Você é arquiteto e está em busca de inspirações para montar seu home office cheio de estilo e funcionalidade? Neste artigo, reunimos algumas inspirações e dicas para criar um home office para arquitetos.

Durante a pandemia do COVID-19, o trabalho home office para arquitetos se tornou uma prática ainda mais comum do que já vinha sendo para diversos profissionais. E é provável que alguns até tomem gosto pelo modelo de trabalho e continuem, pelo menos alguns dias da semana, trabalhando de casa.

O home office apresenta diversas vantagens, entre elas:

  • o fim das horas perdidas em engarrafamento, 
  • melhor aproveitamento e produtividade do tempo, 
  • proximidade com a família, 
  • redução de custos.

Por isso, se você está em busca de inspirações para montar um escritório home office para arquitetos, seja para passar esse período crítico da nossa história ou para ter um espaço fixo de trabalho em casa, você chegou ao lugar certo.

Confira a seguir nossa dicas de como montar um home office para arquitetos e inspire-se!

Home office para arquitetos

Um espaço especialmente projetado para o trabalho vai te ajudar a ampliar seu estado de concentração, ser mais produtivo e se afastar de distrações comuns de casa.

Escritório minimalista

Em grandes cidades, os pequenos apartamentos são cada vez mais comuns, e ninguém melhor do que você, arquiteto, para fazer verdadeiros milagres com espaços reduzidos, não é mesmo? 

Nem sempre é possível ter um cômodo completamente dedicado ao seu trabalho, por isso, uma ideia simples para arquitetos é criar um espaço alternativo, aproveitando um dos cômodos da casa, como seu próprio quarto.

Uma parede pode ser suficiente e transformá-la em seu espaço de trabalho será um desafio gostoso de ser cumprido. 

Home office para arquitetos

Como você pode ver, a decoração minimalista e o uso inteligente do espaço são os pontos altos desse escritório. 

Use estrategicamente o branco e pontos de madeira para equilibrar conceitos de modernidade, seriedade e elegância necessária a esse projeto.  

Varanda ou escritório?

O projeto criado pelo escritório Renato Mendonça Arquitetura, tornou um apartamento de 45 m² em um espaço multifuncional. O home office tomou conta da varanda, criando um ambiente moderno, sofisticado e exclusivo para o trabalho.

Home office para arquitetos

Fonte: Archdaily

A fachada de vidro faz com que a vista urbana seja integrada ao escritório como uma paisagem de um quadro.

O uso de uma divisória para escritório no estilo piso-teto de vidro, separando a varanda da sala ou do quarto, contribui para fazer o isolamento acústico

Essa é sem dúvida uma inspiração para home office para arquitetos que buscam um espaço reservado, moderno e inspirador.  

Mezanino inspirador

Já imaginou transformar um mezanino em um espaços para escritório home office de arquitetura? Isso pode ser inspirador!

Home office para arquitetos

Esse projeto é ideal para receber clientes para reuniões ou mesmo membros da equipe para momentos de brainstorming.

Além de criar um espaço especial para trabalhar, você agrega ainda mais estilo para a sua casa, deixando registrada, mais uma vez, sua capacidade de ser criativo e funcional. 

Divisão de espaços multifuncionais

Um dos grandes desafios da criação de um home office para arquitetos é unir a estética da sua casa às necessidades de um escritório. 

Quando o escritório passa a fazer parte da paisagem de cômodos tipicamente caseiros, como a sala e até a cozinha, é preciso unir equilíbrio e versatilidade de materiais, cores e acessórios.

Home office para arquitetos

Um escritório para chamar de seu

A possibilidade de ter um cômodo só para o home office permite que você tenha mais liberdade para tornar o ambiente ainda mais profissional.

O espaço auxilia na criação de uma atmosfera que pode ser usada, inclusive, para receber clientes e fechar novos negócios.

Uma sugestão é manter a identidade e os valores da empresa também na construção do home office para arquitetos. Desde a escolha das cores, materiais e na decoração.

Leia também: Como a imagem corporativa é influenciada pelos móveis do escritório?

Home office para arquitetos

Home office para arquitetos: o que você vai precisar para criar o seu?

Mesmo antes do coronavírus, as pesquisas já indicavam que 55% dos brasileiros trabalham em casa pelo menos uma vez por semana. Como dissemos acima, existem muitos benefícios dessa prática, e como arquiteto você pode aproveitar esse modelo de trabalho, criando um espaço ainda mais personalizado e integrado ao ambiente caseiro. 

Entretanto, para conseguir o resultado esperado não apenas em estética mas também em produtividade, é preciso estar a atento a alguns fatores como:

  • Funcionalidade: ao criar um escritório home office para arquitetos busque diminuir o impacto das distrações que esse ambiente pode trazer, como conversas, TV e a brincadeira com os filhos, 
  • Conforto: invista em um ambiente com iluminação adequada e ventilação,
  • Ergonomia: assim como no escritório fora de casa, investir em cadeiras ergonomicamente corretas e mesas funcionais, é fundamental para a sua saúde e para a produtividade do trabalho home office para arquitetos, 
  • Segurança de dados e documentos: organização é um fator fundamental em qualquer escritório não é diferente no home office para arquitetos. Invista em armários para evitar que um contrato do seu cliente ou um documento importante se perca no meio dos papéis de casa. 

Leia também: Como aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho? dicas comprovadas

Esperamos que as dicas e inspirações de home office para arquitetos te ajudem a criar um espaço especial para seu dia a dia de trabalho em casa, tornando-o mais produtivo e até divertido! Se você tiver mais segredos e dicas para tornar o home office para arquitetos mais produtivo, deixe sua sugestão nos comentários!