As salas de descompressão ou de descanso são áreas cada vez mais comuns de se encontrar nas empresas. São espaços projetados para ajudar a equipe a aliviar a pressão do dia a dia e ter alguns minutos de lazer ou concentração. Por isso, as ideias para sala de descanso em empresas são bastante exploradas nos projetos de arquitetura.

O conforto é uma das características principais de uma sala de descanso e para alcançar esse objetivo o mobiliário é fundamental.

Com as peças certas, o espaço se torna mais convidativo, agradável e contribui para melhorar o bem estar no ambiente de trabalho.

Continue lendo e confira as ideias para sala de descanso em empresas que listamos para você criar projetos diferenciados e inovadores, além de sugestões para o mobiliário deste espaço.

Dicas e ideias para sala de descanso em empresas

Na decoração da sala de descanso, bons móveis serão fundamentais e a escolha vai ser guiada pelo propósito de uso do espaço.

Confira as dicas que separamos para colocar em prática ideias para sala de descanso em empresas com propostas diferentes:

1. Sala de descanso para brainstorming

O brainstorming faz parte da rotina de toda equipe. É um momento mais leve, para fluir ideais, sem nenhuma limitação.

Ao invés de reunir todos mundo em uma sala fechada, uma das ideias para sala de descanso em empresas é criar esse espaço de troca em outro ambiente.

O clima informal da sala de descompressão pode ser montado em estações com cadeiras confortáveis, boa iluminação natural, quadro ou parede lousa e almofadas.

Como trocar ideias é algo dinâmico, uma dica é usar cadeiras com rodinhas que facilitam a movimentação, mas não do mesmo modelo que as de mesa para escritório.

Uma sugestão curinga é a cadeira giratória da Linha Arco — lançamento recente da Marelli em parceria com o design Guilherme Wentz — que tem encosto e assento com revestimento que acomoda bem as costas, evitando aquela distração comum de quando sentamos por muito tempo em uma cadeira sem encosto.

cadeira-giratoria-arco-marelli-decor

Cadeira Arco Giratória com rodízios | Saiba mais detalhes.

Além de ser uma opção certeira para usar em espaços colaborativos como uma sala de descanso para brainstorming, o modelo também combinada com lounges e outros espaços para de encontros

Outra sugestão é combinar esse tipo de cadeira com sofás para delimitar as estações e permitir mais equipes por vez no mesmo ambiente.

2. Sala de descanso individuais

Depois de um brainstorming produtivo, as tarefas são divididas e cada pessoa precisa de tempo e um espaço calmo para organizar sua lista de tarefas.

Pensando nisso, outra ideia para sala de descanso em empresas é montar estações individuais que podem ser criadas:

  • com divisórias piso-teto delimitando o espaço como se fossem cabines;
  • com espaço aberto usando os móveis e plantas ou prateleiras para criar as separações.

A ideia é ter um local da empresa onde o funcionário possa sair da mesa de vez em quando e levar o computador para fazer a parte de pesquisa de um projeto ou para descansar 30 minutos depois do almoço ou de uma reunião mais pesada.

conjunto-mesas-arco

O design da mesa e da cadeira podem seguir a mesma proposta como o das peças acima que também fazem parte da linha Arco. Confira mais opções da linha no nosso site. 

A madeira é um material muito usado para deixar o ambiente leve, confortável e que valoriza espaços com iluminação natural e toques de verde.

3. Sala de descanso coletivas

Outra das ideias para sala de descanso em empresas são os espaços coletivos para entretenimento e interação entre os funcionários.

Esses espaços são muito valorizados porque contribuem para a qualidade de vida no ambiente de trabalho

Ter esse espaço internamente evita que os colaboradores precisem sair da empresa para confraternizar e bater um papo rápido durante ou depois do expediente. 

O segredo é unir o mobiliário com a decoração para deixar o ambiente descontraído e convidativo para oferecer um lazer de qualidade.

Cadeiras perto de bancadas e mesas de apoio de diferentes alturas podem ser mescladas com sofás, poltronas e puffs.

poltrona-arco

Poltrona Arco: conforto e design moderno, ideal para salas de descanso.

Outras adições interessantes são mesas de jogos e tv com videogame que são ótimos para estimular a interação.

Aposte também em um bom revestimento de parede interna para escritório e use as cores para valorizar a sala de descanso coletiva.

4. Sala de descanso externa

As ideias para sala de descanso em empresas não precisam (e nem devem!) incluir apenas espaços internos.

Usar essa ideia em ambientes externos serve como um estimulante natural, ajudando a equipe a tomar um solzinho pela manhã nos dias frios e se refrescar nos dias mais quentes.

De acordo com um espaço, uma sala de descanso pode ser planejada tendo em mente uma abertura para uma área externa ou ser uma segunda opção de área de descanso na empresa, 100% do lado de fora.

Nos dois casos, é importante planejar a posição do mobiliário estofado como cadeiras, poltronas, sofás e puffs. O recomendado é ter uma área coberta e na parte descoberta móveis que não definiquem ao molhar.

As salas de descanso externas valorizam o visual da empresa e podem atrair muitos talentos para a equipe. 

5. Sala de descanso para estudo

Fechando a nossa lista de ideias para sala de descanso em empresas, outro ambiente que valoriza o espaço de trabalho são as salas de estudo.

Na área onde estão as estações de trabalho conjunta, o barulho e a movimentação são fatores que podem atrapalhar a concentração.

Ainda mais quando o objetivo é se concentrar para preparar uma apresentação, estudar um documento ou fazer um curso para aprender um conceito importante para um projeto.

Tendo esse objetivo em mente, uma sala de descanso para estudo pode ser criada com uma infraestrutura onde o conforto e o silêncio serão prioridade.

A sala pode ser criada em estações para que um colega não atrapalhe o outro durante o estudo, mas também pode ser flexível para que duas pessoas estudem juntas.

cadeira-com-sapata-arco-marelli

A cadeira com sapatas é ótima opção da linha Arco para sala de descanso de estudo. A base é fixa e o estofado confortável ajudam a prolongar o conforto.

Já a mesa de apoio mais alta serve de apoio para o notebook e pode ser posicionada no centro ou nas laterais da sala próximo das cadeiras. 

Tem alguma resistência em relação a criar esse tipo de ambiente? Confira outro post aqui do blog sobre as ‘Regras para sala de descanso na empresa e como aplicar’.

Coloque suas ideias para sala de descanso em empresas em prática! 

Suas ideias para sala de descanso em empresas podem ganham um toque extra de sofisticação, estilo e design exclusivo com as peças da linha Arco.

São cadeiras, mesas e poltronas para áreas de descompressão que além de bonitas são peças funcionais que atendem cada uma das propostas que descrevemos acima e também outros projetos que você vai executar.

Conheça a linha Arco completa e monte seu ambiente com a garantia de qualidade Marelli.