Um home office produtivo depende de muitos fatores, entre eles a disciplina e a organização são fundamentais. Mas, como ser produtivo em home office? Nesse artigo separamos 7 dicas práticas para que você melhore seu desempenho e aproveite apenas os benefício do trabalho remoto:

  1. Reserve um ambiente da casa para ser seu local de trabalho
  2. Escolha móveis de apoio como mesas e gaveteiros
  3. Mantenha-se confortável com uma cadeira para home office
  4. Faça uma lista de atividades que você deve realizar no dia 
  5. Estabeleça um horário de trabalho
  6. Peça a colaboração da família
  7. Troque de roupa (nada de pijamas)

O home office é uma realidade, não apenas por causa do coronavírus. Em 2019 mais de 4,5 milhões de brasileiros já trabalhavam nesse sistema e muitas empresas já adotavam o modelo, mesmo que apenas alguns dias da semana. 

Fato é que o home office oferece muitos benefícios para empresas e colaboradores, entre eles:

  • redução de custos de manutenção de escritório, 
  • redução do tempo perdido em trânsito, 
  • flexibilidade de horário, 
  • fim das barreiras físicas para contratar talentos, 
  • aumento da produtividade,
  • maior qualidade de vida e por aí vai.

Mas é claro que de nada adianta se você não sabe como tornar um home office produtivo.

Fique tranquilo que com algumas dicas simples é possível se concentrar e gerar excelentes resultados diretamente da sua casa.

Home office produtivo: como melhorar seus resultados?

A seguir listamos algumas dicas simples de como ser produtivo em home office. Como você vai perceber, não é nada de outro mundo! Com pequenas mudanças de hábitos você vai conseguir. 

1. Reserve um ambiente da casa para ser seu local de trabalho

Criar um pequeno ambiente na casa que seja voltado para seu trabalho é o primeiro passo quando o assunto é ter um home office produtivo.

Nada de trabalhar na cama ou no sofá. Mesmo que sua casa não tenha um cômodo que possa ser transformado em escritório, crie um espaço na sala ou mesmo no quarto, com mesa e cadeira apropriados para que você possa se concentrar e colocar seu cérebro em “modo trabalho” quando estiver nesse espaço.

Se você mora com outras pessoas, o ideal é priorizar um cômodo com porta, que possa ser fechado para evitar barulho e desconcentração.

Agora, caso haja a possibilidade e o espaço, vale a pena aprender como montar um escritório em casa e tornar esse local ainda mais profissional, com poucas mudanças. 

2. Escolha móveis de apoio como mesas e gaveteiros

Impossível pensar em um home office produtivo que não tenha uma mesa apropriada para o trabalho. 

Assim como na empresa, uma mesa de qualidade faz toda a diferença para a qualidade da postura de trabalho, para evitar dores nas costas e no pescoço e, claro, para apoiar o computador, agenda e outros materiais do dia a dia

Lembre-se de tentar recriar, ao máximo, o ambiente que você tinha na empresa.

A altura ideal para mesa de escritório pode variar entre 70 a 75 cm. Em relação ao tampo da mesa prefiro os modelos com 75 cm de profundidade e 90 cm de largura. 

Os gaveteiros para escritório garantem que documentos e anotações importantes não se percam pela casa. 

Home office produtivo

3. Mantenha-se confortável com uma cadeira para home office

Assim como a mesa, ter uma cadeira para escritório ergonomicamente correta em casa vai ampliar a sua produtividade porque permite que você fique mais confortável e se sinta melhor naquele ambiente. 

Assim como na empresa, você vai passar horas ali, por isso, conforto é fundamental para garantir rendimento e concentração, livre de dor nas costas e vontade de ir embora (ou ir pra sala assistir Netflix mesmo).

Tente replicar conceitos de ergonomia corporativa, em casa. Para isso, o primeiro passo é escolher uma mesa adequada, como falamos acima, e o segundo é optar por uma cadeira que obedeça os critérios de ergonomia. Para isso lembre-se que:

  • sua a coluna deve ficar ereta, 
  • os joelhos dobrados em um ângulo de 90º,
  • os pés encostados no chão, 
  • a altura do assento e o apoio do braço devem ser reguláveis, 
  • o encosto ajustável, 
  • a espuma do assento confortável. 

Home office produtivo

Cadeira Linha YOU Marelli

4. Faça uma lista de atividades que você deve realizar no dia

Antes de começar o dia ou mesmo no final do expediente do dia anterior, faça uma lista com todas as suas atividades do dia seguinte. 

Esse simples comportamento vai ajudar você a acordar mais focado e passar o dia realizando tudo o que for necessário para zerar a lista. 

Essa é uma dica simples de como ser produtivo no home office e vai ajudar você a se motivar, ao cumprir cada item da lista. 

A motivação no ambiente de trabalho também é um elemento muito importante para aumentar a produtividade. Isso não seria diferente no home office. 

5. Estabeleça um horário de trabalho

Se você trabalha para uma empresa e ela mesmo estabelece o horário de trabalho, ótimo. Caso você seja autônomo, tenha cuidado para não passar muitas horas em frente ao computador ou tirar um “cochilo” de 12h às 18h

Estabeleça um horário de trabalho para que você possa ter um home office produtivo ao mesmo tempo que mantém um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Converse com algumas pessoas que já fazem home office há algum tempo, muitas vão falar que trabalham muito mais horas do que no escritório. Por isso, fique atento para manter a produtividade, mas não afetar a qualidade de vida. 

6. Peça a colaboração da família

Sem dúvidas ter a colaboração da família é fundamental para um home office produtivo. Explique que mesmo você estando em casa, você está trabalhando e só deve ser chamado em casos de emergência. 

Caso precise cuidar dos filhos, busque ajuda com seu parceiro ou parceira, para que façam um revezamento do horário de cuidado

Uma opção também é pedir ajuda para seus pais ou alguns amigos, cuidarem das crianças, pelo menos em uma parte do dia. Contratar uma ajuda profissional, como uma babá, também pode ser um investimento necessário.

Fora de momentos de pandemia, organize seu horário de trabalho no mesmo horário em que as crianças estiverem na escola, por exemplo. Isso reduz interrupções e aumenta seu foco, gerando maior produtividade. 

7. Troque de roupa (nada de pijamas)

Pode parecer brincadeira, mas o simples fato de acordar, tomar um banho e trocar de roupa vai te ajudar a ter um home office mais produtivo. 

Seguir esses pequenos rituais ajudam seu corpo a mudar de “vibe” e colocam sua mente para trabalhar. 

Leia também: 5 dicas de objetos de decoração para home office pequeno

Gostou das dicas de home office produtivo? 

Com essas dicas de como ser produtivo em home office, você vai conseguir montar um espaço de trabalho em casa, se manter motivado e gerar bons resultados para a sua empresa ou para a empresa para a qual trabalha. 

Como você viu, basta alguns novos detalhes para criar um home office produtivo, os móveis fazem parte dessa lista. 

Conheça as opções de Cadeiras e outros móveis de escritório que vão valorizar seu espaço de trabalho no novo e-commerce da Marelli.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, agora você tem as linhas da Marelli disponíveis em uma loja virtual completa para comprar de onde estiver!