Algo essencial para aumentar a produtividade, a qualidade de vida e a saúde ocupacional dos colaboradores é contar com mobiliários adequados quanto à ergonomia. E, nesse sentido, um dos itens mais importantes é a cadeira — afinal, é nela que se passa a maior parte do tempo em um ambiente corporativo. 

Então, pensando em ajudar você a escolher uma boa cadeira ergonômica, no artigo de hoje veremos o que deve ser considerado na hora da compra, quais são os principais tipos e modelos quais benefícios ela traz, além de elencar algumas dicas de postura. Ficou interessado? Continue lendo para conferir!

A importância de uma cadeira ergonômica para a boa execução do trabalho

Muitos colaboradores passam a maior parte do seu tempo no escritório realizando tarefas contínuas, geralmente sentados em frente a um computador. Essa repetição de atividades durante um longo período pode criar vícios de postura, o que acaba gerando danos à sua saúde.

Um exemplo disso é Lesão por Esforço Repetitivo (LER), causada pela execução equivocada de movimentos. Casos como esse, além de reduzir a produtividade do colaborador em sua rotina, podem até exigir o seu afastamento durante um tempo, gerando mais prejuízos à empresa.

É por isso que ter cadeiras ergonômicas é essencial em um ambiente corporativo. Ao oferecer conforto e a correção da postura aos profissionais, elas garantem mais qualidade de vida — e, consequentemente, mais eficiência.

O que considerar na hora de comprar uma cadeira ergonômica

Para garantir todos os seus benefícios, alguns critérios devem ser observados na hora da compra, como peso, regulagens, qualidade dos componentes, entre outros. Até porque a escolha da cadeira errada pode levar vários problemas aos colaboradores. Vejamos então, a seguir, cada um desses critérios com mais detalhes.

Peso máximo suportado

O primeiro aspecto que deve ser analisado para a compra de uma cadeira ergonômica é o peso que ela suporta. Para isso, inclusive, vale a pena conferir o peso dos funcionários — desde que isso seja feito de forma discreta e sem gerar constrangimentos. Faça a sua escolha estabelecendo uma boa margem de segurança a partir do peso médio dos seus colaboradores.

Apoio lombar e para o pescoço

Um dos detalhes mais importantes para analisar em uma cadeira, do ponto de vista ergonômico, é o seu apoio lombar e para o pescoço, pois isso é o que dá sustentação a quem se senta.

Quando eles são falhos ou mesmo inexistentes, acabam induzindo uma má postura, gerando todos os problemas de que já falamos. Por isso, o ideal é que esses apoios sejam confortáveis e ajustáveis, para se adequar ao tamanho e à constituição dos colaboradores.

Possibilidades de regulagem

Por falar em ajustes, toda boa cadeira ergonômica deve ter diversas opções de regulagem — não só para adequar a postura do colaborador a cada situação, mas para ser flexível quanto à utilização de vários profissionais diferentes, com medidas distintas. Essas regulagens podem ser feitas na altura do encosto, nos braços, ou na própria altura do assento, por exemplo.

Qualidade dos componentes

Outra característica que você deve levar em consideração é a qualidade dos componentes da cadeira, o que influenciará desde a sua qualidade estética e a facilidade de executar a manutenção e limpeza até a sua vida útil, em si.

Materiais de menor qualidade podem até ser mais baratos a princípio, mas duram muito pouco. Dessa forma, o barato sai caro a longo prazo. A sugestão nesse sentido é encontrar um meio termo, adquirindo sempre o produto com o maior custo-benefício. Lembre-se: trata-se de um investimento!

Os tipos de cadeiras recomendados para cada ambiente no trabalho

No geral, há dois tipos principais de cadeira ergonômica: a operacional e a executiva. Falaremos, então, sobre cada uma delas a seguir.

Operacional

Esse modelo de cadeira é o mais convencional, adequado ao trabalho que é realizado durante muitas horas do expediente, como a digitalização de documentos, a confecção de plantas técnicas de arquitetura, a digitação de memorais etc. Também se indica essa cadeira para quem trabalha em ambientes como a recepção, em que se fica sentado por mais tempo.

Executiva

Essa cadeira, por sua vez, é mais voltada para as salas de reunião ou escritórios individuais. Isso porque, além de apresentar um preço maior, em média, ela é mais indicada para encontros com clientes ou outros colaboradores, e não para a realização de horas de trabalho contínuo.

Dicas para manter a postura correta durante a jornada de trabalho

Por fim, para alcançar a ergonomia no trabalho, não basta apenas comprar mobiliários ergonômicos. É preciso, além disso, criar uma cultura corporativa e educativa, destacando a importância de manter e fazer exercícios para melhorar a postura de todos os colaboradores.

Em primeiro lugar, é fundamental manter a postura ereta na cadeira — que, para isso, precisa estar bem ajustada a cada profissional, como já dissemos. Também não se deve passar muitas horas sentado, sem intervalos. O ideal é que de 30 em 30 minutos, pelo menos, cada colaborador se levante, dê uma caminhada e se alongue, aproveitando para espairecer e relaxar por uns 2 ou 3 minutos.

Fixar cartazes sobre o assunto no mural do escritório é uma boa ideia para destacar a importância dessas práticas para a saúde ocupacional e o bem-estar dos próprios funcionários. Avisos colocados em frente ao local onde o colaborador fica sentado também são uma alternativa, além de disponibilizar outros materiais informativos sobre o assunto e promover palestras ocasionais.

Enfim, como vimos até aqui, a cadeira ergonômica é um elemento de fundamental importância para a qualidade do trabalho em um ambiente corporativo. Com a sua aquisição de forma correta, os colaboradores ganham em saúde e qualidade de vida — e o empregador, em produtividade. Assim, aliando esses atributos a outras medidas, como a ergonomia organizacional, a sua empresa melhora tanto em produtividade quanto em qualidade do serviço!

E aí, gostou do nosso artigo? Agora que você já sabe a importância ergonomia para escritórios e ambientes corporativos, entre em contato com a gente! Temos grande experiência em aliar bom gosto, funcionalidade e ergonomia.