Seu projeto está parado, por isso precisa de uma inspiração para dar aquele gás? A melhor saída é uma boa leitura. Para ajudar você nessa busca, dê uma olhadinha nos melhores livros de design de interiores que todo profissional deve ler.

Tanto para quem está começando como para quem já tem mais tempo de estrada, uma das melhores maneiras de adquirir habilidades é lendo livros de design de interiores. Você até pode ir a feiras de design de interiores, por exemplo, que também são ótimas opções. Mas não é toda hora que elas acontecem.

Por outro lado, os livros estão ao seu alcance a qualquer momento. Eles são uma grande fonte de conhecimento e bons decoradores não podem parar de alimentar suas mentes. Na verdade, um ótimo profissional nunca para de aprender e de se atualizar, não é mesmo?

Se você é um desses, confira os melhores livros de design de interiores e se você não leu algum deles coloque já na sua lista:

  • Design Brasil, 101 anos de história (Casa Cláudia)
  • Projetando Espaços (Miriam Gurgel)
  • Arte de projetar em arquitetura (Ernst Neufret)
  • Cinquenta cadeiras que mudaram o mundo (Design Museum)
  • Design de interiores – Guia útil para estudantes e profissionais (Jenny Gibbs)

Veja a seguir um breve resumo de cada um dos melhores livros de design de interiores.

5 melhores livros de design de interiores: resumo

1) Design Brasil, 101 anos de história (Casa Claudia)

livro design de interiores

Elaborado pela redação da revista Casa Cláudia, o Design Brasil, 101 anos de história, pode ser considerado como uma bíblia de design e decoração para qualquer profissional da área. 

Ele reúne 84 designers e 400 produtos que mostram a evolução do desenho e das formas no design de interiores do Brasil. Com uma grande quantidade de imagens e detalhes, sem dúvida ele será uma excelente referência de materiais no design de interiores.

Por isso é um dos livros para arquitetos e designers de interiores em início de carreira ou para aqueles que não cansam de pesquisar sobre a área.  

2) Projetando espaços – Design de Interiores (Miriam Gurgel)

O Projetando espaços, Design de Interiores é outro livro de design de interiores importante principalmente para aqueles profissionais que estão começando, pois ele é bastante técnico. Miriam apresenta formas e medidas bem detalhadas para auxiliar na elaboração do projeto. 

A arquiteta Miriam Gurgel mostra mostra soluções diferenciadas para projetos. Ele pode ser considerado um manual essencial tanto para profissionais como para alunos da área de design de interiores. 

Ela apresenta os conceitos e princípios básicos da área de forma bem objetiva e direta. Alia ainda aspectos do cliente e aborda também o espaço físico e tudo aquilo que faz parte de um projeto, como:

No vídeo abaixo você pode conferir mais detalhes sobre este livro da Miriam Gurgel e também outros dois também escritos por ela. Assista:

3) Arte de projetar em arquitetura (Ernst Neufert) 

materiais no design de interiores

Essa obra de Ernst Neufert consta na lista dos melhores livros de design de interiores, pois além de saber de design e decoração, também é bom que o profissional tenha noções de arquitetura

A arte de projetar em arquitetura é considerada um dos livros de arquitetura mais importantes na área porque ele apresenta todos os elementos do projeto, incluindo design e decoração, mas principalmente estruturas e telhados e também vários tipos de edificações. 

Uma obra muito completa e imprescindível. Um livro de cabeceira que vai fazer parte de toda a vida profissional. 

Ernst Neufert é alemão e começou seu aprendizado como pedreiro em 1914, mas ao longo de sua vida passou por importantes escolas de arquitetura, como a Bauhaus. Ele também estudou na espanha, onde teve um encontro marcante com Antoni Gaudí e trabalhou no escritório de arquitetura de Ricardo Magdalena.

4) Cinquenta Cadeiras que mudaram o mundo (Design Museum)

design e decoração

Diferente dos outros livros citados, o Cinquenta cadeiras que mudaram o mundo possui uma leitura mais leve, mais simples, no entanto não menos importante. 

Já pensou como é importante uma cadeira de escritório ser ergonomicamente correta? Esse livro alia design e ergonomia e mostra as 50 principais cadeiras que impactaram o mundo do design atual. 

Ele cita, por exemplo, a cadeira sem braços Thonet à ChairOne, de Konstantin Grcic. E sobre cada cadeira há uma descrição do aspecto que conferiu a ela seu status icônico e também sobre os designers que marcaram a história por isso. 

5) Design de interiores – Guia útil para estudantes e profissionais (Jenny Gibbs)

melhores livros de design de interiores

De todos os livros citados acima, este é um dos melhores livros de design de interiores mais indicado para estudantes ou quem está no início da carreira – embora nada impeça que profissionais com mais experiência também se beneficiem dele. 

Como o próprio nome explica, é um guia que apresenta os princípios do design, discorre sobre as aptidões necessárias ao profissional e mostra as diferentes opções de desenvolvimento da carreira profissional, falando também sobre o setor. 

O Design de interiores – Guia útil para estudantes e profissionais aborda temas como:

  • Como elaborar o programa de necessidades junto ao cliente
  • Como apresentar desenhos e amostras
  • Como escolher os materiais 
  • Como planejar e gerenciar projetos

Anotou a lista dos melhores livros de design de interiores? 

Já sabe qual pode te ajudar a colocar em prática aquele projeto de decoração incrível que você acabou de conquistar?

Empolgação não falta para você mostrar seu trabalho!

Mas agora ainda falta mais um detalhe e bateu aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!