Diversas são as formas para se inspirar ao fazer um projeto. Já pensou que de alguns filmes para arquitetos podem surgir grandes ideias? O grande Oscar Niemeyer já dizia que de um traço é possível surgir a arquitetura. Da mesma forma, um filme pode te dar aquele insight criativo que faltava. Confira quais não podem faltar na sua lista. 

Assistir a produções que tenham a ver com a área que trabalha, como filmes de arquitetura, seja uma ficção ou um documentário, vai muito além de um simples entretenimento. Pode ser a oportunidade de adquirir mais conhecimento, ter ideias inovadoras e até mesmo acompanhar as tendências de decoração.

Se você tem a pretensão de aumentar o seu prestígio no mercado, oferecendo soluções e projetos que valham a pena para os seus clientes, saiba que a sétima arte tem tudo para facilitar sua vida. Alguns dos filmes para arquitetos que são ótimos para isso são:

  • Esboços de Frank Gehry (2005)
  • Eames: o arquiteto e a pintora (2011)
  • Vontade indômita (1949)
  • Meia-noite em Paris (2011)
  • A origem (2010)
  • Tempo de recomeçar (2001)
  • O homem ao lado (2009)
  • A vida é um sopro (2007)

Confira agora um pequeno resumo sobre cada um desses filmes para arquitetos que você precisa assistir e coloque já em sua lista aqueles que você ainda não assistiu!

Resumo dos melhores filmes para arquitetos

1. ESBOÇOS DE FRANK GEHRY (2005)

filmes para arquitetos

O cineasta norte-americano Sidney Pollack foi praticamente convocado para retratar sobre a vida e obra de um dos maiores arquitetos do estilo desconstrutivista da era pós-moderna, Frank Gehry. Neste documentário, há depoimentos de diversos profissionais que tentam explicar o que realmente se trata cada obra desenvolvida.

Frank já gravou seu nome na história por mudar o visual conservador e introduzir projetos que desafiam as leis da Física. 

Sua criatividade é evidente nos prédios Binoculars Building em Los Angeles, Califórnia e o Museu Guggenheim em Bilbao, que até virou cenário para o livro Origem ‒ trabalho mais recente do escritor Dan Brown.

Uma característica bem marcante no filme é a forma sensível como o cineasta aborda cada esboço tomando proporções inimagináveis na paisagem urbana, além do processo criativo e da trajetória ousada desse arquiteto canadense.

2. EAMES: O ARQUITETO E A PINTORA (2011)

filmes de arquitetura     

Este é outro documentário e traz com maestria e de maneira humanizada a trajetória do casal Charles e Ray Eames, os designers industriais que revolucionaram o mercado das cadeiras para escritório. 

A dupla é considerada uma das mais importantes no design norte-americano e seus trabalhos viraram sinônimo de qualidade.

É um filme para arquitetos que mostra não apenas a vida profissional dos dois, mas também o que ocorria no lado pessoal e como isso influenciava em suas criações. 

A direção fica por conta de Jason Cohn e Bill Jersey, já na narração temos a voz do ator James Franco.

3. VONTADE INDÔMITA (1949)

filmes de arquitetura

Com um roteiro adaptado do livro homônimo da soviética Ayn Rand, esse drama conta a história do jovem arquiteto Howard Roark (Gary Cooper) que se vê em uma situação bem complicada. 

Embora seja um profissional arrojado e idealista, ele acaba enfrentando resistência por parte de um jornal local. Tendo dificuldades de fidelizar seus clientes, Roark fecha o escritório e consegue trabalho em uma pedreira, onde se apaixona por Dominique Francon (Patrícia Neal). 

Ele encontra a chance de voltar ao cenário da arquitetura quando recebe uma encomenda de um grande edifício, só que mal sabia os problemas que enfrentaria.

4. MEIA-NOITE EM PARIS (2011)

Um dos grandes clássicos do diretor Woody Allen e que ainda levou o Oscar de melhor roteiro original. Para os amantes da arquitetura, torna-se um convite para se aventurar junto ao roteirista Gil (Owen Wilson) pelo glamour e elegância da cidade Luz de 1920.

