14 principais ferramentas do SketchUp para usar o software como profissional

14 principais ferramentas do SketchUp para usar o software como profissional

O SketchUp é um software 3D de design, lançado em 2000 pela startup Last Software. Ao longo dos anos, o programa evoluiu graças a várias melhorias fornecidas por diversas empresas parceiras como o Google. Aprender a criar e utilizar as ferramentas do SketchUp é fundamental para todo arquiteto. 

A razão pela qual o SketchUp é um software tão poderoso é que ele foi originalmente criado para os setores de arquitetura, design e produção cinematográfica. 

No entanto, seu principal objetivo sempre foi tornar a modelagem 3D acessível a todos. Isso explica por que o programa é tão intuitivo e tem uma curva de aprendizado tão fácil.

O Sketchup possui suas próprias ferramentas nativas, que são a essência de sua simplicidade. Elas permitem que você navegue, crie e edite um modelo 3D, mas também permite plugins e extensões adicionais.

Neste post vamos listar as ferramentas do SketchUp mais importantes, aquelas que o tornam tão exclusivo. Continue lendo!

4 grupos de ferramentas do SketchUp

1. Ferramentas de desenho

As ferramentas de desenho permitem criar algo do zero. Estas três ferramentas do SketchUp que listamos abaixo são as mais básicas, mas também as mais importantes:

  • Linha: essa ferramenta é usada toda vez que você cria algo no SketchUp. Como ferramenta de desenho, permite criar qualquer superfície 2D conectando segmentos de linha. As linhas podem ser desenhadas nos eixos X, Y e Z com o clique esquerdo do mouse. A tecla de atalho para esta ferramenta é “L”.
  • Arco: funciona de maneira semelhante à ferramenta de linha, mas em vez de apenas desenhar um segmento de um ponto a outro, você designa um terceiro ponto para especificar a curvatura do arco. A tecla de atalho para esta ferramenta é “A”.
  • Borracha: basicamente é usada para apagar os segmentos de linha que você não precisa mais. Funciona ao clicar com o botão esquerdo do mouse sobre qualquer linha. A tecla de atalho é “E”.

2. Ferramentas de Navegação

As ferramentas do SketchUp para navegação permitem que você se mova ao redor da janela principal (viewport) do software. Como você pode imaginar, você vai usá-las constantemente. 

Além de clicar sobre cada uma, você pode acionar os comando pelos botões do mouse ou usando os atalhos de teclas que mostramos logo abaixo:

  • Zoom: essa ferramenta permite aproximar ou afastar o objeto que você está modelando usando a roda de rolagem do mouse, movendo-a para frente ou para trás. É muito útil quando você deseja ver um detalhe menor ou uma visão geral no modelo 3D. A tecla de atalho para esta ferramenta é “Z”.
  • Orbit: Você pode orbitar a visão da câmera pressionando e segurando a roda de rolagem do mouse. Isso é muito útil para explorar os modelos de diferentes ângulos. O atalho para esta ferramenta é “O”.
  • Pan: a ferramenta panorâmica fornece apenas movimentos verticais e horizontais, e é muito útil quando você deseja enquadrar uma cena. Você pode acessar essa ferramenta segurando a roda de rolagem e pressionando Shift ao mesmo tempo. A outra opção é pressionar “H”.

3. Ferramentas de Edição

O SketchUp tem muitas ferramentas de edição e cada uma é um recurso indispensável quando você está tentando alcançar certos resultados. Aqui listamos as ferramentas do SketchUp mais relevantes nesta etapa:

