Ter Feng Shui no escritório significa utilizar esta técnica chinesa milenar para alcançar a harmonização de energias no ambiente corporativo. Seguir esta prática no planejamento do espaço de trabalho pode trazer benefícios como mais produtividade e melhora na concentração.

Portanto, para te ajudar a atrair boas vibrações e ter diversos benefícios, nós fizemos uma lista com 4 dicas para aplicar o Feng Shui no seu escritório. Confira:

  • Mantenha a organização e limpeza
  • Faça um bom planejamento de layout
  • Aplique o Baguá
  • Aposte no contato com a natureza

 

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma arte chinesa que foi desenvolvida há milhares de anos com base nas filosofias I Ching e Taoísta e tem o objetivo de equilibrar a energia de ambientes para trazer boas vibrações.

O fundamento do Feng Shui é acreditar que existe uma relação entre o corpo e os ambientes frequentados. Diante disso, as interações podem ser benéficas ou não dependendo das energias que são compartilhadas. Essa energia é conhecida como Chi.

O Chi é considerado a força vital que está em constante movimento nos espaços. Por isso, há interações benéficas e maléficas, pois tudo depende de como o local afeta o fluxo do Chi.

Inclusive, a tradução literal de Feng Shui é “Vento-Água”, dois elementos com muita fluidez que são capazes de trazer coisas boas, assim como ruins. Deu para entender o significado, não é mesmo?

Quais são os benefícios do Feng Shui no escritório?

Os benefícios em aplicar o Feng Shui no escritório são inúmeros por conta da harmonia de energias e atração de boas vibrações. Destacamos as seguintes vantagens que o ambiente de trabalho pode ter:

  • mais produtividade e concentração
  • trabalho em equipe mais fluido
  • mais bem-estar aos colaboradores
  • maior motivação na realização de tarefas
  • atração de novos negócios e lucros

Ou seja, o Feng Shui no escritório irá renovar a energia do ambiente e de todas as pessoas, proporcionando tudo que é preciso para que as atividades sejam realizadas sem problemas.

4 dicas para aplicar o Feng Shui no escritório

Aplicar o Feng Shui no escritório não é complicado e pode ser feito com algumas dicas práticas e simples. Só é importante ressaltar que essas são orientações para te ajudar no processo de implementação do Feng Shui, e não regras absolutas. Cada caso é específico e deve ser analisado para que as melhores soluções sejam executadas. Confira abaixo as dicas.

1. Mantenha a organização e a limpeza

A organização é um fator crucial para o Feng Shui, porque deixar tudo arrumado permite que o Chi flua pelo ambiente sem obstáculos. E, como já dissemos, essa energia precisa fluir para garantir harmonia e boas vibrações.

Então, busque deixar o seu local de trabalho sempre limpo para manter um bom campo de atividade. Também evite guardar coisas que não são mais utilizadas, apenas deixe no espaço aquilo que é essencial. O acúmulo de materiais sem uso servem como uma âncora para energias negativas, afetando a fluidez do Chi.

Além disso, é importante se atentar à organização da mesa de trabalho. O lado direito é o da criatividade e dos relacionamentos, no qual se deve dar preferência à fotos e decorações.

Já o lado esquerdo é o da sabedoria e da prosperidade. Portanto, é o local ideal para deixar seus objetos de trabalho, como agenda e livros. Mas, lembre-se que menos é mais no Feng Shui. Então, tente não colocar muitos objetos na mesa para que ocorra a circulação das energias.

2. Faça um bom planejamento de layout

Posicionar os móveis de forma inteligente é outro fator indispensável para o Feng Shui no escritório.

E um dos principais mobiliários em ambientes de trabalho costuma ser a mesa, que é um ponto importante na hora de pensar no fluxo de energias. O ideal é que as mesas de trabalho fiquem de frente às portas para que o Chi flua diretamente para a pessoa.

Caso isso não seja possível ou não existam portas próximas, o conselho é não deixar a mesa de frente para as paredes. Procure deixá-las em um espaço com visão. Além disso, também é importante que haja luz natural, porque, além dos benefícios de saúde, o Chi flui por ela.

Outros pontos são a fiação e as formas dos móveis. Busque não deixar fios expostos, pois isso afetará a organização, e opte por um mobiliário ergonômico, sem características pontiagudas e afiadas.

Por fim, outra boa dica é a utilização de espelhos, porque eles ajudam no equilíbrio das energias, além de transmitir a sensação de que o ambiente é maior.

3. Aplique o Baguá

O Baguá é um mapa octogonal que foi criado pela Escola do Chapéu Negro, que é uma das várias correntes de Feng Shui. Os lado são chamados de guá e cada um simboliza uma área da vida:

  • Sucesso
  • Relacionamentos
  • Criatividade
  • Amigos
  • Carreira
  • Sabedoria
  • Família
  • Prosperidade

Além disso, cada área possui uma cor e uma forma específica, possibilitando a utilização do mapa na planta baixa de ambientes. Dessa forma, é possível criar um espaço com as cores e móveis adequados para que o Chi consiga fluir sem problemas.

4. Aposte no contato com a natureza

Além dos benefícios proporcionados à saúde, à concentração e à produtividade, as plantas também ajudam a ter Feng Shui no escritório. Elas são capazes de “puxar” energias negativas e livrar o ambiente delas.

Os cristais são outros grandes aliados em questão de energia. Eles possuem a capacidade de limpar o ambiente e energizá-los com boas vibrações. 

Então, ter algumas plantas e pedras espalhadas pelo escritório pode ser um ganho enorme para o Feng Shui.

Gostou de saber mais sobre Feng Shui no escritório?

Viu como aplicar o Feng Shui em seu escritório pode ser simples e prático? Esta é uma técnica capaz de trazer diversos benefícios para o ambiente de trabalho sem causar mudanças drásticas no espaço.

E, como uma das dicas mostrou, a utilização de móveis harmônicos e de qualidade pode ser um fator decisivo para conseguir colocar em prática o Feng Shui. Sendo assim, a nossa última dica é: utilize mobiliários da Marelli.

A Marelli está há mais de 35 anos no ramo de móveis, disponibilizando mesas, cadeiras, armários e muitos outros produtos de qualidade única, que é garantida por certificações. Veja aqui onde comprar com a gente. Ou acesse nossa loja virtual!

O que achou das dicas? Foram úteis para você? Deixe o seu feedback nos comentários e compartilhe o artigo com os seus amigos!