Embora o enredo tenha o foco em misturar fantasia com uma comédia romântica, é um filme de arquitetura pois é fácil identificar os traços de evolução de Paris e também a preservação de edifícios históricos. 

O filme traz referências do estilo art nouveau e dá a sensação de que é possível se inspirar em grandes cidades para criar projetos arquitetônicos.

Ele está disponível na íntegra no youtube para comprar ou alugar, confira abaixo:

5. A ORIGEM (2010)

filmes para arquitetos

Sem sombra de dúvidas, podemos qualificar essa obra com uma das melhores do diretor britânico Christopher Nolan. O enredo mostra Dom Cobb (Leonardo Di Caprio) como um ladrão que rouba algo imaterial, ou seja, o inconsciente das pessoas e o que elas têm a revelar.

Cobb encontra na parceria de Ariadne (Ellen Page), uma estudante de Arquitetura, a oportunidade de construir os projetos dos sonhos visando iludir o que é real e cumprir a missão dada a ele. O filme retrata diversos cenários ao redor do mundo e em diferentes épocas.

Observe que é nítida a essência utópica da arquitetura paradoxal, como é mostrada nas cenas da escada Penrose e também nas ruas de Mombasa, no Quênia. 

Além disso, para quem gosta de arte complexa, dá-se a impressão que o filme se passa dentro das várias obras do holandês Escher, o artista das construções improváveis.

6. TEMPO DE RECOMEÇAR (2001)

filmes para arquitetos

Com o roteiro organizado por Mark Andrus e a direção de Irwin Winkler, o filme traz a mudança de perspectiva do arquiteto George Monroe (Kevin Kline) ao descobrir que está com uma doença terminal. O personagem é tomado pelo impulso de se reconciliar com a sua família.

Pensando no futuro de Sam (Hayden Christensen), George resolve construir uma casa cheia de conforto e estilo para que ficasse de herança ao seu filho. O filme, basicamente, é um convite metafórico para analisarmos a vida como uma obra arquitetônica e que, sem as bases, no caso a família, dificilmente será resistente.

7. O HOMEM AO LADO (2009)

filmes para arquitetos

Esse é um filme argentino que tem um roteiro aclamado pela crítica internacional e é dirigido por Gáston Duprat e Mariano Cohn. 

O drama se passa em Buenos Aires e mostra a relação conturbada de Leonardo (Rafael Spregelburd) com o seu vizinho Victor (Daniel Aráoz) após a construção de uma janela ilegal para a sua casa.

A residência em questão é a Casa Curutchet, a única obra do arquiteto suíço Le Corbusier na América Latina. Ao longo da trama, são retratados os mais variados detalhes da obra, tais como:

  • Fachada livre
  • Janela em fita
  • Teto jardim

Leia também: 8 livros de arquitetura que precisam estar na sua cabeceira

8. A VIDA É UM SOPRO (2007)

filmes para arquitetos

Para completar a nossa lista de filmes para arquitetos, não poderia faltar um dos nomes mais emblemáticos da arquitetura brasileira e mundial: Oscar Niemeyer. 

Esse documentário tem a direção de Fabiano Maciel e fornece um apanhado de informações acerca da trajetória de Niemeyer nos âmbitos profissional e pessoal.

O filme conta com algumas participações especiais, como a do poeta Ferreira Gullar e do cantor e compositor Chico Buarque. 

Tudo é narrado de forma leve e descontraída, além, é claro, de evidenciar as grandes obras de Niemeyer pelo Brasil e em diversos outros lugares, portanto, além de um filme de arquitetura também pode ser considerado um filme sobre arte também.

Por fim, vale ressaltar que filmes para arquitetos são úteis para servir de referência na hora de compor um projeto coeso e que beba da fonte da inspiração para desenvolver algo que traga qualidade de vida para as pessoas. Então, prepare a sua pipoca e divirta-se enquanto adquire conhecimento!

Conseguiu a inspiração que faltava para aquele projeto com os filmes para arquitetos? 

E agora empolgação não falta para você mostrar seu trabalho! 

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!  

Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

→ Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está há mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!