Não há glamour algum em ficar de um lado para outro sem ter tempo para nada. Profissionais que mantêm essa rotina precisam repensar seus métodos de trabalho para otimizar o dia e tornar a rotina mais produtiva com a ajuda de ferramentas para arquitetos.

Projetos que são realizados de forma corrida, desorganizada e sem critério podem deixar o trabalho mais frágil e exposto a erros — além de desgastar muito mais a equipe. 

Com um dia a dia estruturado, é possível deixar a vida profissional mais equilibrada. Basta incluir algumas ferramentas para o trabalho online e conseguir um aumento na qualidade das suas entregas!

Quer saber como? Confira dicas de ferramentas para arquitetos que vão facilitar a gestão da agenda de compromissos, acompanhamento de projetos, priorização de tarefas e muito mais!

7 ferramentas para arquitetos úteis no dia a dia

1. Google Agenda: para se organizar

Você sabe exatamente quais são os seus compromissos para os próximos meses? Talvez você se lembre por alto de alguns, mas é impossível guardar todos esses detalhes na memória. 

Por isso, a organização é uma ferramenta fundamental para tornar mais produtiva a sua agenda de arquiteto.

Você pode optar por usar a agenda de papel tradicional, as eletrônicas disponíveis nos smartphones ou algum aplicativo específico. O importante é ter todos os compromissos bem especificados em algum dispositivo organizador.

O Google Agenda, por exemplo, é uma dessas ferramentas para arquitetos que tem uma série de recursos para deixar a rotina de trabalho mais organizada. 

O app permite que você crie alertas e lembretes de obrigações e compromissos — notificações que podem ser muito úteis a todos os envolvidos.

2. Trello: para gestão de projetos

Não assuma mais tarefas do que você pode entregar. Isso pode comprometer a qualidade do trabalho e até a sua reputação.

Dessa forma, você pode se planejar melhor para fazer novas entregas antes de assumir outras. Faça uma boa gestão dos seus projetos e acompanhe o desenvolvimento deles de perto. 

Nesse sentido, existem diversas ferramentas para arquitetos no modelo de software de planejamento de projetos que os profissionais já usam para realizar tarefas mais complexas.

Da mesma forma, existem outras mais simples que podem chamar a atenção da equipe envolvida para aquilo que precisa ser feito de forma imediata — como as próximas etapas do projeto, pendências, notas e informações rápidas relevantes. 

Uma dessas ferramentas é o Trello, dispositivo que pode auxiliar muito a condução de diversos trabalhos.

Leia mais dicas no post: Como organizar projetos de arquitetura: dicas de produtividade.

3. PDCA: para estar sempre um passo à frente

Se você já sabe que o mês de dezembro é um período muito atribulado de trabalho, antecipe-se. Não deixe que todos os projetos fiquem para esse mês. 

Faça uma previsão de acordo com sua demanda anual e tente dividir as entregas ao longo do ano para que seja possível equilibrar seus compromissos.

Nenhum profissional deve usar os dias de descanso para terminar projetos. Tudo deve ser feito com calma para possibilitar momentos mais intensos de inspiração e de criação.

Organize a rotina de maneira que as demandas sejam entregues de forma distribuída. Vale lembrar que é preciso ter tempo para planejar, executar, implementar e avaliar cada etapa dos projetos. 

Para cumprir essa etapa, uma das ferramentas para arquitetos úteis é o PDCA — sigla em inglês para: Plan, Do, Check e Act.

Ela vai guiar o planejamento e a organização dos projetos para que eles sigam um cronograma mais tranquilo e tudo possa ser feito com qualidade e acompanhando via Trello.

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4. Google Maps: para otimizar rotas de visita

Se você conduz dois projetos na região metropolitana da sua cidade que fazem parte da mesma rota, que tal agendar os compromissos de forma alinhada? 

Até isso deve ser pensado ao organizar a sua agenda, principalmente quando você está trabalhando home office e precisa ser objetivo nas saídas de casa. 

Ter rotas de trabalho mais inteligentes evita desgastes desnecessários, economiza tempo e dinheiro. E outra das ferramentas para arquitetos que ajuda nesse objetivo é o bom e velho Google Maps para guiá-lo pela cidade.

Marque as visitas e os compromissos em sua agenda considerando:

  • a proximidade; 
  • o tempo gasto com cada um;
  • as suas necessidades;
  • as demandas específicas do cliente.