  • Push Pull: sem dúvida Push Pull é uma das ferramentas mais usadas no SketchUp. Isso porque permite que você use uma superfície 2D para convertê-la em uma forma 3D. A maneira mais fácil de acessar essa ferramenta é pressionar a tecla “P”, posicionando o cursor sobre a face desejada e clicando no botão esquerdo do mouse para iniciar a conversão. Você pode atribuir um determinado valor ao bloco numérico ou simplesmente clicar novamente até ficar satisfeito com o resultado.
  • Escala: esta ferramenta permite que você deixe qualquer objeto selecionado maior ou menor usando uma caixa delimitadora com algumas alças. A única coisa que você precisa fazer é selecionar uma alça e mover o cursor para dimensionar seu objeto. Para uma escala uniforme, sempre tente selecionar as alças nos cantos. Você pode acessar facilmente esta ferramenta pressionando a tecla “S”.
  • Mover: para usar essa ferramenta, você deve pressionar a tecla “M” e selecionar o objeto que deseja mover. O lugar onde você clica no objeto será o seu ponto de movimento. Esta ferramenta é usada principalmente para posicionar os objetos em seu modelo.
  • Girar: você pode ativar esta ferramenta pressionando a tecla “Q” e, em seguida, clicar no objeto que você deseja girar. O ponto em que você clica no seu objeto será seu ponto de giro.
  • Offset: o que esta ferramenta faz é gerar uma linha equidistante de qualquer face. O atalho para usar esta ferramenta é pressionar o botão “F” e posicionar o cursor na linha ou superfície que você deseja deslocar. Em seguida, mova o cursor para fora ou para dentro de acordo com o que você precisa e, finalmente, escolha uma distância com o teclado numérico.
  • Follow me: essa é uma das ferramentas mais interessantes que o SketchUp oferece e isso porque permite a exportação de uma superfície ao longo de um determinado caminho. Um Caminho é a diretriz que a superfície que você deseja exportar vai seguir. A maneira mais fácil de usar essa ferramenta é selecionar o caminho com o qual você vai trabalhar e, na barra de ferramentas em Editar, você seleciona a ferramenta “Follow me”. A superfície que você deseja deve ser perpendicular à diretriz selecionada. Depois de dar um clique duplo na superfície, você terá uma forma exportada que segue a direção do caminho.

4. Extensões

O software também possui algumas extensões nativas que você pode ativar através do menu Exibir na barra de ferramentas do SketchUp.

  • Sandbox Tools: este conjunto de ferramentas é usado principalmente para modelagem de terreno a partir do zero ou de linhas determinadas, como curvas topográficas, por exemplo. O que ele faz é criar uma malha triangulada que você possa editar depois de acordo com as necessidades do seu projeto. Funciona de maneira simples, mas precisa de mais recursos de processamento do seu computador. Isso ocorre porque, quando você gera um terreno a partir de contornos existentes, ele completa as faces, tomando essas linhas como referência ou limites.
  • Solid Tools: como o próprio nome indica, este conjunto de ferramentas do SketchUp só funciona com sólidos. Eles podem ser em grupos ou componentes, e o que ele faz é usar operações booleanas para combinar, subtrair, dividir, interceptar ou aparar uma forma da outra. Isso permite que você crie modelos mais complexos e mais limpos. Você também pode ativá-lo no menu Exibir na seção da barras de ferramentas.

Use a Biblioteca 3D da Marelli para montar seu projeto

O SketchUp é um dos softwares de modelagem 3D mais fáceis de aprender, pois a interface bastante simples e as ferramentas do Sketchup são capazes de crescer junto com as habilidades do usuário.

O software tem muitas outras ferramentas nativas úteis e pode se tornar ainda mais poderoso com a instalação de vários plugins e ferramentas desenvolvidas pela comunidade de usuários que cresce diariamente.

Uma coisa é certa: para qualquer projeto que você tenha em mente, há uma ferramenta do Sketchup que pode ajudá-lo de maneira altamente eficiente.

E com a nossa Biblioteca 3D você vai conseguir montar projetos ainda mais incríveis e realistas com o domínio que você já tem das ferramentas do SketchUp. Acesse e confira os modelos de cadeiras, mesas e divisórias de ambientes e impressione seu cliente!

E para fechar com chave de ouro, foco no cliente!

Agora que você sabe a melhor forma de montar as apresentações do seu projeto, pode se concentrar em encontrar os fornecedores certos.

A Marelli sabe da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

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Sobre o autor

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O SketchUp é um software 3D de design, lançado em 2000 pela startup Last Software. Ao longo dos anos, o programa evoluiu graças a várias melhorias fornecidas por diversas empresas parceiras como o Google. Aprender a criar e utilizar as ferramentas do SketchUp é fundamental para todo arquiteto. 

A razão pela qual o SketchUp é um software tão poderoso é que ele foi originalmente criado para os setores de arquitetura, design e produção cinematográfica. 

No entanto, seu principal objetivo sempre foi tornar a modelagem 3D acessível a todos. Isso explica por que o programa é tão intuitivo e tem uma curva de aprendizado tão fácil.

O Sketchup possui suas próprias ferramentas nativas, que são a essência de sua simplicidade. Elas permitem que você navegue, crie e edite um modelo 3D, mas também permite plugins e extensões adicionais.

Neste post vamos listar as ferramentas do SketchUp mais importantes, aquelas que o tornam tão exclusivo. Continue lendo!

