A rotina dos escritórios de arquitetura costuma ser muito corrida, mas uma atividade não pode ser negligenciada: a gestão de carteira de clientes. Os projetos em andamento, a implementação de novas metodologias, a avaliação para a escolher fornecedores para o escritório de arquitetura, e outras atividades da vida de arquiteto devem ser conduzidas em paralelo ao gerenciamento de clientes.

Nesse sentido, não basta dar atenção aos clientes do momento, é importante cultivar o relacionamento com os antigos consumidores, objetivando a fidelização de clientes de arquitetura, e também pensar nos fregueses em potencial.

Manter um contato permanente com todos é fundamental para conseguir ter uma carteira ampla e promissora. Isso requer dedicação e organização contínuas.

Fique atento a algumas dicas de gestão de carteira de clientes de arquitetura e veja como uma gestão adequada da carteira de clientes pode aumentar a produtividade do seu escritório de arquitetura.

Saiba que “uma vez cliente, sempre cliente”

Sabe aquele projeto fantástico que o seu escritório desenvolveu há cinco anos? Pois é. Talvez valha a pena um novo contato com esse cliente para sondar novas necessidades ou até para apresentar outras novidades.

Um cliente nunca deve ser esquecido, mesmo que não haja projetos em andamento no momento.

É sempre bom se fazer presente na rotina do antigo cliente, mas sem ser chato ou cansativo.  Você pode incluir esses contatos para:

  • receber newsletter quinzenal;
  • enviar um catálogo com novas soluções;
  • receber um cartão de Natal;
  • ligar para saber se está tudo correndo como o planejado.

O importante é não deixar os antigos clientes no esquecimento, porque, uma vez cliente, sempre cliente!

Para que você possa se aprofundar neste assunto, indicamos o artigo;Fidelização de clientes de arquitetura: 7 erros mais cometidos“. 

Avalie o serviço prestado

Como se sabe, a relação com o cliente não termina quando o projeto é finalizado. É necessário realizar pesquisa de satisfação e fazer um acompanhamento mais próximo nos primeiros meses.

A avaliação pode ser presencial, por escrito ou enviada por via digital. O essencial é que exista uma avaliação padrão no escritório para que seja possível fazer comparativos a longo prazo e implementar melhorias.

Por meio desse instrumento, deve-se conseguir avaliar todos os aspectos do relacionamento com o cliente:

  • a satisfação com o projeto final;
  • a qualidade do atendimento personalizado;
  • a agilidade;
  • a gentileza da equipe, entre outros pontos.

É interessante que a avaliação contenha tópicos fechados e abertos, para que o cliente tenha espaço e condições de se manifestar de forma clara e detalhada.

A equipe do escritório deve se reunir com alguma regularidade para avaliar esse material e propor mudanças na gestão de carteira de clientes, alterações e inovações para os projetos e para o atendimento de forma geral.

Fique de olho nos futuros clientes

Se você tem entre seus clientes três escritórios de advocacia e já desenvolveu expertise em projetos para esse ramo, por que não investir em novos fregueses da mesma área?

Dentro do escopo de trabalho da equipe de gerenciamento de escritório de arquitetura é preciso trabalhar de forma ativa na prospecção de novos clientes.

O departamento comercial do escritório pode se concentrar em colocar em prática as dicas de gestão de carteira de clientes e verificar quais são os prospectes da região e agendar uma visita, oferecendo soluções e novas ferramentas. 

O mesmo deve acontecer em segmentos que você nunca tenha trabalhado. Se a região onde o escritório está tem uma quantidade alta de empresas de contabilidade, pode ser interessante oferecer soluções para clientes em ramos em que a sua empresa nunca atuou.

Novos desafios devem sempre ser vistos com bons olhos. Ampliar sua carteira de clientes faz com que o seu negócio seja mais conhecido como responsável por projetos interessantes para a sua cidade e região.

Um elemento é bastante relevante para essa etapa da gestão de carteira de cliente: o portfólio com seus projetos. Para aprender como montar um, acesse o artigo; “8 lições essenciais sobre como fazer um portfólio de arquitetura“.

Trabalhe com melhoria contínua

Fazer a gestão de carteira de clientes de arquitetura inclui estar atento a novas soluções que possam ser apresentadas a eles. Por isso, é interessante fazer um memorial completo do que o cliente precisa antes mesmo de iniciar o projeto. Assim, você pode acompanhar, ao final do projeto, se todas as soluções foram entregues.

Em alguns casos, nem sempre será possível fazer 100% das entregas em função de vários fatores:

  • limites de orçamento;
  • falta de tempo para a execução;
  • dificuldade com a matéria-prima no momento da implementação do projeto, entre outras.

Esses fatores não impedem que o seu escritório apresente novas soluções tempos depois da primeira entrega.

Isso vale uma abordagem simpática como: “à época da execução do seu projeto não conseguimos realizar todas as suas solicitações, mas agora há condições favoráveis para que tudo seja feito, vamos conversar?”.

Saiba que mudanças na legislação podem promover insights para novas ideias

O seu escritório pode ser acionado para fazer projetos que atendam a novas legislações, como a adequação de calçadas para pessoas com deficiência ou outras questões, como a legislação ambiental, por exemplo.

Os escritórios precisam estar preparados para aproveitar pequenas motivações e oferecer situações mais completas. Essa é uma etapa estratégica da gestão de carteira de clientes, eficiente.

Se o cliente está fazendo uma revitalização da área externa de convivência da empresa, você pode abordá-lo e oferecer um projeto de arquitetura sustentável, para utilizar, por exemplo, captação de água de chuva ou um projeto de instalação de telhado de células fotovoltaicas, para otimização do uso de energia limpa na companhia.

Leia também: 6 motivos para investir na decoração de área externa corporativas

Quando o cliente for aberto a novas soluções, é preciso aproveitar para apresentar possibilidades que ele ainda não conheça.

Entenda que a gestão de carteira de clientes exige treino

Não basta desejar fazer o gerenciamento de escritório de arquitetura e da carteira de clientes, é preciso saber como executar isso de maneira adequada, sistemática e profissional.

Se você não tem um setor dedicado a isso no seu escritório, delegue essa função para alguém que tenha formação ou habilidades associadas ao atendimento ao cliente. O profissional deve gostar do que faz e ser apto a lidar com pessoas.

Esse processo deve ser feito, registrado, controlado e avaliado constantemente.

As abordagens devem ser pensadas de acordo com?

  • a realidade de cada cliente;
  • com a disponibilidade técnica do próprio escritório;
  • com as necessidades dos fornecedores.

É importante destacar que, uma vez que o cliente foi provocado, é fundamental atender plenamente ao que foi oferecido.

Fazer a gestão de carteira de clientes não é uma tarefa simples, exige cuidado e dedicação, mas pode trazer muitos ganhos para o seu escritório de arquitetura.

Se a sua empresa ainda não conseguiu fazer esse gerenciamento de forma organizada, está na hora de começar a pensar nisso!

Parceria na hora de satisfazer clientes

Depois de todo o trabalho para garantir a gestão de carteira de cliente, chegou o grande momento! 

Aquele projeto do escritório de uma grande empresa ou um novo projeto de um antigo cliente foi conquistado e empolgação não falta para você mostrar seu trabalho!

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Na Marelli sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada, auxiliando na gestão de carteira de clientes, por meio da garantia de satisfação e qualidade.

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