Muitos profissionais estudam as cores para saber a melhor maneira de aplicá-las em suas marcas e anúncios. E, para isso, usam muitos conceitos da psicologia das cores. Um designer, por exemplo, sempre vai buscar a essência da marca, a identidade, para saber exatamente com que tipo de paleta de cores vai trabalhar – e qual a reação que deseja despertar no seu público-alvo. Entretanto, não é somente nesse quesito que essa teoria das cores pode ser usada: no ambiente corporativo, também é essencial entender quais as melhores combinações de cores para escritório e cômodos específicos dentro da empresa.

Assim, se você está pensando em redecorar o ambiente ou quer deixá-lo o mais atrativo possível para a volta do home-office, uma boa dica é entender um pouco melhor o efeito que cada cor deseja causar, e como aplicar essa inteligência para não errar na pintura de cada ambiente. Pensando nisso, falaremos um pouco sobre cada um dos principais tons, e também traremos algumas das tendências do meio corporativo para cores atualmente.

Psicologia das cores no ambiente de trabalho

Primeiramente, é preciso entender que as cores no escritório e ambientes corporativos não apenas deixam seus funcionários mais à vontade, mas também podem efetivamente aumentar a produtividade da sua equipe. Dessa forma, as cores fazem toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Elas têm o poder de potencializar emoções e ações em nós, e o impacto de diferentes cores no ambiente de trabalho não deve, de jeito algum, ser menosprezado.

Então, com isso em mente, veremos algumas das principais cores em meios corporativos e como elas podem tornar sua empresa um ambiente muito mais confortável, atraente e alegre. Então, vamos lá.

Verde

Cores para escritório

Essa cor está relacionada à natureza e à esperança, e é uma das preferidas quando o intuito é criar ambientes aconchegantes, com a intenção de nos conectar com a natureza.

Branco

O branco também tem seus benefícios, e pode sim estar na sua escolha de cores para escritório e ambientes corporativos. Em resumo, essa cor traz paz e remete à sabedoria. Apenas tome cuidado para que seu excesso não cause a sensação de vazio, relacionando sua empresa com ambientes tensos.

Vermelho

Cores para empresascores para ambiente corporativo Cores para escritório Vermelha

Apesar de parecer muito intensa, o vermelho é uma cor frequentemente utilizada em ambientes corporativos. Entretanto, por ser relacionado à rapidez, ele pode ser desconfortável se utilizado em excesso. Por isso, aposte em tons mais escuros para passar a ideia de respeito e coragem.

Azul

Essa cor remete muito a negócios digitais e à tecnologia. Entretanto, também é relacionado à calma, simpatia, harmonia e estabilidade. Seu uso errado pode gerar melancolia, por isso é legal investir em tons mais alegres, misturando-o com objetos de outras cores.

Amarelo

cores-para-ambientes-corporativos

Por fim, essa cor é relacionada à alegria e criatividade. Por isso, pode ser uma boa ideia aplicá-la em locais de trabalho criativo. Mas seu excesso pode aumentar a ansiedade. Assim, tente equilibrar com outras cores.

As melhores técnicas para acertar na combinação das cores

A seguir, traremos 4 técnicas utilizadas na hora de escolher a melhor combinação de cores para sua empresa, todas com base no Círculo Cromático, conforme você verá abaixo. Então, confira cada uma delas e faça uso das que mais fazem sentido para você.

1. Aposte na monocromia (com bom senso)

cores-para-empresas

A primeira dica é investir em um ambiente mais monocromático. Ou seja, escolher apenas uma cor do Círculo Cromático e usar vários de seus diferentes tons para compor o ambiente. Assim, se você optar pelo azul, por exemplo, pode variar a pintura entre vários tons. A vantagem dessa técnica é que você realça o efeito psicológico causado pela cor escolhida.

2. Experimente as cores análogas

Em seguida, esta técnica sugere o uso de duas ou três cores sequenciais no Círculo Cromático. Exemplo disso podem ser o vermelho, o laranja e o amarelo. Dessa forma, o resultado dessa combinação será um ambiente de trabalho com mais harmonia e também com uma sensação de continuidade. Mas, é claro, tenha cuidado na hora de escolher o tom, evitando deixar o ambiente pesado. Por isso é importante consultar o Círculo Cromático, ou pedir auxílio de um profissional.

3. Invista em cores complementares

Cores para empresacadeira-escritorio

 

Essa é outra técnica de combinação de cores, e uma das mais famosas em projetos de ambientes corporativos. Desse modo, ela consiste em usar tons que estão em lados opostos no Círculo Cromático, como o amarelo e o roxo, por exemplo. O resultado são ambientes mais vivos e contrastantes, que dão uma sensação de energia e profundidade para o espaço. Aposte sem medo nas mais lindas cores para escritório utilizando essa técnica.

4. Conheça e teste a harmonia de 60º e 90º

Por fim, a combinação de harmonia de 60º e 90º usa três ou quatro cores, respectivamente, para compor o ambiente. Na primeira, também chamada de tríade, você escolhe três cores com igual distância entre elas no Círculo Cromático. É assim: você escolhe uma cor, depois pula 3 cores e pega a próxima, repetindo o processo até obter todos os tons. No caso da técnica de 90º, você escolhe a cor inicial, pula as duas seguintes, pega a próxima e repete o processo até finalizar a forma. O resultado é uma decoração vibrante e cheia de contraste!

Dicas para não errar na escolha das cores para escritório

Cores para escritório

Bem, como vimos, na hora de escolher as cores para decorar sua empresa, é importante ficar longe dos excessos. Mas, como exatamente saber qual é a melhor escolha para cada ambiente corporativo, e se ela afetará a equipe positiva ou negativamente? Confira a seguir!

Traga vida para o ambiente

Primeiro, é importante entender que cores mais intensas e vibrantes são excelentes para ativar a criatividade, o movimento e a inovação dentro de uma empresa. Então, não tenha medo de apostar nelas para quebrar a monotonia de alguns espaços. Mas, claro, é importante não abusar dos tons, e saber em que tipo de ambiente eles fazem mais sentido.

Conheça e invista em cores coringas

cadeira para empresa

Do outro lado, temos também as cores neutras, que auxiliam em qualquer tipo de decoração. Assim, ao aplicar essas cores no escritório, você tem mais possibilidade de investir em uma decoração mais moderna. Então, tudo depende de qual é o seu objetivo.

Pense na função de cada espaço

Isso é muito importante. É preciso pensar em cada espaço e nas suas utilidades antes de decidir as cores para sua empresa. Isso porque é possível ousar mais na escolha de determinados espaços, e ir para um lado mais neutro em outros. No caso de uma sala de reuniões, por exemplo, você pode decidir investir em um local mais básico, com cores fortes apenas nos detalhes.

Combine o ambiente com seu mobiliário corporativo

Por fim, se você quer que o seu ambiente de trabalho seja o mais agradável possível, também é importante pensar nas cores desse espaço empresarial em sintonia com seu mobiliário. Por isso, encontrar uma boa variedade de mobiliário corporativo dará a você mais liberdade na hora de escolher as cores para seu escritório.

Na Marelli, você encontra tudo o que é necessário para tornar seu projeto corporativo um sucesso, garantindo bem-estar, conforto e qualidade para seus colaboradores. Busque por uma empresa que entrega qualidade, ergonomia e compromisso em tudo o que faz. Veja onde nos encontrar perto de você, ou acesse nossa loja virtual!

Então, o que achou das dicas? Foram úteis para você? Deixe o seu feedback nos comentários e compartilhe o artigo com os seus amigos!