A pandemia de covid-19 trouxe inúmeras mudanças para a vida dos brasileiros. Se antes havia a necessidade de se deslocar até o escritório, por exemplo, hoje é possível trabalhar na sala de casa, na modalidade home office. E é exatamente essa possibilidade que tem influenciado o aumento da procura por casas no interior.

Diante das orientações de órgãos nacionais e internacionais de saúde – que estabeleceram que as medidas de isolamento e de distanciamento social eram essenciais para controlar a transmissão do novo coronavírus –, muitas empresas pausaram suas atividades presenciais e, com isso, seus funcionários precisaram se adaptar ao home office.

Essa nova possibilidade de trabalhar no interior do imóvel fez com que muitas pessoas dessem uma importância diferente à sua casa ou ao apartamento. Porque uma vez que se passa muito tempo no imóvel, é essencial que ele seja confortável e aconchegante.

Se você deseja saber mais sobre a busca por casas no interior, continue a ler esse texto. Aqui você vai conferir:

  • Casas no interior: por que as pessoas as desejam?
  • O que as pessoas procuram em uma casa no interior?
  • Vantagens e desvantagens de morar no interior

Casas no interior: por que tão desejadas?

 Conforme mencionamos, a pandemia de covid-19 foi uma das responsáveis pelas mudanças de comportamento dos consumidores do mercado imobiliário. No entanto, a busca por casas no interior não foi motivada somente por essa questão.

Mesmo antes da pandemia, o home office estava se tornando uma tendência – ainda que em um ritmo não tão acelerado. Com a necessidade de trabalhar – e, também, de estudar – em casa, as pessoas sentiram que precisavam investir em um imóvel maior e mais confortável.

Diante da possibilidade de realizar grande parte das atividades cotidianas dentro de casa, muitos perceberam que não precisavam mais morar em um grande centro urbano.

Antes da chegada da Covid-19, era comum encontrar funcionários que se mudavam para grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, para usufruir de uma oportunidade de trabalho. Entretanto, com a popularização do home office, o que se percebe é o movimento contrário: a mudança de pessoas de grandes cidades para o interior.

E como o trabalho está no interior do imóvel, o lazer também precisa estar. E as casas no interior são ótimas referências nesse aspecto. Isso porque, ao contrário de apartamentos, esses imóveis costumam contar com uma boa área externa, formada por quintal, jardim e outros espaços.

casas no interior

Neste momento, é possível que você esteja se perguntando como essas pessoas viverão após o fim da pandemia e a “normalização” da rotina. E aqui vai a resposta: de acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas, o trabalho remoto deve continuar a crescer mesmo após a pandemia de covid-19.

Diante desse cenário, é possível entender por que muitas pessoas têm trocado a vida em um apartamento pequeno em uma capital pelo conforto de uma casa maior no interior.

O que as pessoas procuram em uma casa no interior?

Ao buscar casas no interior, os clientes do mercado imobiliário se atentam a outros pontos além da localização do imóvel, como a qualidade de vida proporcionada por essa residência.

Conforme já explicamos, boa parte do dia a dia das pessoas é vivida no interior dos imóveis e, por isso, famílias grandes e pequenas desejam morar com o máximo de conforto e de aconchego. De maneira geral, pessoas que buscam casas em cidades interioranas procuram por imóveis:

  • Localizados em áreas afastadas;
  • Localizados em áreas arborizadas;
  • Que possuem espaços para escritórios;
  • Com três dormitórios, no mínimo;
  • Espaço para os animais de estimação;
  • Com espaços e áreas de lazer, como quintal, piscina e varanda;
  • Localizados nas proximidades de parques.

Outro ponto importante a ser destacado é a queda nas buscas por imóveis nas proximidades de lojas, mercados e outros pontos comerciais. Isso porque a pandemia acelerou o processo de compra e venda on-line, o que trouxe mais comodidade e facilidade aos consumidores.

Como as pessoas passam mais tempo em casa, preferem espaços maiores, que devem comportar todas as suas necessidades diárias, como o trabalho e o estudo. E é claro que o lazer não pode ser esquecido. Por isso, imóveis com piscina, com churrasqueira e com outros espaços de diversão são grandes destaques quando o assunto é a busca por imóveis.

Portanto, as casas no interior apresentam, assim como imóveis localizados em grandes centros urbanos, vantagens e desvantagens. Conheça os principais aspectos abaixo.

