Como já diria o norte-americano Frank Lloyd Wright, a arquitetura é a mãe de todas as artes. Os melhores arquitetos do mundo deixam não apenas sua marca a cada projeto realizado, mas, também, contribuem para o avanço da humanidade.
Prova disso são as últimas tendências da área, apresentadas pelos grandes projetos de arquitetura que focam no uso de tecnologias de ponta e na arquitetura sustentável — ambos assuntos de suma importância para o futuro.
Para homenagear e aprender com os melhores arquitetos do mundo atualmente, preparamos uma seleção com os grandes projetos de arquitetura dos últimos tempos e seus criadores. Descubra o que faz cada um deles único!
Melhores arquitetos do mundo e seus grandes projetos!
1. Renzo Piano
Apesar de nascer em uma família de construtores, Renzo Piano abandonou a tradição para cursar arquitetura no Instituto Politécnico de Milão. Questionador como só, tem suas ressalvas quanto à academia, tanto é que a experimentação tornou-se um dos pilares de suas obras.
Entre as mais conhecidas, pode-se citar o Centro Cultural Georges Pompidou, em Paris, além do edifício The Shard, localizado em Londres.
Fonte: Centro Cultural Georges Pompidou, em Paris. Imagem: La Parola
Fonte: The Shard, em Londres. Imagem: Simonde
Em ambos, é notável como um dos grandes arquitetos do mundo trabalha elementos menos tangíveis, como o ar e o uso da luz.
A cada nova empreitada, Renzo Piano busca a criação de um projeto único, fugindo dos padrões estabelecidos. Por isso, seu legado traz edifícios high tech, com iniciativas sustentáveis e preocupação habitacional.
2. Zaha Hadid
Ainda que a arquitetura seja uma área dominada por homens, a iraquiana Zaha Hadid representa bem a força feminina. Ela foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de arquitetura pelo conjunto de sua obra, o que apnas comprovou o que todo mundo já sabia: ela era uma dos melhores arquitetos do mundo atualmente!
O Prêmio Pritzker é o equivalente ao Nobel, e a medalha de ouro do RIBA, maior prêmio relacionado à profissão no Reino Unido.
Seu nome é referência quando o assunto é a arquitetura desconstrutivista. Ela não se opõe à complexidade e sabe como ninguém dar movimento, até mesmo, a materiais como o concreto, por meio de formas irregulares.
Grande parte de seus grandes projetos de arquitetura demonstram ares futuristas, aliando o concreto a superfícies brilhantes e formas orgânicas. Não por acaso é conhecida como a “rainha das curvas”.
Um de seus trabalhos que mais recebeu elogios é o Centro Aquático de Londres, feito especialmente para as Olimpíadas de 2012.
Fonte: Centro Aquático de Londres. Imagem: ArchDaily
Outro grande destaque é o Heydar Aliyev Center em Baku, Azerbaijão. Assim como a obra citada anteriormente, apresenta curvas, dessa vez, nascendo do chão, como em uma escultura arquitetônica.
Leia também: Veja 6 exemplos de mulheres em destaque no mercado de trabalho
Fonte: Heydar Aliyev Center em Baku, Azerbaijão. Imagem: ArchiTravel
3. Oscar Niemeyer
O Brasil também está muito bem representado entre os melhores arquitetos do mundo, com Oscar Niemeyer. Aliás, ele e Zaha Hadid chegaram a trocar ideias, uma vez que Oscar é mestre em brincar com formas, acrescentando curvas ao concreto, mesmo quando a via de regra eram projetos marcados pela linha reta.
Com seu modernismo, deu vida aos edifícios governamentais de Brasília como:
- Palácio da Alvorada;
- Praça dos Três Poderes;
- Catedral de Brasília.
Fonte: Palácio da Alvorada, em Brasília. Imagem: Adriana Mendes / O Globo
Engana-se, no entanto, quem pensa que suas obras ficaram restritas ao país.
É de Niemeyer também o desenho da Sede das Nações Unidas, em Nova York. Lá, ele apresentou suas ideias para uma comissão de dez arquitetos, modificando os elementos principais do conjunto e recebendo a aprovação de Le Corbusier, uma de suas maiores referências.
Fonte: Sede das Nações Unidas, em Nova York. Imagem: Nações Unidas
4. Tom Wright
Talvez, você até não reconheça o arquiteto pelo nome, mas, com certeza, já admirou a maior obra de sua carreira: o sofisticado hotel Burj Al Arab, em Dubai.
O nome, em uma tradução livre, significa “torre das arábias”, mas sua criação atingiu um nível além: virou um ícone para a cidade.
