A modernização vivenciada nos últimos anos tem feito com que seja diária a necessidade de evolução para melhor atender às demandas de serviços. Nessa tendência, surgiu o escritório open space.

Mas se por muito tempo se pensou em inovação sempre alinhada com evoluções tecnológicas, já é perceptível que diversos modelos inovadores têm o poder de proporcionar um grande aumento de produtividade no ambiente de trabalho.

Neste artigo, vamos explicar o que é escritório open space. Você já ouviu falar e está por dentro de todas as suas vantagens? Se não, acompanhe o texto a seguir para conhecer um pouco mais sobre essa forma simples e inovadora de arquitetar o ambiente de trabalho.

O que é escritório open space?

design-open-office

Em tradução direta, open space significa espaço aberto. É exatamente essa a ideia: recriar um ambiente de trabalho que possa unir produtividade, modernidade e outros fatores positivos tanto do ponto de vista profissional quanto do ponto de vista pessoal.

Dessa forma, os escritórios open space são formados por espaços mais abertos, sem paredes internas ou grandes divisórias, proporcionando um local de trabalho mais igualitário para todos os integrantes. Isso faz com que a união da equipe e a produtividade sejam potencializadas.

Cada vez mais, as empresas de porte pequeno e também as de grande porte, estão migrando para essa ideia de ambiente open space, visto que os benefícios começam a ficar ainda mais evidentes.

A integração no ambiente de trabalho une não apenas os diversos setores internos, mas também traz mais proximidade com fornecedores e clientes. Eles entendem melhor a dinâmica do trabalho realizado, melhorando o relacionamento e elevando a credibilidade do negócio.

Vantagens do escritório open space

conceito-open-space

Para entendermos melhor os benefícios acerca do conceito de open space, vamos explicar alguns pontos de destaque dessa nova forma de trabalhar.

1. União e produtividade

o-que-e-escritorio-open-space

Sem tantos bloqueios físicos para separar os colaboradores, a equipe se encontrará toda em um mesmo ambiente, no qual as barreiras entre os diversos setores e níveis hierárquicos serão reduzidas.

O escritório open space proporciona liberdade de expressão para aqueles que têm grandes ideias, mas que viam obstáculos para se expressar.

Dessa forma, líderes podem realizar uma análise mais profunda de como realmente funciona a sua empresa, a partir de uma percepção apurada de alguns pontos cruciais que antes não eram enxergados com facilidade.

Com a equipe mais unida, o pensamento coletivo é otimizado, possibilitando tomadas de decisões mais rápidas e eficientes com relação a questões cotidianas. Assim, cada colaborador tem uma percepção mais próxima do que está sendo desenvolvido por seu colega de trabalho.

Além disso, a competição entre os diversos setores da empresa tende a diminuir nos escritórios open space e a motivação de cada indivíduo de mostrar seus talentos frente a um grande grupo aumenta.

2. Espaço e economia

escritorios-open-space

Se a ideia do escritório open space passa por uma reformulação do ambiente de trabalho, isso certamente terá impacto no espaço físico destinado às atividades.

Provavelmente, mais perceptível para empresas que têm um espaço mais limitado, o layout open space, por seu modelo sem divisórias e de ambiente mais livre, acarreta em um ganho de área útil relevante, já que otimiza e organiza a distribuição dos colaboradores de forma mais eficiente.

Espaços antes usados como corredores ou divisões, agora podem se tornar mais produtivos. Assim como ambientes similares dos diversos setores como os destinados às refeições ou ao descanso podem ser mesclados, gerando em uma área menor um ambiente mais otimizado e de maior socialização.

escritorio-corporativo-aberto

Com a unificação dos diversos setores da empresa em um único ambiente de trabalho, fatores econômicos também passam a ser mais relevantes nos escritórios open space.

O consumo energético com climatização ou iluminação, por exemplo, pode cair consideravelmente. Assim como o investimento em equipamentos e manutenção, já que a utilização de diversos dispositivos também será reduzida por conta do espaço único.

Para aqueles que ainda necessitam de um pouco de privacidade ou de ambientes de trabalho mais tranquilos para serviços que demandam um alto nível de concentração, o ambiente open space pode ser facilmente adaptado com divisórias simples, de vidro ou outro material.

Elas permitem que o colaborador atue com o grande grupo, ao mesmo tempo em que ainda encontra os requisitos para o melhor desempenho de suas funções.

3. Versatilidade e praticidade

layout-open-space

Você já passou muito tempo em um espaço que não sofreu mudanças e se sentiu preso à monotonia do lugar? Isso é algo que pode afetar negativamente algumas pessoas. Algumas mudanças rotineiras, mesmo que pequenas, são importantes para dar um ar de inovação ao ambiente.

Nas empresas com escritório open space realizar alterações é muito mais simples e a inovação pode ser algo frequente se assim for desejado.

Pequenas mudanças já são suficientes para revigorar o ânimo dos colaboradores e tirá-los de trabalhos monótonos, dando-lhes um diferencial para realizarem também inovações em seus métodos de trabalho.

Para os gestores, a praticidade para fazer análises e tomar decisões de forma mais rápida e eficiente para a empresa também é perceptível. O ambiente open space facilita a visão ampla do funcionamento da organização, evidenciando pontos positivos e negativos do processo.

Além disso, o escritório open space permite um clima menos formal de tratamento entre as pessoas, tornando mais fácil o diálogo para resolver questões que antes poderiam ser um incômodo.

ambiente-open-space

Empresas que valorizam demais a hierarquia, por muitas vezes, inibem as trocas de ideias, pois os colaboradores veem o indivíduo a sua frente como alguém de um nível diferente. 

Nos escritórios open space, essas barreiras psicológicas são reduzidas, tornando a palavra igualdade mais relevante para cada um. Isso é algo que facilita a expressão de ideia ou mesmo de críticas construtivas.

Organização: a chave do sucesso dos escritórios open space

O ambiente open space traz grandes vantagens para as empresas, de modo que investir nessa ideia pode gerar mudanças significativas em pontos importantes para o sucesso do negócio.

Ao criar projetos com layout open space, a organização de todo planejamento é fundamental tanto para a execução quanto para a montagem do espaço. E unificar os fornecedores ajuda a manter as entregas no prazo.

Você está buscando um fornecedor de móveis responsável e de qualidade para seu projeto corporativo?

Já encontrou dificuldades com outros fornecedores, por falta de qualidade, ergonomia e até compromisso com o prazo de entrega de montagem? 

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

Solicite seu Orçamento

Acompanhe mais novidades do blog assinando a nossa newsletter e descubra um mundo de opções para elevar cada vez mais a sua empresa no mercado!