Vantagens de morar em casas no interior

 A vida no interior concede inúmeros benefícios aos seus moradores, tais como:

Facilidade de transporte

Que o trânsito no interior é mais tranquilo do que nos grandes centros urbanos, você já deve saber. Contudo, é necessário ressaltar, também, a facilidade e a qualidade do transporte público. Com menos passageiros, os veículos são mais pontuais e, na maioria dos casos, chegam rapidamente ao seu destino, especialmente porque casas no interior contam com cidades menores e menos movimentadas.

Menor custo de vida

Antes de se mudar, é importante que você verifique o custo de vida na cidade na qual deseja comprar seu novo imóvel. Na maioria dos casos, municípios do interior apresentam um melhor custo de vida, já que os gastos com alimentação, manutenção da casa e lazer são menores.

Menores índices de criminalidade

De fato, é possível perceber que os índices de criminalidade têm aumentado em todo o Brasil. Entretanto, esses números são muito maiores nas capitais e nos centros urbanos quando em comparação com as taxas de cidades do interior.

Isso significa que, ao comprar uma casa no interior, você terá muito mais segurança para viver com sua família. Dessa forma, terá mais garantia de uma boa vida não só no interior do imóvel, mas também em suas proximidades.

Mais qualidade de vida para a família

É claro que cidades do interior não são grandes fazendas. Há, sim, urbanização e uma boa infraestrutura. Apesar disso, você deve considerar que, por estarem localizadas a uma distância considerável da capital, são mais arborizadas e, por isso, possuem um ar mais limpo.

Esses fatos permitem que você e sua família entrem mais em contato com a natureza, especialmente em parques e outros locais públicos. A qualidade do ar também é determinante para a saúde, que não será comprometida pela poluição.

Isso significa que viver no interior é mais saudável e traz mais qualidade de vida. Se essa questão é importante para você, a dica é investir em casas no interior localizadas nas proximidades de parques, florestas ou outras áreas verdes.

casas no interior

Desvantagens de morar no interior

Apesar de apresentar muitos benefícios aos seus moradores, cidades e casas no interior também contam com algumas desvantagens. Antes de decidir se mudar, é importante que você e sua família avaliem todos os aspectos.

Menos infraestrutura

Essa não é uma regra, mas é comum que a maioria das cidades no interior não possuam uma infraestrutura completa como a encontrada em grandes centros urbanos. Isso inclui shoppings, lojas de grandes marcas e meios de transporte alternativos, como o metrô.

Além disso, é preciso considerar que essa questão abrange a qualidade das estradas, que podem não ter a mesma qualidade. Nesse caso, é importante que seu carro seja resistente.

Falta de privacidade

Você já deve saber que a convivência com vizinhos nem sempre é tranquila. E nas cidades do interior, os problemas podem ser ainda maiores. Isso porque, como o município é pequeno, as pessoas se conhecem mutuamente. Dessa forma, você precisa considerar que alguns indivíduos são bastante curiosos e não irão hesitar em saber mais sobre sua vida – especialmente porque você será novo e irá atrair atenção.

Porém, é importante saber que você tem o direito de manter a sua privacidade. Uma boa dica é ser simpático, mas não revelar informações pessoais sobre você e sobre sua família logo de início, apenas quando sentir-se seguro e confortável.

Localização distante

Se você morou por muito tempo em um grande centro urbano, pode estar acostumado às facilidades encontradas em sua região metropolitana. Ao preferir casas no interior, você deve considerar a distância entre ela e os grandes centros urbanos. Se este não for um problema, ótimo. Caso contrário, uma boa solução é ter um veículo de uso próprio, ou pesquisar sobre as alternativas de transporte na região.

Quer encontrar uma casa no interior? Ou um apartamento na capital? Seja qual for a sua escolha, a Arbo Imóveis pode te ajudar. No Portal da Arbo você tem acesso a milhares de imóveis em centenas de cidades do Brasil. Tenha a certeza de que um deles irá agradar suas preferências e suas necessidades.

A Arbo Imóveis

Parceiros da Marelli, a Arbo Imóveis é uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

Para isso, oferece serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil, como um CRM (Customer Relationship Management) e um aplicativo para corretores, operando em um dos maiores portais de imóveis do País. 

A Arbo possui como diferencial a facilitação de processos imobiliários de compra e de locação. Para isso, a empresa conta com ferramentas que desburocratizam processos tanto para imobiliárias, corretores e incorporadoras quanto para clientes que desejam comprar e alugar imóveis. Conheça!