Assim como a decoração da casa reflete nosso ideal de bem estar, o ambiente de trabalho, em relação ao mobiliário corporativo, deve ser agradável, alinhando estilo, versatilidade e funcionalidade.

Ambientes bem planejados e relacionados à história, à visão e ao ramo da empresa agregam status e transmitem confiança e conforto não só para os colaboradores, mas também a clientes habituais e futuros parceiros que estejam visitando as instalações. 

Além disso, por meio de um bom projeto a mobília para escritório contribui para uma organização funcional do ambiente, pensada para otimizar o fluxo de trabalho.

Diante disso, surge uma dúvida: o que é mais efetivo para o mobiliário corporativo? Um ambiente prático e útil ou criativo e inovador? A seguir, explicaremos alguns pontos a serem levados em conta e também quais são os sete sinais de que a você precisa trocar a mobília para escritório. Confira!

Escolha um mobiliário corporativo que respeite a ergonomia

A ergonomia é uma ciência que deve estar presente sempre que o assunto for mobiliário corporativo.

Isto porque ela estuda a relação do indivíduo e seu ambiente de trabalho, sugerindo soluções que a curto, médio e longo prazos trarão satisfação e bem estar ao funcionário — que é o motor da empresa e o principal interessado em um local sadio para exercer suas atividades.

O rendimento dos funcionários depende bastante de móveis ergonomicamente corretos, por isso, tanto em ambientes com estilo onde impera a praticidade quanto em locais onde a inovação é o carro chefe, a ergonomia deverá estar obrigatoriamente presente na mobília para escritório

Isto quer dizer que as estações de trabalho devem atender a quem as utiliza de forma a não causar nenhum dano à saúde, respeitando inclusive normas criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Por exemplo: é comum colaboradores desenvolverem dores musculares ou problema na coluna por conta de uma cadeira de escritório inadequada. Há também casos de dores de cabeça ou nos olhos por conta da disposição do monitor na mesa ou da iluminação do ambiente.

Portanto, seja a ambientação criativa ou funcional, é muito importante estar atento à questão da ergonomia no mobiliário corporativo.

Traduza o ideal da empresa na estética do escritório

Antes de decidir sobre o estilo e a estética do local para preparar um projeto, é necessário analisar as características da empresa, sua rotina e os objetivos que se quer alcançar com a criação deste ambiente.

A estética de um ambiente corporativo também faz parte da identidade de uma empresa, portanto no momento de concepção do layout é importante analisar alguns pontos:

O ambiente é mutável?

Alguns ambientes corporativos com uma pegada mais moderna apresentam dupla função. Por exemplo: uma mesa que serve ao mesmo tempo como local de pausa para o café e para a equipe se reunir para discutir estratégias.

Neste caso, o mobiliário corporativo deve acompanhar a informalidade desta proposta, seguindo uma linha despojada, mas sem esquecer de ser agradável e confortável, pois este ambiente recebe também possíveis clientes.

Mesmo em ambientes corporativos mais conservadores é possível planejar a mobília para escritório para permitir  mudanças posteriores na disposição e layout.

No momento de concepção do projeto, o importante é frisar esta necessidade e encontrar no mercado um local que possua todo o mobiliário corporativo para traduzir o conceito.

Quantas pessoas integram o ambiente?

Dependendo do número de colaboradores e do ramo da empresa, soluções mais ousadas — como uma plataforma de trabalho unificada em uma grande bancada —possibilitam uma melhor interação dos funcionários.

Ramos que exigem maior concentração por parte dos empregados podem ter uma pegada mais clássica com baias definidas e maior isolamento.

Em todos os casos, é importante a assessoria de uma equipe especializada para que o projeto seja executado de forma a aproveitar espaços e trazer maior funcionalidade ao espaço.

Busque sempre pela otimização de processos

O conceito de otimização de processos é simplificar e agilizar as atividades de uma empresa, desenvolvendo uma sinergia perfeita entre os departamentos e visando reduzir gastos desnecessários, seja de tempo ou de materiais, por exemplo.

E de que forma o mobiliário corporativo pode auxiliar neste processo? Seja de natureza conservadora ou inovadora, os gestores devem ficar atentos ao layout da empresa. Um estudo de layout funcional aponta onde a produtividade fica comprometida.

Por exemplo: se o colaborador precisa levantar várias vezes para ter acesso a documentos em um arquivo ou depósito.

Uma boa proposta neste sentido é ouvir o próprio colaborador. Baseado em sua rotina, ele pode indicar pontos onde o processo é dificultado. A partir disso, é possível pensar em soluções funcionais de mobiliário corporativo, como estações de trabalho com espaço para armazenamento de material.

