Arquitetura e tecnologia andam lado a lado. Organização e praticidade também. Por isso, conhecer e inserir no seu dia a dia os melhores aplicativos para arquitetos vai te ajudar na otimização do desempenho da profissão.

Os aplicativos de arquitetura online, além de otimizar a rotina do profissional, fazem com que a clientela se sinta mais segura diante do serviço que está contratando.

Com tecnologias simples e fáceis de usar, os melhores aplicativos para arquitetos já conquistaram o seu espaço no ambiente corporativo, principalmente porque ajudam a deixar tudo sempre à mão diante da clientela.

Quer saber como eles podem te ajudar? Então, confira o post com os 7 melhores aplicativos para arquitetos.

Melhores aplicativos para arquitetos: TOP 7

Na lista dos melhores aplicativos para arquitetos do mercado você encontra:

  1. Paper
  2. AutoCAD 360
  3. RoomScan
  4. MagicPlan
  5. myPANTONE
  6. Arquitect’s Formulator
  7. Agendor

A seguir, conheça mais sobre cada um. 

1. Paper

O Paper pode ser comparado ao bom e velho Moleskine, só que agora esse caderninho de mão pode ficar ainda mais perto de você: no seu smartphone.

Use e abuse do caderno virtual para anotar, registrar e esboçar. Com esse aplicativo de arquitetura online você pode:

O aplicativo vai categorizar todas as suas anotações e listas de atividades de maneira organizada e funcional para agilizar a gestão do escritório de arquitetura.

Uma dica para aprimorar a função do Paper é baixar a opção Stylus, que conta com o auxílio da ferramenta lápis para fazer os esboços com mais facilidade.

Outra vantagem do Paper é que ele é uma ferramenta bastante apropriada para rascunhar todas aquelas ideias que surgem de repente, de supetão.

Basta abrir a agenda virtual no celular e catalogar tudo que vier à mente. Dessa forma, você não perderá nenhuma inspiração!

2. AutoCAD 360

O AutoCAD 360 é um aplicativo é fundamental para todo projetista que se preze, pois ele cumpre uma função básica da arquitetura com muita eficiência e agilidade, que é concentrar todos os desenhos de CAD no dispositivo móvel do arquiteto.

Prático e fácil de usar, esse aplicativo de arquitetura online é uma verdadeira unanimidade entre os profissionais da área, não apenas por sua capacidade de sistematizar os projetos, mas, também, porque permite abrir e editar arquivos DWG e desenhos em 2D e 3D.

Uma boa sugestão é habilitar a versão “pro”, que oferece algumas funções ainda mais específicas. Vale a pena!

3. RoomScan

Esse aplicativo foi desenvolvido pela empresa Locometric e está disponível apenas para o sistema iOS.

O RommScan existe em versões padrão ou “pro”, funcionando como um verdadeiro scanner dos seus projetos.

Com o app, é possível:

  • editar as medidas dos ambientes,
  • adicionar janelas, portas, escadas,
  • definir tantas outras especificidades das plantas arquitetônicas.

Esqueça a trena, pois o RoomScan vai utilizar os sensores internos do seu Iphone para escanar:

  • inclinações,
  • comprimentos,
  • orientações dos ambientes.

Basta posicionar o aparelho em uma das paredes do cômodo. Isso significa que, com esse aplicativo, é possível criar a planta de um apartamento inteiro em poucos minutos. Está ou não está entre os melhores aplicativos para arquitetos?

4. MagicPlan

Será que essa mesa caberá na sala de reuniões? E as prateleiras nas estações de trabalho? E quantas cadeiras vão caber na recepção? 

Todo mundo sabe que essas perguntas são as mais corriqueiras na rotina de um arquiteto. Para respondê-las de imediato e impressionar o seu cliente, basta instalar o aplicativo MagicPlan no seu celular.

Entre os melhores aplicativos que arquitetos usam, o MagicPlan é uma ferramenta muito simples e super eficiente.