Fonte: Hotel Burj Al Arab, em Dubai. Imagem: Jumeirah
Tom Wright nasceu em um subúrbio de Londres e acabou tornando-se membro do Instituto Real dos Arquitetos Britânicos, a partir de 1983. Isso porque, em suas criações, considera também:
- o meio ambiente;
- a gestão;
- a cultura local.
Assim, consegue unir lazer e hospitalidade a projetos ousados, um dos grandes arquitetos do mundo abusa de materiais mais requintados, cores fortes e uso de vidro e aço.
5. Santiago Calatrava
O multitalentoso espanhol, Santiago Calatrava, além de arquiteto, é também engenheiro e artista plástico, frequentemente expondo suas esculturas e pinturas nos maiores museus do mundo, como o Metropolitan Museum of Art.
Talvez, até por essa tripla formação, suas obras apresentam articulações, hastes e cabos, o que permite movimento — às vezes, no sentido literal.
Não é raro encontrar conjuntos arquitetônicos inspirados por esqueletos ou asas de pássaros. Por esse estilo inconfundível, muitas pessoas rotulam seu trabalho como “neoestruturalista”.
É dele uma das mais incríveis obras do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã. Entretanto, uma das obras mais conhecidas é o Museu de Arte de Milwaukee. Devido à posição do sol, seu “pássaro” abre e fecha as asas.
Fonte: Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Imagem: Museu do Amanhã
Fonte: Museu de Arte de Milwaukee. Imagem: Arqblog
Já, em sua cidade natal, Valência, Calatrava, um dos melhores arquitetos do mundo, criou um grande complexo com oito construções marcadas por detalhes e movimentos, incluindo um planetário que lembra o olho humano, até mesmo com as pálpebras.
6. Frank Gehry
Frank Gehry é um dos maiores expoentes do Desconstrutivismo, tendência da arquitetura que abre margem à grande inventividade na hora de construir edifícios públicos, desprendendo-se das tradições e resgatando a emotividade.
Seus grandes projetos de arquitetura são ousados e controversos exatamente por isso. Encontram-se elementos esteticamente dissonantes, com grandes volumes de titânio, que não necessariamente apresentam funções práticas.
Toda recoberta por titânio, sua criação mais conhecida é o Museu Guggenheim, na Espanha.
Recentemente, fez a Fundação Louis Vuitton, em Paris, e o Biomuseu, na Cidade do Panamá.
Fonte: Museu Guggenheim, na Espanha. Imagem: Viva Decora
Fonte: Fundação Louis Vuitton, em Paris. Imagem: Dicas de Paris
7. Ieoh Ming Pei
O chinês-americano é comumente chamado de mestre da arquitetura moderna. Ele ficou rapidamente conhecido após seu projeto para a ampliação do Museu do Louvre, criando a pirâmide de vidro localizada no pátio principal, que hoje é ponto turístico.
Fonte: Museu do Louvre, em Paris. Imagem: ArchDaily
Embora tenha obras de renome em seu extenso currículo, também idealizou projetos de arquitetura inclusiva para habitações de baixa renda. Consegue ser versátil e descobrir o melhor uso para materiais de baixo custo.
Prefere formas simples, analisando o espaço em torno de onde construirá e o propósito de cada projeto. Com isso, tornou-se responsável também por grandes projetos de arquitetura como:
- Bank of China Tower, em Hong Kong;
- East Building da National Gallery of Art, em Washington DC.
Fonte: Bank of China Tower, em Hong Kong. Imagem: Architectuul
Em todo trabalho dos grandes arquitetos do mundo, nota-se a criatividade para encontrar soluções inovadoras e a ousadia para questionar modelos vigentes.
Estar atento a tendências e tecnologias é outro ponto comum. Aliás, nos dias de hoje, esse último é quase requisito básico para uma empreitada bem sucedida.
Apesar das características em comum, cada um dos melhores arquitetos do mundo desenvolveu seu próprio estilo e soube manter essa identidade, reinventando-se para que cada projeto agregue ao conjunto da obra.
Inspire-se nesses projetos de arquitetura
Grandes projetos contam com equipes multidisciplinares e encontrar os parceiros certos é fundamental para consolidar um resultado de alto nível.
A Marelli sabe da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente!
Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!
→ Solicite seu Orçamento Agora! ←
E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!
Gostou de acompanhar o trabalho de alguns dos melhores arquitetos do mundo da atualidade? Então, aproveite para dividir o conhecimento com seus colegas, compartilhando o post nas redes sociais!