Os eventos de arquitetura de 2020 são excelentes oportunidades para se manter informado sobre as principais tendências do mercado nacional e internacional.

Além disso, as feiras te mantém conectado com outros profissionais da área, mantendo seu networking aquecido e ajudando a conhecer novos parceiros como fornecedores e clientes

Nenhum outro lugar é melhor para entender as propostas para a arquitetura do futuro!

No Brasil, alguns eventos acontecem anualmente, trazendo expositores, palestras e apresentações sobre o que há de mais atual no setor. 

Mesmo que você tenha acesso às novidades em uma simples busca no Google, nada como estar presente fisicamente em uma das feiras de arquitetura para sentir a energia, conversar olho a olho com outros profissionais, trocar ideias e conhecer pessoalmente novas empresas. 

Os eventos de arquitetura no Brasil são ótimas oportunidades para:

  • estabelecer parcerias;
  • aumentar seu conhecimento sobre as tendências do setor;
  • fortalecer o networking;
  • fazer sua cabeça transbordar de ideias!

A seguir, listamos os eventos de arquitetura para 2020 no Brasil que precisam estar na sua agenda. Confira!

Eventos de arquitetura 2020: 7 feiras imperdíveis

1. BIENAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO

Palestras, debates, exposições e concursos. A  Bienal de Arquitetura de São Paulo é um evento de arquitetura obrigatório para profissionais da área.

Um ambiente que coloca em pauta os assuntos mais relevantes da área, discutindo aspectos variados das novas propostas de aplicação de materiais e conceitos.

O papel a arquitetura no mundo e como ela deve contribuir para sua melhora são assuntos recorrentes.  

A última edição trouxe o tema “Todo dia” que discutiu o papel da arquitetura no cotidiano, com assuntos como:

Com objetivo de atender as áreas de arquitetura, urbanismo e paisagismo o evento apresenta pesquisas que estão sendo desenvolvidas em cada setor para auxiliar o trabalho do profissional e melhorar os resultados para a sociedade. 

Trata-se de um evento que ocorre durante o segundo semestre, geralmente ao longo de alguns meses, dando oportunidade para diferentes profissionais visitarem suas locações. 

Ainda não foi divulgada a data de início, mas o tema da 13ª edição será “Em construção: um pacto sobre a reflexão contínua sobre a cultura urbana”.

2. DESIGN WEEKEND

A Design Weekend é considerada a maior semana de design da América Latina. São várias atrações, espalhadas por toda a cidade de São Paulo, todos os anos. 

O evento de arquitetura conta com diversas atrações e eventos âncoras, espalhados por toda cidade como:

  • High Design – Home & Office Expo;
  • Congresso Internacional de Design de Interiores (CONAD).

Com mais de 100 mil participantes em cada edição, entre palestrantes, expositores e visitantes, a feira de reúne profissionais de arquitetura, arte, design de interiores, urbanismo, entre outros. 

Trata-se de uma oportunidade imperdível para desenvolver networking, conhecer novos produtos, visitar showrooms e mais. 

Realmente um evento que precisa estar na sua agenda de compromissos. Geralmente acontece no mês de agosto. 

Leia também: Veja 5 feiras de design de interiores que você precisa conhecer

3. EXPOREVESTIR

Seja na arquitetura corporativa ou residencial, os acabamentos são peças chaves para a expressão do conceito criado desde o projeto. Por isso, a ExpoRevestir é extremamente valiosa como evento de arquitetura em 2020. 

Lançamentos e tendências no mercado de revestimento, bem como cerâmicas e metal, são apresentados aos profissionais do setor.

O evento também dá grande importância à promoção de negócios e, por isso, divide sua programação entre “Creative Days” e “Business Days”. 

Enquanto o primeiro braço da feira de arquitetura é sobre a apresentação de tendências e conteúdos, o segundo permite e estimula o desenvolvimento de negócios e network. 

Dentro dos eventos de arquitetura é possível conhecer fornecedores e fabricantes, além de visualizar as centenas de produtos e novidades aplicadas. 

Caso você queira se concentrar em sua área de interesse específica, o evento cria uma programação orientada como “Dia do Arquiteto”. Acompanhe o site e organize-se para participar. O evento acontece entre os dias 10 e 13 de março em 2020. 

