Um layout funcional nada mais é do que um estudo de como recursos produtivos, homens, máquinas e materiais podem ficar posicionados em um espaço, podendo existir várias combinações para a distribuição física desses itens, porém no final, o resultado deve trazer funcionalidade e facilidade na execução dos processos e rotinas da empresa.

O layout influenciará diretamente no fluxo de trabalho no espaço da fábrica, então é de suma importância que a organização pense e planeje esse aspecto com bastante cuidado e atenção, para que os serviços sejam realizados da melhor forma possível e com o menor desperdício de tempo.

Isso se deve ao fato de que a escolha de um bom layout funcional implica bastante na redução de custos, bem como no aumento da produtividade e das vendas em uma empresa. Dessa forma, consequentemente, teremos também um aumento das vendas, impactando diretamente na lucratividade, o que é muito importante para a organização.

Em momentos de crise econômica, o layout traz a oportunidade de identificar formas de melhoria em que a recolocação do espaço vem a ser a chave do sucesso e da mudança do status da empresa. Nesses casos, a aplicação do layout funcional vale desde uma sala comercial pequena até uma indústria multinacional.

Se você não está muito por dentro do que se trata esse método e de quais benefícios ele pode trazer, continue por aqui e conheça um pouco sobre as vantagens que um layout funcional proporciona para o fluxo de trabalho de uma empresa. Vamos lá?

Quais as vantagens de um layout funcional para a empresa?Escritório com várias pessoas em suas estações de trabalho.

Não existe um modelo pré-determinado para a aplicação do layout na sua empresa, visto que você deve se atentar para aquilo que se adéqua melhor ao seu tipo de negócio, levando em conta o número de funcionários, os processos que são executados e os materiais e equipamentos utilizados. Porém, as vantagens que essa técnica traz são basicamente as mesmas para todo mundo.

Utilização de todos os espaços disponíveisTrio de executivos em reunião de planejamento

Se a sua empresa utiliza um layout funcional, então será possível que você consiga utilizar todos os espaços disponíveis para o ambiente de trabalho. O aproveitamento por completo dessa área eliminará a perda de ambientes inúteis e garantirá uma melhora para o trânsito de pessoas, equipamentos etc.

Para atingir esse benefício, é importante que você conheça bem os ambientes corporativos da sua empresa, e se as funções desempenhadas se adéquam a cada local disponível. Atente-se para os espaços verticais, que também devem ser bem utilizados. Neles, você pode instalar móveis ou equipamentos que ajudarão bastante no trabalho.

Redução de tempo entre os processosDupla de executivos conversando

Com um layout bem definido, sua empresa também terá os processos bem-dispostos pelo espaço. Dessa forma, distribua aqueles que forem distintos para diferentes locais, pois assim eles não ficarão em um mesmo ambiente e não atrapalharão o fluxo de trabalho desempenhado em cada área.

Com isso, você estará prevenindo conflitos entre os funcionários, evitando atrasos nas tarefas, e o mais importante de tudo: reduzindo o tempo de trabalho entre os processos, o que traz um bom resultado relacionado à produtividade da empresa.

Diminuição de custostrio de executivos conversando olhando computador

Como já foi falado, um bom layout impactará diretamente na produtividade da empresa, uma vez que tudo ficará mais organizado, tendo maior facilidade na execução das etapas produtivas.

Isso se deve ao fato de que o espaço será melhor utilizado, o que diminuirá a movimentação de materiais, de produtos e do pessoal. Com isso, você cria um fluxo racional, com menos paradas nos processos, melhorando as condições de trabalho e diminuindo o tempo de produção, o que consequentemente resulta na redução de custos.

Eliminação de atrasos ou perdas de informaçõesequipe conversando em escritório

Como cada etapa produtiva estará em um local adequado, toda a equipe ligada àquela atividade estará totalmente integrada no desempenho das suas funções. Dessa forma, não haverá perda de informações entre os funcionários e os supervisores.

Assim, sem perda de informações e tendo as funções ali já integradas no fluxo de trabalho, você acaba eliminando também alguns atrasos que podem acontecer durante as etapas de produção.

Melhoria do fluxo interno de pessoasequipe realizando reunião em escritório

Com o espaço bem planejado e preparado, você terá, como já foi falado, uma melhor organização de todo o espaço, o que facilitará o fluxo e trânsito interno das pessoas ligadas ao trabalho da empresa.

Apenas os funcionários relacionados às atividades desempenhadas em cada parte da empresa terão acesso ao espaço, bem como os supervisores. O fluxo de pessoas fica muito melhor.

Facilidade no controle e supervisão das atividadesequipe trabalhando em seus computadores pessoais

O layout funcional será como um mapeamento dos processos da empresa. É possível que você tenha fisicamente um mapa, mostrando onde tudo está distribuído, detalhando onde os materiais, equipamentos e máquinas estão dispostos.

Com isso, o layout permite ter um controle mais amplo de todo o processo produtivo, uma vez que estará aparente os pontos de perda de matérias-primas e energia, bem como os problemas de desempenho.

É importante identificar esses pontos para possibilitar a otimização de todo o processo industrial, o que aumenta também a produtividade. Você terá ainda uma fácil visualização da área de trabalho para constatar espaços ociosos e distribuir as tarefas.

E dessa forma, os responsáveis pela empresa também conseguirão, com mais facilidade, supervisionar todas as atividades executadas.

Por fim, para que essa mudança tenha ainda mais sucesso, é fundamental pensar em móveis planejados. Eles serão produzidos de acordo com a demanda da empresa, e levando em conta as atividades que serão executadas, bem como a equipe de trabalho de cada processo. Esse tipo de mobiliário é fundamental para o bem-estar da equipe e, consequentemente, para a melhor execução das tarefas: a altura e largura da mesa do escritório, por exemplo, ajuda na boa ergonomia dos colaboradores, o que evita dores na coluna, pescoço, cabeça e ombros.

Gostou de aprender um pouco mais sobre quais os benefícios que um layout funcional pode trazer para a sua empresa? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este ou conhecer os nossos serviços? Então, entre em contato com a nossa empresa que iremos ajudá-lo naquilo que precisar!