A visita a fornecedores, por exemplo, pode ser feita de acordo com as necessidades dos projetos que você está desenvolvendo no momento.

5. Princípio de Pareto: para priorizar tarefas

Para evitar atrasos e correrias, é importante preparar-se para saber diferenciar o que é importante do que é urgente.

Geralmente, as tarefas se tornam urgentes quando não foram muito bem planejadas e saem do seu prazo ideal. Por isso, concentre a maior parte do seu dia resolvendo questões importantes para que elas não cheguem ao status de urgente.

Para te ajudar nessa priorização de tarefas você pode usar uma ferramenta para arquitetos simples chamada de Princípio de Pareto ou Regra 80/20.

A metodologia que afirma que 20% dos esforços são responsáveis por 80% dos resultados. Dessa forma, identificar os processos que alavancam os resultados no dia a dia ajuda a focar neles para ter uma rotina produtiva no home office. 

Prepare-se para resolver essas demandas urgentes em algum momento do dia, mas lembre-se de que não é natural que elas se tornem rotina.

6. Técnica pomodoro: para se concentrar e ser ágil

Muitos arquitetos dizem que precisam ser três para manter sua agenda de compromissos em dia. Você é um deles?

Como não é possível multiplicar-se, faça com o que o seu tempo seja usado de forma que cada minuto seja muito bem empregado.

A técnica Pomodoro é um exemplo simples de ferramentas para arquitetos que você pode colocar em prática. São ciclos de 25 minutos nos quais você mantém o foco e a concentração, fazendo pequenos intervalos de 5 minutos entre os ciclos.

As atividades fundamentais devem ser priorizadas para que o essencial seja mantido. E como você já descobriu o que é essencial com a regra 80/20, trabalhar focado será mais fácil.

Você não precisa ser três: basta ser uma pessoa capaz de delegar tarefas e que consiga assumir aquilo que é essencial para o seu trabalho.

7. Moment: para sair do celular

Se não é possível multiplicar-se, é preciso dividir a sua rotina em várias gavetas importantes para ter uma vida saudável e equilibrada. 

Você não exerce apenas o papel de arquiteto: você é filho, pai, mãe, irmã, cidadão, companheiro, entre outros. 

Quando estiver no escritório, aproveite bem esse tempo. Quando estiver de folga, esteja 100% com sua família. Quando usufruir de dias de lazer, esqueça os clientes, os projetos e os compromissos.

Então uma das ferramentas para arquitetos que pode ajudar é o app Moment que cria uma rotina de uso do celular, preservando os momentos off trabalho.

Uma vida feliz no home office é a soma de pequenas felicidades em muitos contextos: um projeto profissional bem-feito, momentos de alegria com a família, prática de atividades físicas que te trazem satisfação, participação ativa na vida da comunidade…

Novas ferramentas para o trabalho digital

Com as ferramentas para arquitetos para arquiteto acima seus dias de trabalho em casa serão mais produtivos, mas temos algumas dicas extras para agilizar seus projetos. Confira!

Biblioteca Sketchup Marelli: precisa de modelos 3D para criação dos seus projetos no Sketchup? Nós temos um banco de dados com uma coleção rica de elementos que facilitam seu trabalho. 

MagicPlan: é uma aplicativo disponível nos sistemas IOS e Android que ajuda a construir plantas rápidas de um ambiente sem a necessidade de medição. Ajuda a otimizar as visitas e organizar os projetos.

Autocad Mobile: essa é uma das ferramentas para arquitetos bastante conhecida, mas sabia que também existe versão para tablets e smartphones? Para levar seus projetos com muito mais facilidade. 

ISSUU: é uma ferramenta útil para publicar projetos ou o portfólio da sua empresa e apresentá-lo nas reuniões virtuais de forma organizada e profissional. 

Skalgubbar: para adicionar imagens de pessoas reais nos projetos com qualidade e em diversas situações.

Gostou das dicas ferramentas para arquitetos?

Como você viu, a agenda de arquiteto exige pequenas habilidades do profissional para que a sua rotina se mantenha mais produtiva e organizada

Por mais que essa seja uma tarefa relativamente simples, ela é de total importância para manter a efetividade dos projetos. 

Como um profissional disciplinado, você deve contar com fornecedores que atendam seus padrões e necessidades.

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

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