Ele funciona como uma trena virtual que permite desenhar e medir ambientes com muita agilidade e precisão. Com ele, vai ser moleza solucionar as dúvidas mais comuns da clientela!

5. myPANTONE

O nome do aplicativo já sugere a sua funcionalidade: catalogar cores.

Mais do que isso: além de catalogar as paletas e te auxiliar na apresentação das tendências aos clientes, myPANTONE permite que você calcule a quantidade de tinta ideal para pintar uma parede, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

Estando entre os melhores aplicativos para arquitetos, com o app é possível visualizar como ficará o resultado final a partir da cor escolhida.

Entretanto, recomendamos o uso ponderado, pois alguns usuários já alertaram para o fato de essa função ainda não estar muito bem desenvolvida, alegando que nem sempre os resultados são compatíveis com a amostra dada pelo aplicativo.

Leia também: Quais são as melhores cores para escritório e ambiente corporativo?

6. Arquitect’s Formulator

O Arquitect’s Formulator pode ser considerado o verdadeiro suprassumo para todos os profissionais que trabalham com fórmulas matemáticas, sobretudo no ramo da arquitetura e construção civil.

Compatível apenas com o iOS, esse aplicativo nada mais é do que um catálogo com mais de 400 fórmulas específicas para projetos arquitetônicos.

Para você ter uma ideia da extensa gama de funcionalidades do app, saiba que com ele é possível, por exemplo:

  • calcular a quantidade necessária de vigas para a obra,
  • definir pesos e medidas,
  • identificar as especificidades das tubulações, entre tantos outros pormenores.

No entanto, o Arquitect’s Formulator infelizmente não é gratuito. Afinal, com tantas vantagens, é normal que tenha um preço. O app pode ser adquirido por cerca de US$ 9,99 dólares. Mas vale a pena o investimento!

7. Agendor

Essa ferramenta está entre os melhores aplicativos para arquitetos por auxiliar a gestão da carteira de clientes.

Isso porque o Agendor ajudará você a organizar o setor comercial da empresa e a reforçar a imagem corporativa, atraindo mais clientes para perto da sua equipe.

Ou seja, esse app é muito interessante para todos aqueles arquitetos que trabalham com escritório próprio ou que desejam abrir um.

Para você entender melhor como o Agendor funciona, veja algumas das principais funções do aplicativo:

  • controlar a produtividade das ações comerciais e publicitárias do escritório;
  • centralizar, catalogar e sistematizar as informações da sua carteira de clientes;
  • melhorar a comunicação entre os setores da empresa, com foco na equipe de vendas;
  • gerar relatórios para análises de desempenho de vendas.

Leia também: Atendimento ao cliente para escritório de arquitetura: 10 dicas práticas para melhorar resultados

Viu só? Pode até parecer complexo à primeira vista. Mas, na verdade, os melhores aplicativos para arquitetos são autoexplicativos.

Com um pouquinho de prática e dedicação, com certeza você conseguirá extrair o máximo potencial de cada um deles.

Assim, vai ser rápido e fácil otimizar a rotina no ambiente corporativo, estruturando melhor os seus projetos e, consequentemente, atraindo mais clientes para o seu escritório.

Parceria para melhores resultados na gestão e nos projetos

Além de inserir no seu dia a dia os melhores aplicativos para arquitetos é importante que a sua empresa esteja atenta a outras questões estratégicas como a gestão com fornecedores

Com uma enorme variedade de mobiliário corporativo, a Marelli está pronta para ajudar a tornar o seu projeto corporativo um sucesso!

Você está buscando um fornecedor dos móveis responsável e de qualidade para seu projeto corporativo? Pare agora! Já o encontrou.

Não tenha mais dificuldades com outros fornecedores, por falta de qualidade, ergonomia e até compromisso com o prazo de entrega de montagem. 

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

Solicite seu Orçamento ←