4. FEICON BATIMAT

Arquitetura e construção civil são dois braços de um mesmo corpo. É exatamente essa a proposta defendida pela Feicon Batimat

Um dos eventos de arquitetura em 2020 que melhor trabalha essa relação entre os dois setores, com conteúdo inovador, desenvolvimento de negócios, relacionamento entre fornecedores, fabricantes, arquitetos e engenheiros. 

São centenas de expositores e marcas nacionais e internacionais reunidos em São Paulo para um evento de arquitetura que apresenta o que há de mais novo em:

  • macrossetores de instalações;
  • acabamentos, externos;
  • estruturas.

5. CONGRESSO STEEL FRAME

Já que estamos falando da relação entre arquitetura e o setor de construção, não poderíamos deixar de fora o Congresso Latino-Americano de Light Steel Frame

Ainda com poucas edições no Brasil, já desponta como um dos maiores eventos de arquitetura e engenharia. 

Soluções e desafios do setor são os temas centrais. A feira apresenta os resultados de uma curadoria das melhores práticas desenvolvidas no Brasil e em toda a América Latina, incluindo:

  • inovações tecnológicas;
  • novos produtos;
  • serviços;
  • opções de materiais.

6. CONSTRUSUL

Mais um evento que reúne arquitetura e engenharia, a Feira Internacional de Construção – Construsul acontece em Porto Alegre, anualmente, com o objetivo de trazer novidades e tecnologia, principalmente para os setores de:

  • construção;
  • acabamentos;
  • infraestrutura. 

Uma opção fora de São Paulo para conferir as tendências e lançamentos do setor, bem como ampliar sua rede de networking.

7. CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS

O último entre os eventos de arquitetura de 2020 que apresentamos aqui é o Congresso Brasileiro de Arquitetos

O evento é itinerante e a cada ano possui uma cidade sede. Já tendo sido realizado em cidades como Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, entre outras. 

Entre as atrações estão: palestras, debates, oficinas e cursos.

Sendo o congresso nacional de arquitetos, a presença é obrigatória para profissionais que desejam se manter atualizados e em contato com as novidades do setor, bem como discutir novas políticas, conceitos e formas de se pensar a arquitetura, seja ela corporativa, residencial ou urbanista. 

Um destaque especial vai para as apresentações de trabalhos acadêmicos que, por meio da pesquisa, possibilitam o desenvolvimento de novas técnicas, materiais, modelos e expressões da arquitetura brasileira. 

Em 2020, o Brasil também recebe o Congresso Internacional de Arquitetos no Rio de Janeiro.

Você também pode conferir outros tantos eventos de arquitetura que acontecem no Brasil, entre eles: 

  • Archathon, inclui uma competição de projetos em formato de maratona. Atualmente acontece em São Paulo, Porto Alegre e Goiânia;
  • Mostra CASACOR, maior mostra de decoração, paisagismo e design de interiores das Américas.

ARQUITETURA: UM SETOR INQUIETO POR NATUREZA!

Como defendemos ao longo deste artigo, participar dos eventos de arquitetura de 2020 é a melhor forma de se manter em contato com as principais novidades do mercado. 

E, vamos ser sinceros? A arquitetura é um mercado inquieto, com profissionais que estão constantemente em busca de melhores práticas e soluções mais modernas e inteligentes. 

Seja para projetos pessoais, como residências, ou dentro do urbanismo e da arquitetura corporativa, a novidade é o que move o setor.

Exatamente por isso, é importante ir a eventos e feiras de arquitetura que permitam a reciclagem constante e estimulem a sua criatividade. 

Também é muito valioso ter ao seu lado, parceiros que também estão em constante busca por novas tecnologias, em contato com pesquisas sobre materiais e novas alternativas, seja para a decoração, para ergonomia organizacional ou para criar ambientes melhor aproveitados.  

Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto? 

É preciso pensar se a qualidade irá atender seu cliente, se terá a ergonomia adequada e até mesmo se vão entregar e montar no prazo!

Nós da Marelli sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente! 

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

Solicite seu Orçamento Agora! ← 

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!