O home office é uma modalidade de trabalho que cresceu bastante e muitos profissionais precisam adaptar suas casas para ter um espaço de trabalho adequado. Mas quais são os equipamentos para home office essenciais?

Se está é a sua dúvida, reunimos neste post dicas e exemplos de equipamentos necessários para home office para criar espaços que respeitem a ergonomia e permitem mobilidade e flexibilidade.

Afinal, nem sempre existe muito espaço disponível para criar um escritório em casa e, por isso, é preciso ter uma olhar analítico para aproveitar cada centímetro da melhor maneira.

Continue lendo e saiba quais são os equipamentos para home office necessários para montar um ambiente confortável e produtivo.

Lista de equipamentos para home office

A base de um bom home office são móveis para escritório de qualidade. Eles vão sustentar todos os itens que vem depois como eletrônicos e decoração.

Esses equipamentos para home office são considerados a base do escritório e também são os que mais ocupam espaço, o que torna a escolha ainda mais importante.

Na lista abaixo, vamos explicar como alguns detalhes que podem ajudar na escolha dos equipamentos principais e a aproveitar melhor o espaço disponível.

1. Mesa

A mesa para escritório é o primeiro item da lista de equipamentos para home office. Afinal, é necessário ter um lugar para apoiar o computador e os outros acessórios.

Como o objetivo é trabalho, a mesa da sala de jantar ou da cozinha não é a melhor opção, pois além de estarem em ambientes barulhentos da casa, não possuem a altura necessária. 

De acordo com as regras de ergonomia, a altura média de uma mesa para escritório deve ser entre 73 e 76 cm para favorecer a boa postura.

Outro detalhe importante é a largura da mesa. Ao analisar o espaço onde o home office será montado, é importante escolher um modelo compatível com a área.

A dica para atingir esse objetivo em um projeto é escolher uma mesa simples como uma de estrutura metálica que facilita a criação de um layout funcional e compacto.

Na linha Frame da Marelli temos um exemplo desse tipo de mesa que é ideal para escritório pequenos. 

linha-frame-messa-home-office

Seguir as linhas das paredes ajuda a encontrar o melhor encaixe para os móveis.

Esse modelo de mesa permite criar diversas opções de projeto e combinações com outros equipamentos para home office como mesa de apoio e estantes.

2. Estante

Em projetos com um pouco mais de espaço podem ser adicionados aos equipamentos para home office uma estante (como na imagem acima).

Para um layout funcional podem ser usadas duas opções de estante de acordo com as proporções do ambiente:

> estante baixa: com até quatro prateleiras, pode formar um conjunto com a mesa, mesmo sendo móveis separados. Na foto acima, a estante faz um ‘L’ com a mesa principal, encaixando os móveis na parede.

> estante alta com adição de gaveteiro: com até sete prateleiras, são modelos mais estreitos, porém ganham em altura. Alguns modelos permitem adicionar gavetas para ter espaços fechados para o arquivamento de documentos, por exemplo.

estantante-alta-frame-marelli

Estante alta para home office Frame – Veja mais.

3. Cadeira

A cadeira é um dos equipamentos para home office mais necessários, pois não dá para improvisar. Basta um dia em uma cadeira ruim para acabar com a coluna e os braços.

Por isso, é um item do projeto que deve ser escolhido com muita atenção. Além das características estéticas para combiná-la com as cores da mesa e estante, é preciso ter atenção às características funcionais.

A cadeira deve apoiar não só as costas, mas também os braços e permitir que os pés apoiem no chão com as pernas formando um ângulo de 90º.

Nos projetos mais compactos com apenas mesa e cadeira, o design das peças valoriza muito o escritório. 

Na linha Skill da Marelli, os pés de madeira e acabamento de metal dão um diferencial para o espaço, permitindo o complemento com uma cadeira de cores mais vibrantes. Olha só o conjunto na foto abaixo:

mesa-skill-marelli

Mesa Skill + Cadeira Pro Fit – combo perfeito para escritórios pequenos.

4. Gaveteiro

Para a mesa não virar uma bagunça de papéis, teclado, mouse, canetas espalhadas, ter um gaveteiro é um complemento estratégico.

Esses equipamentos para home office podem ser peças separadas com rodinha para facilitar a mobilidade pelo escritório.

Uma dica importante para projetos em que a mobilidade é um pré-requisito, o acabamento com rodinhas é a opção certeira.

Além de conseguir mover os gaveteiros, as mesas também podem mudar de posição, permitindo que o home office ganhe uma cara nova de tempos em tempos.

Então além de ter um sistema de arquivamento organizado, onde podem ser colocadas as pastas de documentos, o escritório se torna um ambiente flexível. 

mesa-gaveteiro-rodinha-home-office

A linha Moviment — um dos lançamentos Marelli — segue exatamente essa proposta com mesas, frames de apoio e gaveteiros com rodinhas que permitem combinações variadas para home office.

DICA: use gaveteiros com acabamento estofado para adicionar um toque a mais de cor no ambiente, combinando com a cadeira ou outra cor predominante no ambiente. 

Outros equipamentos necessários para home office

Depois de definir os tipos, materiais e cores desses equipamentos para home office, outros itens técnicos importantes são:

– Computador, teclado e mouse: além de ter equipamentos com qualidade técnica, é importante que a altura do monitor esteja na linha dos olhos e que os braços e cotovelos fiquem apoiados para manusear o teclado e o mouse;

– Luminárias de apoio: é importante montar os equipamentos para home office de forma a valorizar a luz natural na iluminação do ambiente de trabalho, mas para os períodos de trabalho noturno, ter uma luminária de apoio é essencial;

– Apoio para os pés: se por algum motivo o alinhamento da mesa com a cadeira precisar de um ajuste, ele deve ser feito com a adição de um apoio ergonômico para que os pés tenham uma superfície onde encostar.

ergonomia-home-office

Postura ideal dos equipamentos para home office.

Gostou das sugestões de equipamentos para home office?

Trabalhar em casa é um desafio, mas criando uma estrutura confortável com os equipamentos necessários para home office essa tarefa pode ser mais prazerosa.

Para montar um projeto inovador e com móveis de qualidade é fundamental estar em contatos com bons fornecedores.

E conseguir fazer uma pesquisa online facilita, não é mesmo? Então confira todas as novidades da Marelli disponíveis em nossa loja virtual para montar um home office produtivo.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, agora você tem as linhas da Marelli disponíveis em uma loja virtual completa para comprar de onde estiver!