O design inovador de alguns móveis permite que eles se adaptem perfeitamente às necessidades da empresa. Lembre-se de que aproveitar todo o espaço do ambiente pode torná-lo bastante funcional. Além disso, alinhado às propostas da empresa, um projeto inovador permite vários rearranjos caso haja necessidade.

Transforme espaços menos usados em ambientes funcionais

Mesmo os setores menos dinâmicos de uma empresa merecem atenção especial em relação ao mobiliário corporativo. É a chance de transformar de forma criativa um espaço que a princípio não teria flexibilidade nem possibilidade de personalização.

A área de armazenamento de documentos ou de servidores de informática, por exemplo, pode ganhar um espaço reservado a elas, com o uso de divisórias piso-teto, que conferem privacidade e segurança, além de evitarem a necessidade de projetos de alvenaria.

Para os empresários mais conservadores e irredutíveis, uma mudança na ambientação do escritório pode parecer irrelevante, mas é muito importante considerar este aspecto para o sucesso do empreendimento. Levar em conta as questões estéticas do ambiente significa que o gestor se importa com a imagem que sua empresa passa aos clientes.

Um ambiente que é esteticamente antigo, muito austero, não condiz com o momento atual que traduz modernidade. Com a mobília para escritório certa, é possível aliar ideias clássicas e inovadoras. Portanto, um conceito não exclui o outro: saiba que é possível inclusive ter o melhor do que cada escolha pode nos oferecer.

E você, já pensou na importância do mobiliário corporativo em um projeto de revitalização de um ambiente empresarial? Se essa dúvida não te chamou a atenção, saiba que sua empresa já pode estar demonstrando sinais de que você precisa trocar móveis do escritório.

7 sinais de que você precisa trocar o mobiliário corporativo

No ambiente de trabalho, é comum passarmos anos usando os mesmos móveis e equipamentos. Mesmo quando o mobiliário corporativo apresenta problemas, acabamos nos ajustando à ineficiência de alguns deles, sem percebermos que a necessidade de substituição é urgente.

O que nem sempre notamos é que essa acomodação envolve um alto custo para a empresa. Mas como saber quando é preciso trocar a mobília para escritório?

Para que você possa identificar o momento ideal para agir, preparamos um checklist dos itens de seu ambiente corporativo. Continue a leitura e confira quando eles estão sinalizando a necessidade de uma substituição! 

1. Desarmonia no ambiente

desarmonia-ambiente

Harmonia externa produz harmonia interna. Por isso, quando os colaboradores trabalham em um ambiente visualmente desorganizado, a própria mente tem dificuldade para se concentrar e ter um bom desempenho. 

Infelizmente, essa desorganização visual acontece em muitos escritórios. Em diversos casos, o mobiliário corporativo foi adquirido aos poucos, sem que obedecessem a um padrão estético. E quando reunidos, a combinação é desagradável.

A harmonia visual facilita a concentração e, consequentemente, a produtividade. As cores precisam ser estimulantes, mas, ao mesmo tempo, não devem incomodar quem trabalha naquele ambiente. 

Além desses aspectos, todo o conjunto e a disposição precisam ser planejados para tornar a iluminação eficiente e reduzir ruídos ou ecos. Se tal harmonia visual não caracteriza seu escritório atualmente, esse assunto merece sua atenção! 

2. Falta de conforto

falta-de-conforto

A maioria dos colaboradores passa grande parte de seu tempo dentro da empresa. Suas atividades exigem que fiquem horas contínuas na mesma posição. 

Por isso, o conforto do mobiliário corporativo — ou a falta dele — causa um grande impacto na saúde e na produtividade do colaborador. É praticamente impossível um funcionário se concentrar quando sua posição gera dores em partes do corpo como ombros, pescoço, costas, braços e outras. 

Portanto, conforto é fundamental. Ele afeta não só o rendimento e o desempenho do trabalhador (o que já é um aspecto importante), mas é indispensável para prevenir lesões e reduzir o afastamento por doenças que causa um grande prejuízo às empresas.

3. Desgaste natural do tempo

desgaste-natural-moveis

Mesmo quando tomamos todo o cuidado com a limpeza, o uso e a conservação, o desgaste do mobiliário corporativo é inevitável. Ele está exposto à poeira, aos vestígios de poluição e, muitas vezes, à luz solar — elementos que prejudicam sua aparência ao longo do tempo. 

E o problema não é só a aparência. Quando o funcionário usa uma cadeira por um longo tempo, seu peso exerce um efeito sobre a espuma. Ela perde a firmeza e a capacidade de sustentação, criando deformações que a tornam menos confortável.

O mesmo acontece com o sofá onde seus clientes aguardam atendimento, as poltronas da sala de reuniões e qualquer outro móvel estofado. O tecido também se desgasta, prejudicando o revestimento. 