4 grupos de ferramentas do SketchUp

1. Ferramentas de desenho

As ferramentas de desenho permitem criar algo do zero. Estas três ferramentas do SketchUp que listamos abaixo são as mais básicas, mas também as mais importantes:

  • Linha: essa ferramenta é usada toda vez que você cria algo no SketchUp. Como ferramenta de desenho, permite criar qualquer superfície 2D conectando segmentos de linha. As linhas podem ser desenhadas nos eixos X, Y e Z com o clique esquerdo do mouse. A tecla de atalho para esta ferramenta é “L”.
  • Arco: funciona de maneira semelhante à ferramenta de linha, mas em vez de apenas desenhar um segmento de um ponto a outro, você designa um terceiro ponto para especificar a curvatura do arco. A tecla de atalho para esta ferramenta é “A”.
  • Borracha: basicamente é usada para apagar os segmentos de linha que você não precisa mais. Funciona ao clicar com o botão esquerdo do mouse sobre qualquer linha. A tecla de atalho é “E”.

2. Ferramentas de Navegação

As ferramentas do SketchUp para navegação permitem que você se mova ao redor da janela principal (viewport) do software. Como você pode imaginar, você vai usá-las constantemente. 

Além de clicar sobre cada uma, você pode acionar os comando pelos botões do mouse ou usando os atalhos de teclas que mostramos logo abaixo:

  • Zoom: essa ferramenta permite aproximar ou afastar o objeto que você está modelando usando a roda de rolagem do mouse, movendo-a para frente ou para trás. É muito útil quando você deseja ver um detalhe menor ou uma visão geral no modelo 3D. A tecla de atalho para esta ferramenta é “Z”.
  • Orbit: Você pode orbitar a visão da câmera pressionando e segurando a roda de rolagem do mouse. Isso é muito útil para explorar os modelos de diferentes ângulos. O atalho para esta ferramenta é “O”.
  • Pan: a ferramenta panorâmica fornece apenas movimentos verticais e horizontais, e é muito útil quando você deseja enquadrar uma cena. Você pode acessar essa ferramenta segurando a roda de rolagem e pressionando Shift ao mesmo tempo. A outra opção é pressionar “H”.

3. Ferramentas de Edição

O SketchUp tem muitas ferramentas de edição e cada uma é um recurso indispensável quando você está tentando alcançar certos resultados. Aqui listamos as ferramentas do SketchUp mais relevantes nesta etapa:

  • Push Pull: sem dúvida Push Pull é uma das ferramentas mais usadas no SketchUp. Isso porque permite que você use uma superfície 2D para convertê-la em uma forma 3D. A maneira mais fácil de acessar essa ferramenta é pressionar a tecla “P”, posicionando o cursor sobre a face desejada e clicando no botão esquerdo do mouse para iniciar a conversão. Você pode atribuir um determinado valor ao bloco numérico ou simplesmente clicar novamente até ficar satisfeito com o resultado.
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4. Extensões

O software também possui algumas extensões nativas que você pode ativar através do menu Exibir na barra de ferramentas do SketchUp.

  • Sandbox Tools: este conjunto de ferramentas é usado principalmente para modelagem de terreno a partir do zero ou de linhas determinadas, como curvas topográficas, por exemplo. O que ele faz é criar uma malha triangulada que você possa editar depois de acordo com as necessidades do seu projeto. Funciona de maneira simples, mas precisa de mais recursos de processamento do seu computador. Isso ocorre porque, quando você gera um terreno a partir de contornos existentes, ele completa as faces, tomando essas linhas como referência ou limites.
  • Solid Tools: como o próprio nome indica, este conjunto de ferramentas do SketchUp só funciona com sólidos. Eles podem ser em grupos ou componentes, e o que ele faz é usar operações booleanas para combinar, subtrair, dividir, interceptar ou aparar uma forma da outra. Isso permite que você crie modelos mais complexos e mais limpos. Você também pode ativá-lo no menu Exibir na seção da barras de ferramentas.

Use a Biblioteca 3D da Marelli para montar seu projeto

O SketchUp é um dos softwares de modelagem 3D mais fáceis de aprender, pois a interface bastante simples e as ferramentas do Sketchup são capazes de crescer junto com as habilidades do usuário.

O software tem muitas outras ferramentas nativas úteis e pode se tornar ainda mais poderoso com a instalação de vários plugins e ferramentas desenvolvidas pela comunidade de usuários que cresce diariamente.

Uma coisa é certa: para qualquer projeto que você tenha em mente, há uma ferramenta do Sketchup que pode ajudá-lo de maneira altamente eficiente.

E com a nossa Biblioteca 3D você vai conseguir montar projetos ainda mais incríveis e realistas com o domínio que você já tem das ferramentas do SketchUp. Acesse e confira os modelos de cadeiras, mesas e divisórias de ambientes e impressione seu cliente!

E para fechar com chave de ouro, foco no cliente!

Agora que você sabe a melhor forma de montar as apresentações do seu projeto, pode se concentrar em encontrar os fornecedores certos.

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