Barulho. Poucas coisas incomodam tanto, seja em casa ou no escritório, quanto barulho. Entretanto, ao contrário do que parece, existe solução para questões relacionadas a esse problema: isolamento acústico para parede.

O mercado oferece diferentes tipos de materiais para diferentes tipos de problemas. Com um isolante acústico para paredes você reduz o efeito do som externo, aquele que vem da rua, por exemplo, e o barulho interno, que vem de outro cômodo da casa ou da empresa. 

Antes de definir qual material será usado como isolante sonoro é importante considerar alguns aspectos, entre eles:

  • o tipos de parede e o material com o qual ela foi construída; 
  • características dos forros que estão a disposição no mercado (peso, densidade e resistência);
  • método de instalação do isolante.

O objetivo é limitar a ação dos ruídos da rua – de tráfego de carros, aviões e pessoas – ou de outros cômodos, como salas de reunião e sala de visitas.

Em empresas é bastante comum que alguns departamentos causem mais barulho do que outros, afinal, os profissionais precisam discutir ideias e melhorias de processos, bem como buscar uma solução para atender ao cliente. Isso gera conversas em diferentes tons de argumentação. 

Os sons externos são ainda mais difíceis de controlar, afinal, escritórios, em geral, estão presentes em locais “barulhentos” como centros urbanos.

O ruídos, sejam eles internos ou externos, podem ser extremamente prejudiciais para uma empresa, causando, entre outros problemas, diminuição da concentração, foco e consequente redução do desempenho e produtividade no ambiente de trabalho

Em casos mais graves pode ser difícil conversar e negociar com um cliente ou mesmo alinhar as equipes dos projetos. 

O barulho também pode causar problemas como dores de cabeça e estresse

Em suma, pensar em reduzir o impacto dos ruídos na empresa é um dos aspectos fundamentais da ergonomia, tanto quando a preocupação com:

Leia também: Qual o melhor material para isolamento acústico CORPORATIVO?

Isolamento acústico para parede: como fazer e materiais usados

Para evitar os problemas que listamos acima, entre outros, alguns materiais de isolamento acústico são bastante eficientes. Existem diferentes formas de como fazer o isolamento acústico da parede. 

A seguir vamos falar mais sobre os materiais usados no isolamento acústico da parede, entre eles: 

  • lã de PET;
  • lã de vidro;
  • revestimento de cortiça;
  • lã de rocha; 
  • espuma elastomérica;
  • fibra de coco e mais

Lã de PET

Esse material vem recebendo destaque especial no processo de como fazer isolamento acústico de parede por sua característica sustentável, afinal é feito a partir do reaproveitamento de garrafas PET. 

É fabricada em várias espessuras e cores e faz parte do projeto de arquitetos modernos e atuais que se preocupam com design, ergonomia e sustentabilidade.

O seu uso em divisórias é bastante comum em empresas e espaços como coworking. 

Leia também: Mobiliário para coworking: 5 opções de acordo com seu espaço

Lã de Rocha

É gerado a partir de fibras de basalto e resina sintética, e pode ser usado também para isolamento térmico, além de acústico. Sua constituição a torna bastante resistente e com alto potencial de durabilidade. A lã de rocha pode ser usada sob: 

  • coberturas;
  • forros vazados e falsos;
  • telhas de metal;
  • entre alvenarias e divisórias.

Lã de vidro

Outra opção para isolamento termo-acústico, a lã de vidro tem alta capacidade de absorção acústica. Você vai encontrar a lã de vidro com aparência de manta.

Vermiticulita

É um material um pouco menos comum, encontrado em formato de blocos e placas. Também é um excelente isolante acústico para paredes, divisórias e forros. 

Espuma elastomérica

Com origem do poliuretano poliéster, é comumente encontrada em locais como auditórios e salas de reunião de escritórios. Você também encontra em formato de placas com diferentes medidas e espessura. 

Fibra de coco

Gerado a partir de uma mistura de cortiça também é bastante usado por profissionais que investem na arquitetura sustentável

Sustentabilidade e projetos acústicos

Não é simples ter que pensar em cada detalhe de um projeto, incluindo a identificação de qual o melhor material para isolamento acústico de acordo com as necessidades de seu cliente e do escritório que está sendo desenvolvido. 

Por isso, estabelecer relacionamento com fornecedores que se preocupam com seus projetos com o mesmo compromisso que você, vai trazer tranquilidade na entrega e permitir que você ocupe seu tempo na busca pelo desenvolvimento do melhor projeto de arquitetura corporativa.

Na Marelli nossas divisórias piso-teto possuem isolamento acústico para parede feito com lã de PET, um material sustentável e altamente durável.

Leia também: Quais são os princípios da arquitetura sustentável? Veja 4 exemplos.

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!