O estudo de layout de ambientes corporativos é uma técnica de arquitetura utilizada para melhorar o arranjo de equipamentos e móveis no espaço.

Afinal, a produtividade dos colaboradores também é diretamente influenciada pelas características do local de trabalho.

Considerando este fato, muitas empresas já entenderam que é preciso investir em iniciativas para tornar o seu ambiente informal e agradável.

Mas ser√° que o layout realmente tem toda essa relev√Ęncia em um espa√ßo corporativo? Como ele pode contribuir para a motiva√ß√£o e bem-estar dos funcion√°rios na pr√°tica, refletindo no resultado e sucesso de uma organiza√ß√£o?¬†

Se você está curioso para saber essas respostas, veio ao lugar certo! 

A seguir, falaremos sobre o que é o estudo de layout de ambientes corporativos e o seu impacto na rotina e produtividade dos colaboradores.

Além disso, mostraremos o que é preciso obter essas vantagens nos seus projetos.

Boa leitura!

O que é estudo de layout de ambientes corporativos?

O estudo de layout de ambientes corporativos consiste na avaliação do espaço disponível para dispor o mobiliário de maneira funcional e confortável.

√Č uma etapa essencial para projetos de arquitetura corporativa. Isso porque √© um fator decisivo no desenvolvimento de um ambiente de trabalho de qualidade.

Um layout bem planejado traz benefícios como otimização do espaço, acessibilidade e conforto.

Por consequência, estes elementos influenciam na produtividade dos colaboradores, proporcionando outras vantagens: 

  • ganho de produ√ß√£o;
  • mais motiva√ß√£o e efici√™ncia;
  • melhor concentra√ß√£o.

Quer saber mais sobre o que √© um estudo de layout e como desenvolver solu√ß√Ķes criativas? Ent√£o assista ao v√≠deo abaixo da arquiteta Regina Padilha, propriet√°ria do escrit√≥rio Pura Arquitetura.

 

Vantagens do estudo de layout de ambientes corporativos

Confira 6 benefícios que o estudo de layout pode trazer para seus projetos de ambientes corporativos: 

  • Bem-estar aos colaboradores
  • Aumento da produtividade
  • Salubridade e seguran√ßa
  • Aproveitamento inteligente do espa√ßo
  • Maior controle sobre atividades e processos
  • Dissemina√ß√£o dos valores e cultura organizacional

1. Bem-estar aos colaboradores

homem rindo enquanto trabalha em um escritório

Foto: Pexels

A maioria das pessoas economicamente ativas passa pelo menos 40 horas semanais em seu ambiente de trabalho. Al√©m desse n√ļmero representar pelo menos um ter√ßo das horas de um dia √ļtil, trata-se do maior per√≠odo cont√≠nuo que as pessoas passam despertas.

Isso já nos mostra que o ambiente de trabalho deve ser agradável e acolhedor. Afinal, é lá que as pessoas passarão os melhores anos de suas vidas, ou seja, aqueles em que elas têm maior vitalidade e disposição.

O layout do ambiente corporativo contribui de forma significativa para o bem-estar dos funcionários. Suas características impactam diretamente na percepção se o escritório é aconchegante e estimulante ou frio e desagradável. 

A melhoria da qualidade de vida no trabalho é essencial para promover a satisfação da equipe que, por sua vez, responde a esse estímulo com produtividade e eficiência.

Vale ter em mente que hoje muitos profissionais ativos no mercado já não consideram o salário como o principal fator de adesão cultural a uma empresa. Eles esperam trabalhar em uma organização que também proporciona qualidade de vida. 

Nesse contexto, o ideal √© que o ambiente tenha a mob√≠lia, as cores, a decora√ß√£o e a disposi√ß√£o de elementos coordenados de forma harm√īnica. Dessa forma, o espa√ßo se torna agrad√°vel para produ√ß√£o e colabora√ß√£o.

Resumindo, a arquitetura tem um papel-chave na hora de planejar um ambiente de trabalho que proporcione bem-estar e qualidade de vida aos funcionários. Atuando até mesmo como um fator que favorece a retenção de talentos. 

2. Aumento da produtividade

dois colegas trabalhando juntos

Foto: Pixabay

A produtividade é resultado de um conjunto de fatores, e não de um só. Porém, não se pode negar que o layout do ambiente corporativo é um dos elementos que mais contribui para o seu aumento. 

Já falamos da relação entre o bem-estar dos funcionários e a produtividade, mas há outros aspectos que precisam ser considerados. 

Quando pensamos em um local de trabalho, nos referimos a um espaço onde diversas pessoas circulam o tempo todo para resolver diferentes demandas.

Sendo assim, um ambiente bem desenhado se torna essencial para eliminar as barreiras físicas que podem dificultar o fluxo de tarefas. 

Um espa√ßo que facilita a circula√ß√£o favorece a comunica√ß√£o e a intera√ß√£o entre os funcion√°rios, contribuindo para agilizar processos e acelerar decis√Ķes.

Portanto, seu projeto deve não só buscar sinergia, mas também ajudar a eliminar gargalos e potencializar o bom andamento de projetos.

√Č preciso lembrar ainda que a produtividade √© diretamente afetada pelos seguintes fatores:

  • falta de ilumina√ß√£o;
  • ac√ļstica inadequada;
  • ambiente abafado;
  • falta de circula√ß√£o de ar;
  • temperatura desagrad√°vel;
  • desorganiza√ß√£o.