Poderíamos citar uma série de situações semelhantes com outros itens: armários que não fecham devido a problemas nas dobradiças e trancas, mesas que balançam, cadeiras que não mantêm a regulagem desejada. Tudo isso indica a necessidade de troca da mobília para escritório.

4. Alto custo de manutenção

E quando o mobiliário corporativo começa a apresentar desgastes, aumentam a frequência e o custo das manutenções. Além do impacto no orçamento ser cada vez maior, a impossibilidade de usar os equipamentos até o conserto prejudica a produtividade. 

5. Design incompatível com a imagem da empresa

design-incompativel-mobilia-escritorio

A identidade visual é responsável pela primeira impressão que um cliente tem a respeito de sua empresa. As cores, o design e a disposição dos elementos em todos os pontos de contato são essenciais para transmitir uma imagem corporativa compatível com seus objetivos.

Esse conceito precisa estar embutido em todas as formas de contato com o cliente. O site da empresa deve seguir a mesma linha de design. Os materiais impressos precisam estar em conformidade com tal imagem. Seu escritório, que é o lugar onde as pessoas são recebidas, não pode destoar dos outros elementos. 

Portanto, analise seu espaço atual e todo mobiliário corporativo. O design é compatível com a imagem que a empresa quer projetar? Ele reflete a missão e os valores que norteiam as ações da organização? As cores de seu logo estão presentes de forma harmoniosa no layout do ambiente corporativo?

Se a resposta a alguma das perguntas acima for “não”, está na hora de trocar os móveis do escritório. 

6. Falta de usabilidade

falta-usabilidade

Um bom mobiliário corporativo é aquele que facilita a atuação do colaborador. Por isso, a mesa ideal para um atendente de recepção é muito diferente daquela indicada a um trabalhador que passa o dia sentado. 

Quer outro exemplo? Um profissional que recebe pessoas para interação — sejam elas clientes, fornecedores, parceiros ou colegas de trabalho — precisa de uma mesa que garanta uma maior distância entre os interlocutores.

Caso isso não aconteça, provavelmente suas pernas se tocarão durante a conversa, causando constrangimentos. Portanto, se a mobília para escritório não prevê tais diferenças, considere seriamente a substituição. 

7. Inadequação aos equipamentos eletrônicos

inadequacao-equipamentos-eletronicos

Outro ponto que merece atenção é o uso de equipamentos. Atualmente, diversos eletrônicos fazem parte da rotina de trabalho dos colaboradores, aumentando a demanda por acesso a periféricos, tomadas e conectores. 

Móveis projetados há algum tempo não previam essa necessidade. Na melhor das hipóteses, eles até levavam tal fator em consideração, mas ainda não dispunham das soluções conhecidas hoje. 

Portanto, se o mobiliário corporativo não é adequado para comportar todos os equipamentos tecnológicos de forma satisfatória, trata-se de um sinal de alerta. Isso porque a produtividade pode ser reduzida, ao passo que gambiarras colocarão todo o ambiente em risco.

Esses são os principais sinais de que você precisa buscar empresas de mobiliário de escritório. No entanto, a substituição deve ocorrer com critério. Sem uma análise cuidadosa, as aquisições podem não atender aos requisitos de usabilidade (como os que comentamos no último tópico).

Bônus: como trocar a mobília para escritório com segurança

como-trocar-mobilia-escritorio

Especialistas podem ajudá-lo a economizar na compra. Ao analisar as atividades que seus colaboradores desempenham, eles apontarão onde é necessário usar um mobiliário corporativo mais resistente e quando é possível recorrer a soluções mais baratas. 

Vamos pensar em um exemplo simples, mas que tem grande impacto no orçamento: as cadeiras para escritório. Aquelas que são utilizadas diariamente pelos funcionários precisam ser resistentes e ter regulagens. O ajuste ergonômico é essencial para o conforto.

Por outro lado, as cadeiras da sala de reuniões são, geralmente, usadas com menor frequência e por um período reduzido. Portanto, não precisam seguir as mesmas especificações das peças de uso contínuo.

Buscar empresas de mobiliário de escritório especializada no ramo é a melhor alternativa para trocar os móveis e obter resultados satisfatórios. Você receberá indicações dos melhores produtos para cada caso, o que causará um impacto positivo na produtividade, mas sem comprometer seu orçamento.

Conheça nas soluções de mobiliário corporativo Marelli

Quer conhecer as melhores soluções para seu ambiente corporativo? Então, não perca tempo!

Acesse a nova loja virtual da Marelli e confira todas as novidades de mobiliário corporativo disponíveis para você comprar online!

Você também pode solicitar um orçamento para o seu projeto agora mesmo e descubra a melhor relação custo-benefício do mercado. Aguardamos seu contato!