar uma indicação, peça para a pessoa detalhar a experiência com o especialista.

Nesse momento, você pode fazer algumas perguntas como:

  • o profissional chegou no horário marcado?
  • a montagem dos móveis ficou perfeita?
  • o montador danificou a superfície de algum mobiliário?
  • ele se mostrou disponível para resolver possíveis problemas futuros?
  • o especialista terminou o serviço dentro do prazo combinado?

Leia também: Como escolher a melhor empresa de móveis para escritório? | Selecionando o fornecedor

2. Confira o portfólio do montador de móveis

Antes de contratar qualquer profissional, é interessante checar se ele tem algum portfólio com trabalhos anteriores. Atualmente, existem montadores de móveis que disponibilizam vídeos e imagens de serviços prestados aos clientes em sites, redes sociais, entre outros. 

Se for o caso, cheque o portfólio e, se possível, converse com antigos clientes do profissional. Faça as perguntas do tópico anterior e outras que julgar necessárias.

3. Cheque se ele saberá montar tudo o que você precisa

Além de conferir as experiências anteriores do profissional, é importante checar se ele atenderá às suas expectativas pessoais. Por isso, tenha uma conversa franca com ele — se possível, pessoalmente — e detalhe tudo o que você deseja que ele faça.

Isso é importantíssimo para evitar frustrações e surpresas desagradáveis, já que alguns serviços são mais apropriados a um instalador.

4. Confira a montagem

Como dissemos no tópico anterior, conferir a montagem de móveis realizada é extremamente importante para evitar dores de cabeça futuras. Por isso, tire um tempo e cheque com calma os detalhes do seu mobiliário.

Neste momento, analise toda a estrutura do móvel e, também, observe se:

  • todas as portas e gavetas abrem e fecham corretamente;
  • há “buracos” entre as portas de um armário, por exemplo;
  • os pés das mesas estão bem fixados e se não há problemas de calço;
  • prateleiras e estantes estão na altura que você pediu;
  • o móvel está idêntico ao original.

5. Acompanhe de perto a montagem de móveis

Mesmo que você não tenha muito conhecimento sobre montagem de móveis, é importante acompanhar de perto o trabalho do profissional. Nesse momento, certifique-se de que ele está tendo cuidado ao manusear as peças e se tudo está ficando perfeito.

Se estiver com alguma dúvida sobre o processo de montagem, não deixe de perguntar — sem atrapalhar o trabalho do profissional, é claro.

Acompanhar de perto o serviço dos montadores de móveis demonstra que você está atento e aumenta as chances de tudo ser entregue conforme o planejado.

6. Cuidado com canos e rede elétrica

No caso de móveis embutidos na parede, é muito importante realizar a instalação observando a planta elétrica e hidráulica do ambiente.

Isso evita acidentes e transtornos, já que um cano furado, por exemplo, pode gerar muita dor de cabeça e despesas extras.

7. Planeje-se com antecedência

Ao receber um montador em seu escritório, é importante que você tenha tempo livre para explicar os detalhes sobre o serviço e para acompanhar de perto o trabalho. 

Neste momento, não tenha pressa. Se o profissional perceber que você quer que ele agilize muito o trabalho, por exemplo, ele pode realizar a montagem sob pressão.

O problema é que o serviço ficará prejudicado, já que as chances de detalhes importantes passarem despercebidos são altas. 

Portanto, planeje-se com antecedência e, se possível, tire um dia para se dedicar aos móveis. Deixe que o montador trabalhe com calma e sem pressão.

É importante destacar, porém, que isso não quer dizer que ele precise ser lento. Assim, é essencial estipular prazos para o serviço ser concluído a fim de evitar a perda de tempo.

8. Prefira os fornecedores que ofereçam o serviço de montagem

Algumas empresas de móveis oferecem o serviço de montagem e instalação sem custo adicional ao cliente. Portanto, ao buscar um fornecedor para o seu negócio, leve isso em consideração. 

Sempre que possível, dê preferência para as empresas que têm uma equipe própria para realizar a montagem. Neste momento, não tenha receio de fazer o máximo de questionamentos possíveis.

Pergunte ao fornecedor como é feita a capacitação dos montadores de móveis profissionais e prefira aqueles que demonstrem ter compromisso com esse segmento.

A Marelli, por exemplo, tem profissionais treinados (desde a forma correta de desembalar os produtos até os cuidados necessários no momento da montagem). A utilização de luvas, uniformes e outros equipamentos também é uma prática obrigatória da marca.

Gostou das dicas para contratar montadores de móveis?

Contratando um fornecedor que já oferece um serviço de qualidade, portanto, você otimiza o seu trabalho — afinal, não precisará sair em busca de um montador — e tem a garantia de que tudo será concluído dentro do prazo estipulado e feito com o máximo cuidado possível. Assim, você ganha nos quesitos segurança, tranquilidade e conforto. 

Vale destacar, ainda, que é sempre interessante optar por empresas que estão disponíveis a dar assistência caso haja algum defeito na instalação dos móveis. Esse detalhe pode fazer toda a diferença. Desse modo, não deixe-o passar despercebido.

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

Agora que você já sabe quais cuidados deve ter antes de contratar montadores de móveis, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a criar ambientes incríveis!