Logo, todos os elementos utilizados no dia a dia devem estar em seus devidos lugares e alocados nos pontos em que são facilmente acessíveis a quem precisa utilizá-los. 

Essa organização otimiza o tempo e acelera a realização das tarefas. Dessa forma, o espaço contribui para que os funcionários não fiquem procurando itens necessários à realização de tarefas, evitando uma quantidade dispensável de deslocamentos. 

Todos esses fatores que prejudicam o andamento das tarefas no dia a dia podem encontrar solu√ß√Ķes muito simples, mas eficazes, quando um estudo de layout √© realizado.¬†

3. Salubridade e segurança

case marelli florianopolis agriness

Um ambiente insalubre, tanto do ponto de vista geral quanto ergon√īmico, prejudica diretamente a sa√ļde e a produtividade dos funcion√°rios. Al√©m disso, compromete a lucratividade da empresa.¬†

No Brasil, por exemplo, as dores lombares são a maior causa isolada de afastamento. Só no primeiro semestre de 2016, a Previdência Social relatou mais de 24 mil afastamentos (269 por dia) devido a problemas na coluna. 

Esse é apenas um exemplo, mas são diversos os problemas que podem resultar de um ambiente de trabalho inadequado. 

Entre os principais, destacam-se dificuldades relacionadas à visão e audição, enxaquecas, alergias e doenças que se propagam em ambientes mal ventilados ou sem a climatização apropriada, entre outros.

O layout adequado do ambiente √© um aliado imprescind√≠vel para evitar ‚ÄĒ ou pelo menos minimizar ‚ÄĒ a ocorr√™ncia desses problemas de sa√ļde.¬†

Para evit√°-los, √© preciso trabalhar a boa disposi√ß√£o dos elementos e investir em m√≥veis ergon√īmicos.

Vale lembrar que o layout também tem um papel fundamental na prevenção de acidentes de trabalho, contribuindo para a segurança dos colaboradores.

Como voc√™ pode perceber, um projeto baseado no estudo de layout √© a melhor solu√ß√£o para garantir que o ambiente atenda √†s determina√ß√Ķes da legisla√ß√£o trabalhista, normas regulamentadoras, sinaliza√ß√£o e pisos adequados, preven√ß√£o de inc√™ndio, acessibilidade e outras exig√™ncias de mesma natureza.¬†

Confira também: 3 dicas de ergonomia para escritório da especialista

4. Aproveitamento inteligente do espaço

case marelli joinville selbetti

Um espa√ßo comercial ou industrial pode ter um alto custo de aquisi√ß√£o e manuten√ß√£o, especialmente quando sua localiza√ß√£o √© privilegiada. Esse √© um fator que limita o crescimento de muitas organiza√ß√Ķes.¬†

Nesses casos, mesmo que haja uma oportunidade de expansão, as empresas não conseguem conciliar sua necessidade de espaço com os custos que a aquisição ou a locação podem gerar.

O estudo de layout pode resolver o problema à medida que enxerga formas inteligentes de distribuir melhor o espaço e maximizar sua utilização. 

A disposição mais apropriada de elementos pode realizar verdadeiros milagres e fazer com que um ambiente que parecia apertado consiga proporcionar conforto aos seus usuários. 

5. Maior controle sobre atividades e processos

pessoas fazendo uma reuni√£o durante o trabalho

Foto: Pixabay

Um ambiente bem desenhado otimiza o fluxo interno de pessoas e a comunicação. Isso facilita a tarefa dos gestores ou supervisores, que conseguem acompanhar e supervisionar processos de forma ágil. Essa facilidade se reflete não só na produtividade, mas também na qualidade dos processos e do produto final, o que contribui para melhorar o resultado apresentado pela empresa. 

6. Disseminação dos valores e cultura organizacional

case-marelli-brasilia-brscan

O layout de um ambiente reflete sua cultura organizacional. A apar√™ncia do local de trabalho pode refor√ßar a imagem, a marca, a miss√£o, a vis√£o e os valores da organiza√ß√£o tanto para o p√ļblico interno quanto externo.¬†

Esse é um ponto muito importante quando se fala em arquitetura corporativa. Afinal, o ambiente ideal é aquele que, além de favorecer o conforto e a produtividade, transmite imediatamente a essência da organização. 

Confira alguns dos valores que podem ser refletidos na distribuição do espaço, uso de materiais e cores, entre outras possibilidades:

  • transpar√™ncia no desenvolvimento de atividades;
  • uso da tecnologia para a presta√ß√£o de servi√ßos;
  • preocupa√ß√£o e cuidado com os recursos humanos;
  • modernidade ou tradi√ß√£o;
  • criatividade e inova√ß√£o.

Gostou de saber mais sobre estudo de layout de ambientes corporativos?

Como deu para notar, o estudo de layout é uma técnica preliminar e indispensável para projetos de ambientes corporativos.

Fazer um bom desenvolvimento deste método pode ser o diferencial para construir locais de trabalho confortáveis.

Mas, para que o layout fique perfeito é preciso de um mobiliário com design diferenciado, conforto e qualidade. Então, conheça a Linha Colab da Marelli!

A Colab foi pensada para impulsionar a colaboração em ambientes de trabalho com móveis versáteis e funcionais. 

Ou seja, é capaz de complementar o estudo de layout com a excelência que só uma empresa que está há mais de 35 anos no ramo de móveis consegue entregar. Quer um orçamento para seu projeto? Fale agora mesmo com nossos consultores!